Quem tem gastrite pode tomar leite? Recomendações essenciais

Quem tem gastrite pode tomar leite? Recomendações essenciais

A gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação das paredes do estômago e que, sem tratamento, pode levar até mesmo à erosão do revestimento do órgão. Essa doença pode ser causada por uma série de fatores diferentes e já atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano apenas no Brasil.

Como toda doença que acaba por afetar o estômago, é comum que seja necessário fazer alguma dieta com restrição alimentar, evitando-se alimentos que possam piorar a condição da gastrite. Nesse sentido, será que o leite é liberado na dieta de pessoas que possuem essa doença? A resposta é: tudo depende da sua tolerância! Continue lendo nosso artigo em umCOMO e descubra tudo sobre o tema: quem tem gastrite pode tomar leite?

O que é a gastrite?

A gastrite, como foi dito, é a inflamação das paredes do estômago, e pode ter várias causas. Uma delas é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, responsável pela gastrite crônica não erosiva, e pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou através do compartilhamento de alimentos ou água contaminados.

Em casos de gastrite erosiva aguda ou crônica, os fatores de risco incluem uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides e abuso de álcool e drogas.

Quando o paciente passa por muitas operações no estômago, cirurgias extensas, fraturas ou queimaduras graves, é possível que se desenvolva gastrite por estresse, o que pode gerar lesões na mucosa do estômago e pode evoluir para úlceras e hemorragias.

Uma última causa da gastrite, mais rara, é quando o próprio corpo produz anticorpos que atacam a mucosa gástrica. É a gastrite autoimune, que causa uma redução da secreção ácida e da absorção de ferro e de vitamina B12.

Sintomas de gastrite

  • Sensação de queimação no estômago
  • Sensação de "empanturramento" após as refeições
  • Dor na região superior do abdômen
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Perda de apetite

Além desses sintomas, caso haja sangramento da parede do estômago, é possível que o paciente expila fezes mais escuras ou que o vômito venha com sangue.

Para tratar a gastrite, são prescritos medicamentos cuja finalidade é reduzir a acidez estomacal e melhorar os sintomas do paciente. Alguns tipos de gastrite requerem o tratamento com corticoides e até mesmo a suspensão de agentes irritantes como anti-inflamatórios, ou o uso de antibióticos. Mudanças no estilo de vida como uma alimentação mais saudável e evitando tabagismo, álcool, café, alimentos ácidos e gordurosos também são essenciais.

São maneiras de prevenir a gastrite, por exemplo, a diminuição do uso de substâncias como medicamentos sem prescrição, álcool, drogas e cigarros, evitando substâncias que causam irritação no estômago. Para evitar a gastrite transmitida por bactéria, vale o reforço de hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, consumir alimento de boa procedência e devidamente lavados e higienizados e evitar levar as mãos à boca.

Afinal, leite faz mal para gastrite?

A grande questão entre o leite e a gastrite é que parte do tratamento contra a doença inclui evitar alimentos que podem causar ainda mais irritação no estômago. Nisso, inclui-se alimentos mais ácidos e ricos em gordura.

Especialistas indicam que o cálcio e os aminoácidos encontrados no leite estimulam a produção de ácido no estômago, agravando o quadro da doença.

Quem tem gastrite pode tomar leite zero lactose?

Isso vai depender da sua tolerância à lactose. Existem pessoas com o intestino muito sensível, e mesmo o leite sem lactose pode causar desconforto. Cada caso é um caso, então, a melhor atitude para decidir manter o leite (ainda que sem lactose) ou não na sua dieta é conversando com o seu gastroenterologista.

Quem tem gastrite pode tomar leite desnatado?

O leite desnatado é um leite com grande redução de gordura, e continua sendo uma boa fonte de vitaminas e proteína. Ele possui apenas 2% da gordura do leite integral, sendo uma excelente opção. Entretanto, é bom consumi-lo com moderação.

Quem tem gastrite pode tomar leite integral?

O leite integral não sofre processos químicos e é rico em gorduras. Ele é o leite menos indicado de forma geral, e menos ainda para quem possui gastrite.

Quem tem gastrite pode tomar leite de soja?

O leite de soja é uma excelente alternativa para o leite animal, e ainda é uma boa fonte de cálcio. Ele praticamente não tem gordura, sendo ideal para quem possui gastrite.

Quem tem gastrite pode tomar leite em pó?

É difícil mensurar a quantidade de gordura presente no leite em pó, pois ela varia com a quantidade de leite líquido usado no processo de pulverização do líquido. O leite em pó é produzido a partir do leite integral e, dessa pulverização, pode-se obter um leite semidesnatado ou até mesmo um desnatado. O ideal, nesse caso, é conversar com o seu médico especialista e, persistindo caso de dúvida, suspender a ingestão de leite em pó.

Quem tem gastrite pode tomar iogurte e leite com Nescau?

O consumo de iogurte em casos de gastrite pode depender do tipo de gastrite com o qual você foi acometido. Em casos de gastrite por bactéria, o iogurte pode ajudar: no estômago, acontece um processo químico que transforma o açúcar do leite (lactose) em ácido lático, que ajuda no combate à bactéria. Para saber a quantidade de iogurte ideal para a sua dieta, o ideal é conversar com um médico gastroenterologista ou nutrólogo. Lembre-se de que o iogurte é derivado do leite e, como toda bebida láctea, deve ser ministrado com cuidado para não acabar piorando sua condição.

O leite com Nescau, por exemplo, é uma mistura que não necessariamente precisa ser suspensa, mas deve-se optar por leites menos gordurosos, como o desnatado, por exemplo.

Para uma lista mais completa de todos os alimentos recomendados para quem possui gastrite, acesse nosso outro artigo "Como comer se tenho gastrite".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem gastrite pode tomar leite? Recomendações essenciais, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.