Que mitos existem sobre a menstruação

Que mitos existem sobre a menstruação

Ao longo da sua vida você com certeza ouviu falar de uma grande quantidade de mitos sobre a menstruação: que não pode tomar banho quando está menstruada, que não pode praticar sexo naqueles dias, que não pode ficar grávida, etc. Mas estes mitos têm algum fundamento real? Em umComo relamos para você que mitos existem sobre a menstruação para que você os conheça e saiba se são verdadeiros ou falsos.

Passos a seguir:
1

Existe um mito sobre a menstruação que diz que se você ingerir cítricos, sobretudo limões, o ácido deste alimento pode cortar o sangramento. Este mito é totalmente falso, já que os componentes dos alimentos que você consome durante o período menstrual não podem modificar nem anular o ciclo natural das mulheres.

2

Há outro mito sobre a menstruação que diz que durante o período, é prejudicial tomar banho ou mergulhar na água. Trata-se de um mito falso, já que o contato do corpo com a água não aumenta nem prejudica a menstruação das mulheres, pois a água não modifica a temperatura interna do corpo.

3

Também se diz que durante aqueles dias nos quais você está com a menstruação, deve evitar praticar exercício físico. Este mito sobre a menstruação é falso, já que a atividade física pode, inclusive, ajudar a aliviar a dor da menstruação e a desfrutar de uma saúde mais favorável nesses dias.

4

Outro mito sobre a menstruação é aquele que diz que quanto mais cedo vier a sua primeira menstruação, mais cedo chegará a sua menopausa. Trata-se de uma afirmação falsa, já que o tempo de fertilidade de uma mulher é completamente independente do início de sua menstruação. O tempo durante o qual uma mulher tiver a menstruação ao longo de sua vida dependerá da quantidade de óvulos com os quais ela tiver nascido e com a saúde de seus órgãos sexuais.

5

Anda por aí outro mito sobre a menstruação que se refere à possibilidade de ficar grávida durante a menstruação; acredita-se que enquanto se está com a menstruação, pode-se praticar sexo sem proteção, já que não há possibilidades de gravidez.

Em umComo queremos sublinhar que este mito é completamente falso: há chances de engravidar durante a menstruação, as possibilidades são menores, mas o risco existe igualmente. Ou seja, o melhor é não brincar com isso!

Veja também: Café amargo faz a menstruação descer?

6

Outra afirmação sobre a menstruação refere-se à prática de sexo durante o período: muitas mulheres acham que não se pode praticar sexo quando se está menstruada. Este mito sobre a menstruação também é falso, ainda que seja verdade que muitas mulheres prefiram não praticar sexo naqueles dias, esta opção é mais por higiene que por outros motivos.

Na verdade, alguns estudos científicos têm demonstrado que o sexo é eficiente para aliviar as dores menstruais e reduzir o risco de sofrer de uma doença das mulheres: a endometriose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que mitos existem sobre a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.