Quem tem gastrite pode comer tapioca? Informações e alertas

Quem tem gastrite pode comer tapioca? Informações e alertas

A gastrite é umas das enfermidades estomacais mais comuns que existem. Mais de 2 milhões de casos são diagnosticados anualmente apenas no Brasil. Assim como toda doença que atinge o estômago, a gastrite acaba por restringir um pouco a alimentação do paciente para que ele mantenha uma boa qualidade de vida com a menor dependência de medicamentos possível.

Já que uma vida saudável passa inevitavelmente pela boa alimentação, é indispensável que o paciente com gastrite saiba o que pode comer ou não. Continue lendo nosso artigo em umCOMO e descubra: quem tem gastrite pode comer tapioca? A resposta é Sim, a tapioca não faz mal para quem tem gastrite, contudo os recheios da mesma podem piorar a condição. Continue lendo para saber mais sobre o efeito da tapioca e de outros alimentos nos pacientes com gastrite.

Quem tem gastrite pode comer tapioca?

A tapioca é uma iguaria que vem conquistando cada vez mais o Brasil. Herança nordestina, ela tem se espalhado por todo o país por ser livre de glúten, ter baixo teor de sódio e ser rica em carboidratos de fácil digestão, auxiliando na perda de peso e combinando com a rotina de diversas pessoas pois, além de todos esses benefícios, ela ainda é fácil de preparar e harmoniza com recheios doces ou salgados.

Na verdade, o grande problema para os pacientes com gastrite é justamente o recheio que irá na sua tapioca. A tapioca em si não faz mal para quem tem gastrite, mas alguns recheios podem conter ingredientes que pioram a condição. Tome cuidado!

Quem tem gastrite pode comer pipoca?

Uma comida popular no mundo todo por ser fácil de fazer, barata, gostosa e promover uma grande sensação de saciedade. É difícil encontrar alguém que não gosta de pipoca - logo ela, que vai bem em tantas ocasiões!

Para quem possui gastrite, é preciso comer pipoca com parcimônia. As versões que vão ao microondas estão fora de questão! Isso porque elas possuem maior nível de gordura, e a gordura é uma das grandes inimigas da gastrite. Em casos de pipocas feitas na panela, a regra é a moderação. Vale comer aos poucos e ir percebendo como o seu corpo vai reagindo.

Quem tem gastrite pode comer pizza?

A pizza, é, infelizmente, um alimento perigosíssimo para quem possui gastrite. Isso porque ela mistura uma série de ingredientes que ajudam a piorar a doença e podem aumentar a irritação no estômago, fazendo reaparecer a queimação e a cólica, típicos da doença.

Dentre esses ingredientes, pode-se citar o queijo, que tem alto percentual de gordura, o molho de tomate e o ketchup, por serem muito ácidos, temperos fortes como a pimenta e, dependendo de alguns recheios, a pizza pode ficar ainda mais gordurosa - e perigosa para os pacientes com gastrite. Entra aqui como exemplo linguiças e bacon.

Por último, quando se trata de gastrite, uma recomendação alimentar é evitar comer alimentos muito quentes. Esses elementos tornam a pizza bastante perigosa para o paciente.

Quem tem gastrite pode comer farinha?

A farinha é um acompanhamento típico do prato do brasileiro. Pode ser difícil imaginar arroz e feijão sem farinha, mas esse é o recomendado para o paciente com gastrite.

O ideal é suspender o consumo de farinha, pois esta contém ingredientes ácidos que irritam o estômago. A farinha de trigo (integral ou não) também deve ser evitada, por ser um alimento que fermenta.

No entanto, farinhas mais naturais como a de gergelim, mandioca, maracujá, linhaça e banana verde, por exemplo, são permitidas.

Quem tem gastrite pode comer cuscuz?

O cuscuz de milho, que pode conter fubá, farinha de milho ou flocos de milhos pré-cozidos, é um alimento africano altamente incorporado na culinária brasileira, é permitido na dieta de pacientes que possuem gastrite. Nutricionistas e profissionais da área de saúde não apenas permitem a ingestão de cuscuz, como também recomendam o prato na dieta de pacientes com irritação estomacal.

Leite faz mal para quem tem gastrite?

É categórico: sim, o leite faz mal para quem tem gastrite. Especialistas afirmam que o cálcio e outros aminoácidos encontrados no leite estimulam a produção de ácido, aumentando a irritação estomacal.

Além disso, algumas variações do leite (como o leite integral) possuem alto percentual de gordura, o que ajuda a agravar a condição. O leite, definitivamente, entra para a lista de alimentos que devem ser evitados - ou até mesmo completamente cortados - da alimentação de quem possui gastrite.

Dica: Saiba mais no artigo Quem tem gastrite pode tomar leite?

Quem tem gastrite pode comer pão?

O pão pode permanecer na dieta do paciente com gastrite, desde que seja adaptado. O típico pão francês, por exemplo, deve ser estritamente evitado, bem como qualquer outro pão de farinha de trigo branca. O pão ideal para consumo, nesse caso, são os pães integrais.

Quem tem gastrite pode comer batata doce?

Na realidade, a batata doce até ajuda no alívio dos sintomas da gastrite. Isso ocorre porque presente na batata estão fibras e vitamina C. Dessa forma, a batata doce auxilia na digestão e na cicatrização da parede estomacal e é uma grande aliada na luta contra a gastrite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem gastrite pode comer tapioca? Informações e alertas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.