Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios

Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios

Os pés sustentam nosso corpo e muitas vezes acabamos colocando mais peso em cima deles do que deveríamos, por isso é muito comum sentir problemas como dores, pontadas, queimação entre outros sintomas nos pés. Problemas nos pés podem ser causados por coisas simples como o uso de sapatos pequenos ou desconfortáveis mas também podem ser sinal de doenças sérias como a diabetes, sendo assim, se você está sentindo queimação nos pés procure o quanto antes um médico para avaliar sua situação e passar o tratamento correto, que por vezes envolve a fisioterapia.

Enquanto isso, o umCOMO preparou um artigo para te dar possíveis motivos para o queimação, se você quer saber quais são eles e se queimação nos pés pode ser má circulação, a resposta é SIM! Continue lendo para descobrir que outros fatores podem estar causando a condição e o que pode ser feito para aliviá-la.

Queimação nos pés: causas

Os pés recebem muito peso por sustentarem nosso corpo e o que mais estivermos carregando e essa pressão pode danificar elementos dos nossos pés, causando queimação e dores. As possíveis causas da queimação nos pés são:

  • Inflamações: Existem doenças que atingem diretamente o sistema nervoso, essas doenças, quando atingem os pés, danificam a sensibilidade nessa região e, por consequência, pode gerar queimação e formigamento. As doenças mais comuns que podem gerar formigamento nos pés são: AIDS, síndrome de Guillain-Barré, mononucleose e herpes.
  • Obesidade: Em pessoas obesas é comum que se sinta queimação nos pés pois eles acabam sobrecarregados com o peso em excesso e isso pode danificar e pressionar nervos dos pés, nesses casos é necessário que o paciente perca peso para evitar maiores e permanentes danos.
  • Problemas de circulação: Sim, queimação nos pés pode ser sinal de má circulação já que nesses casos os pés acabam recebendo menos sangue do que o necessário, é comum também que nesses casos se sinta formigamento e dormência. Veja com mais detalhes nesse artigo quais são os sintomas de má circulação.
  • Fascite plantar: A fascite plantar é uma inflamação no tecido localizado na parte debaixo do pé que vai do calcanhar até os dedos, a inflamação acontece por excesso de esforço físico, como quando se carrega muito peso ou então na prática de esportes que geram grande impacto na sola dos pés como o salto. A fascite plantar pode ser também gerada pela obesidade. Em caso de fascite é necessário avaliar qual o causador da doença para tratá-la diretamente de sua origem. Um dos sintomas mais comuns da fascite é o calor excessivo nos pés durante a noite, se você tem sentido seus pés quentes à noite, muito provavelmente é este o seu problema.
  • Diabetes: A diabetes muitas vezes gera grandes danos nos nervos dos pés, por isso é comum que diabéticos tenham queimação nos pés e também formigamento e dormência, ou seja, é comum que sintam seus pés com bastante dificuldade já que os nervos danificados não são mais tão capazes de enviar as informações para o cérebro.

Outras causas menos comuns da queimação nos pés:

  • Alcoolismo;
  • Intoxicação por metais pesados;
  • Falta de vitamina B12;
  • Doenças neurológicas.

Além da queimação, em muitos desses casos é comum que se sinta dor no calcanhar ao pisar no chão, visto que o calcanhar é justamente a parte dos pés que mais recebe peso. Se você também está sentindo esse sintoma, veja nesse artigo o que pode ser dor no calcanhar ao pisar no chão.

Em atletas é comum que a queimação apareça junto de coceira nos pés, nesse caso provavelmente trata-se de uma micose gerada pelo excesso de suor, o chamado "pé de atleta", para tratá-lo basta comprar pomadas para fungos nos pés, que podem ser encontrados muito facilmente em qualquer farmácia.

Queimação nos pés: tratamento

Como a queimação nos pés é um sintoma e não uma doença, é necessário que se encontra a fonte desse problema para tratá-lo diretamente da fonte. Apesar disso, existem métodos que podem te ajudar:

  • Uso de anti-inflamatórios: Em casos nos quais a queimação é gerada por muito esforço nos pés, é possível comprar anti-inflamatórios em pomada e fazer uma massagem suave até que toda a pomada seja absorvida, após a massagem deixe seus pés descansando.
  • Água quente e fria: Coloque um balde com água gelada e outro com água quente, deixe seus pés em cada um por 1 minuto e repita o processo mais 2 vezes, esse método ajuda a aumentar a circulação de sangue e diminui dores.
  • Óleo de cravo: O óleo de cravo pode ser uma ótimo remédio caseiro para queimação nos pés pois ajuda na circulação de sangue e ajuda a melhorar dores em articulações, para usá-lo faça uma massagem suave até sentir que seus pés melhoraram. Caso você não tenha óleo de cravo, é possível utilizar outros óleo para massagem, eles não serão tão eficazes mas a massagem ainda assim te ajudará.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Queimação nos pés pode ser má circulação? Causas e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.