Quem tem hemorroida não pode comer o quê?

Quem tem hemorroida não pode comer o quê?

É perfeitamente comum sofrer com hemorroidas pelo menos uma vez na vida. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, hemorroida não é o nome da doença, e sim o nome das veias localizadas no reto que ocasionalmente causam uma inflamação. É uma dor bastante incômoda que afeta o bem-estar da pessoa como um todo, mas deixa especialmente difícil o ato de defecar.

Diversos fatores explicam o aparecimento das hemorroidas, como prisão de ventre e excesso de esforço na hora de evacuar. No entanto, com o tratamento adequado, essa é uma situação que consegue ser facilmente contornável. A alimentação é uma importante aliada na hora de se combater as hemorroidas. Por isso, neste artigo do umCOMO, responderemos à pergunta "Quem tem hemorroida não pode comer o que?", trazendo diversas informações sobre a doença e dicas de como superá-la mais facilmente. Continue lendo!

O que são hemorroidas?

As hemorroidas são veias localizadas na região do ânus/reto e que podem inflamar ou dilatar, provocando coceira, dor na região, dificuldade para defecar e sangue nas fezes.

Os sintomas incluem:

  • Sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico após limpar-se;
  • Extrema dificuldade ao defecar (em casos de prisão de ventre, a situação fica ainda pior);
  • Coceira no ânus;
  • Dor anal ao evacuar, sentar e andar.

Não existe causa específica para a inflamação das hemorroidas. Entretanto, alguns fatores ajudam a explicar porque elas aparecem de vez em quando: prisão de ventre, má postura e má alimentação são os principais. Quadros como obesidade, gravidez ou até mesmo predisposição genética também podem explicar o aparecimento das hemorroidas.

Tratamento para hemorroidas

A boa notícia é que as hemorroidas possuem tratamento. Geralmente, ele é feito com o uso de pomadas que possuem propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, além de também serem ministrados paracetamol e ibuprofeno para amenizar a dor. Durante o tratamento, evite fazer força para evacuar (consulte seu médico sobre a possibilidade de serem ministrados laxantes para evitar esforço nessas horas), pegar peso, usar papel higiênico (prefira água ou lenços umedecidos para fazer a higienização da região) e faça também banhos de assento. Confira em nosso outro artigo como fazer banho de assento para hemorroidas.

Hemorroida - alimentos que devem ser evitados

Além de tudo isso, é especialmente importante ficar de olho na alimentação, ingerindo uma maior quantidade de água e fibras. Veja abaixo o que não se pode comer quando está com hemorroida.

  • Chocolate;
  • Gengibre;
  • Carne de porco;
  • Alimentos picantes;
  • Excesso de sal;
  • Álcool;
  • Cafeína;
  • Farinha refinada.

Quem tem hemorroida pode comer ovo?

De acordo com nutricionistas, não existe relação que una o consumo de ovo às hemorroidas. Eles não pioram nem melhoram a situação. Portanto, sim! Quem tem hemorroida pode comer ovo sem problemas.

Quem tem hemorroida pode comer chocolate?

O chocolate é um dos alimentos que devem ser consumidos com cautela por quem está com hemorroida. A dica é consumir com moderação e, preferencialmente, optar por algum chocolate que possua uma porcentagem maior de cacau.

Chocolates com maiores porcentagem de cacau têm menores quantidades de açúcar e leite, dois ingredientes que podem piorar o funcionamento do intestino. O chocolate pode alterar a consistência das fezes (deixando-as mais gordurosas), piorando o estado das hemorroidas.

Quem tem hemorroida pode comer gengibre?

Ao contrário do que prega a sabedoria popular, gengibre pode ser prejudicial a quem tem hemorroidas! O gengibre pode ser um irritativo na região e pode piorar ainda mais o processo de inflamação, atrapalhando a cura. Evite ingeri-lo ou fazer uso de quaisquer receitas caseiras que tenham gengibre como base.

Quem tem hemorroida pode comer carne de porco?

A carne de porco é uma carne bastante gordurosa e, nesse período, isso é tudo que você precisa evitar. Suspenda o consumo desse tipo de carne até observar melhor no seu quadro e opte por carnes mais magras como frango e peixe. Lembre-se de focar em ter uma dieta o mais leve possível, sem alimentos pesados.

Quem tem hemorroida pode comer pipoca?

A pipoca consegue ser um ótimo aliado na luta contra as hemorroidas, mas tome cuidado com o excesso de sal ao temperá-la.

Quem tem hemorroida pode comer camarão?

Frutos-do-mar, de maneira geral, tendem a ser opções muito mais saudáveis para quem está com algum problema de saúde que precisa ser superado. Não existem restrições de camarão para quem está com hemorroidas, no entanto, a dica é sempre a mesma: prepare o alimento da maneira mais saudável e menos gordurosa possível para evitar complicações da doença.

Sugestão: Que exercícios posso fazer se tenho hemorroidas?

Lista de alimentos recomendados em caso de hemorroidas

No geral, os alimentos indicados para quem sofre com as hemorroidas são aqueles que contém muitas fibras.De acordo com o artigo sobre O que comer em caso de hemorroidas, alguns deles são especialmente indicado para este tipo de situação:

  • Verduras: de folhas verdes;
  • Legumes: cenoura e aspargos;
  • Frutas: maçã, pera, laranja, kiwi, morango, banana e tangerina;
  • Leguminosas: soja, feijão, lentilha e grão de bico;
  • Cereais integrais: milho, trigo, aveia, e arroz;
  • Frutas secas e castanhas.

Veja também: Tipos de hermorroidas com fotos

Remédios caseiros para hemorroidas

Se você também é adepto dos remédios caseiros, existem algumas técnicas naturais que podem aliviar o desconforto em caso de hemorroidas:. Confira no vídeo:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem hemorroida não pode comer o quê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.