Que tipo de corrimento indica gravidez? - Aspectos e significados

Que tipo de corrimento indica gravidez? - Aspectos e significados

Rosado, amarelado, transparente, branco... quem é mulher em algum momento da vida vai se deparar com corrimentos diferentes. O sistema reprodutor feminino é extremamente sensível até às pequenas alterações, por isso, é comum que mulheres sofram com mudanças de humor repentinas, cólicas, espinhas e principalmente já tenham tido corrimentos diversos. O corrimento não necessariamente significa algo de ruim, sendo ele por vezes apenas secreção natural e esperada do corpo, apesar de existirem corrimentos que significam outras coisas, existe um corrimento específico que indica gravidez. Se você está com corrimento e quer saber que tipo de corrimento indica gravidez, consulte as informações que o umCOMO reuniu.

O que é o corrimento que indica gravidez?

O corrimento é um dos primeiros sintomas da gravidez, chamado de nidação esse escape de sangue é consequência da fixação do óvulos no útero. Assim que o óvulo é fecundado, ele precisa de fixar em algum ponta da parede do útero para não acabar escapando de gerando um aborto espontâneo, para se fixar o óvulo faz um "buraquinho" na parede do útero que machuca um pouco, por isso há o sangramento. O sangramento da nidação é de cor rosada e costuma durar até 3 dias, caso sua nidação esteja durando mais do que o esperado, consulte um médico.

Mulheres no início da gravidez que estão passando pela nidação costumam entrar em desespero ao ver corrimento de sangue e confundirem com um aborto, porém, o sangramento da nidação é natural e também serve como uma confirmação extra de que você está grávida. Se você fez o teste de gravidez, deu positivo e ainda assim não teve corrimento, não se preocupe pois a nidação não acontece nem em metade dos casos de gravidez, afinal, depende do tamanho do ferimento que o óvulo causou.

A menstruação com coágulo por vezes é confundida com o sangramento da nidação, porém, os coágulos do sangue menstrual são apenas pedaços do endométrio, tecido no qual o óvulo se prende quando há menstruação. Trocando por outras palavras, não há possibilidade da menstruação com coágulo indicar gravidez sendo que o coágulo é justamente o endométrio não utilizado pelo feto (já que não foi fecundado) indo embora.

Outro sintoma comum da nidação é a cólica, dor muito comum durante toda a gravidez, para saber mais sobre esse sangramento veja nesse artigo com mais detalhes o que é a nidação.

O que significa cada corrimento

  • Branco: mais comum do que os outros, o corrimento branco e sem cheiro não é sintoma de gravidez, é apenas secreção natural do corpo e não ter conexão com nenhuma doença ou distúrbio, entretanto, quando o corrimento branco leitoso está com mau cheiro, espesso e acompanha vermelhidão, coceira e dores ao urinar e realizar relações sexuais, o corrimento branco é sinais de alguma infecção. A infecção vaginal mais comum é a candidíase, que ocorre quando há desequilíbrio no pH vaginal e entramos em contato com o fungo candida albicans. Caso você esteja com candidíase o tratamento é realizado por meio de pomada tópica a ser inserida na vagina ou então por meio de comprimidos. Corrimento branco não pode ser gravidez.
  • Marrom: corrimento marrom antes da menstruação não pode ser gravidez, geralmente o corrimento dessa cor indica que houve desequilíbrio no pH da vagina e uma infecção como a tricomoníase, entretanto, nesses casos é possível deduzir a infecção pois ela acompanha incômodo na região e vermelhidão. Além disso, o menstruação escura que se assemelha a uma borra de café não pode ser gravidez e é comum em adolescentes, em mulheres que estão tendo escape em razão do anticoncepcional e nos dias após o fim da menstruação, sendo que este pequeno sangramento depois da menstruação não pode ser gravidez.
  • Transparente: esse corrimento é muito comum de surgir 1 vez ao mês pois indica que a mulher está no período fértil.
  • Rosa: o corrimento rosado é o que indica a gravidez e é consequência da fixação do óvulo no útero, como foi explicado acima. Junto ao corrimento é normal que a mulher sinta cólicas e desconforto no ventre, mas essa sensação deve passar assim que o corrimento parar, o que não deve durar mais do que uns dias.
  • Amarelo: o corrimento amarelo costuma ser cheiro desagradável e indicar doenças como a tricomoníase, além dele é comum que mulheres com infecções vaginais tenha cólicas, e sintam dor e queimação ao urinar e ao realizar relações sexuais. Apesar de doloridas, as infecções vaginais podem ser facilmente curadas com pomadas ou comprimidos.
  • Verde: o corrimento esverdeado também é sinal da tricomoníase, infecção causada pelo Tricomonas Vaginalis, que é uma doença sexualmente transmissível.

Como podemos observar acima, além do corrimento rosa que indica gravidez é muito comum que mulheres tenham corrimentos de distintas cores causados por infecções de doenças sexualmente transmissíveis, para evitar tais infecções é necessário que se use preservativos em todas as relações sexuais. Lembre-se, o prazer do momento não vale mais do que a sua saúde.

'Gosma transparente' pode ser gravidez? Leia o artigo sobre corrimento clara de ovo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que tipo de corrimento indica gravidez? - Aspectos e significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.