Exercício e a Artrite

Que exercícios posso fazer se tenho desgaste de cartilagem

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 fevereiro 2021
Que exercícios posso fazer se tenho desgaste de cartilagem

Uma das funções das cartilagens é a de proteger as articulações, por isso você pode ter muitas dúvidas a respeito de se pode fazer esporte caso tenha desgastadas estas partes do corpo. A resposta a esta pergunta é que sim, mas seguindo algumas orientações. Deste modo, poderá continuar com sua atividade física, ainda que protegendo bem suas articulações e optando pelos esportes que sejam menos agressivos para elas. Em umComo.com.br damos resposta à pergunta que exercícios pode fazer se tem desgaste de cartilagem.

Também lhe pode interessar: Esclerose subcondral - Tratamento e causas

Passos a seguir:

1

As primeiras considerações são que deve ter a autorização de seu médico antes de fazer atividade física com desgaste na cartilagem e que tem que tomar medidas complementares para proteger suas articulações, como tênis com bastante amortecimento, protetores de pulso, tornozeleiras, etc. Leia este artigo no qual explicamos a você em detalhes como proteger os joelhos.

2

A natação é um bom exercício para fazer se você tem desgaste de cartilagem. Por um lado, suas articulações não ficarão submetidas a nenhum impacto por estar em um meio aquático e este provoca também que não tenha que suportar o peso de seu próprio corpo. Mas, há alguns estilos de natação que são mais recomendáveis que outros. Neste ponto, todos são adequados exceto nado de peito.

3

O ciclismo também é uma boa alternativa para continuar fazendo esporte com este problema nas cartilagens que afeta as suas articulações. Assim, se você é um amante da bicicleta e do ar livre, está com sorte. No entanto, também deve ter em conta algumas considerações. É preferível levantar ligeiramente o selim a partir da posição considerada normal. O objetivo é que o joelho tenha que se flexionar o mínimo possível durante o percurso.

Que exercícios posso fazer se tenho desgaste de cartilagem - Passo 3
4

Se você gosta de sair para caminhar por um ambiente natural, pode avaliar a possibilidade de fazer caminhada nórdica como exercício se você tem desgaste de cartilagem. Ainda que seja verdade que talvez tenha que passar por terrenos pedregosos, os bastões permitirão a você fazer como um amortecedor e proteger as articulações agora que as cartilagens não estão no estado ideal.

5

Em geral, todos os exercícios de baixo impacto são benéficos para uma pessoa que tem problemas nas cartilagens. Praticar remo, esquiar e sair para caminhar são atividades que não prejudicarão você neste caso.

6

Muitos esportistas, com a passagem dos anos, começam a desenvolver problemas nas cartilagens e nas articulações, precisamente por não terem se protegido corretamente durante todos os anos de atividade física. Por isso, ao fazer esporte, tem que fazer sempre da forma adequada e, se possível, assessorado por especialistas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que exercícios posso fazer se tenho desgaste de cartilagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Geisa santos mota
Tenho inicio de artrose no joelho quais exercício posso faser.
Maria de Jesus santos
Descobri que tenho desgaste no joelho.quais exercícios não. Posso fazer?
rose
tenho desgaste no joelho posso fazer caminhada
A sua avaliação:
Anísio Gonçalves da Silva
Estou com desgaste na cartilagem do joelho esquerdo e gostaria de saber se posso fazer caminhada.
1 de 2
Que exercícios posso fazer se tenho desgaste de cartilagem