Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas

Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas

O vitiligo, doença que afeta 1% de toda a população mundial, tem cada vez mais sido diagnosticado e tratado. Além disso, é exponencialmente mais aceito esteticamente do que antes, estando presente na pele de muitas modelos e atrizes atualmente. No entanto, apesar de aceito e tratado, quem possui o vitiligo precisa tomar alguns cuidados básicos com a pele, tendo em vista que a falta de melanócitos em determinadas regiões da derme pode acabar prejudicando a proteção do tecido epitelial e gerando um ou outro problema indesejado na pele. Logo, uma das primeiras perguntas que se fazem acerca desses cuidados é se quem tem vitiligo pode tomar sol. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO para você, responderemos essa questão além de trazermos algumas outras perguntas para retirar todas as suas dúvidas sobre a ausência de melanócitos na pele humana. Continue lendo para conhecer mais e se proteger, tendo uma pele saudável e uma vida tranquila!

Quem tem vitiligo pode tomar sol?

Sim! Quem tem vitiligo pode tomar sol, mas deve tomar cuidado para não cometer exageros, seguindo sempre a recomendação médica. A melanina é uma substância que protege a pele também e pode acabar fazendo falta para muitos seres humanos, originando ouros problemas de pele. No entanto, quem tem vitiligo precisa tomar sol, assim como todo os seres humanos, só que a carga horária de sol, ou seja, o tempo de exposição ao nosso astro-rei deve ser estipulado e determinado por um dermatologista especializado, que acompanhou o diagnóstico do vitiligo e que conhece bem a rotina do paciente. Porém, reiterando, é importante dizer que quem tem vitiligo pode tomar sol e a exposição à luz solar dificilmente está ligada ao avanço do vitiligo.

Vitiligo: cuidados com o sol

Quem tem vitiligo pode tomar sol sim, é claro, mas mesmo assim, como qualquer pessoa, aquele que possui o vitiligo precisa tomar diversos cuidados durante a exposição da pele à luz solar. A primeira delas é uso de protetor solar de fator protetor alto. Depois, é importante passar o remédio que seu médico recomenda ao passar na pele e sequencialmente expor as manchas somente a alguns minutos de sol. Os médicos recomendam que a exposição ao sol intenso não seja maior do que 15 minutos, no entanto, dependendo do horário e do brilho do sol, esse valor pode aumentar bastante.

Portanto, não é uma boa chamar uma pessoa com vitiligo para a praia para tomar sol ou para praticar esportes no meio dia. Por se tratar de uma pele mais frágil, o risco de queimaduras solares aumenta, além da irite, um tipo de inflamação na íris dos olhos, geralmente relacionada com a exposição ao sol em seres humanos portadores de vitiligo. Mas, com os cuidados adequados e com lentes de sol, pode ter certeza que esses problemas não acontecerão.

Leia nosso artigo É possível curar o vitiligo com aloe vera? para entender mais sobre tratamentos naturais para o vitiligo

Vitiligo tem cura?

Não, o vitiligo não tem cura. Quer dizer, existem diversos tratamentos que conseguem retardar e inclusive reduzir a quantidade de células sem melancócitos na pele humana. Apesar disso, não existe um tratamento ou um remédio que consiga retirar as manchas brancas da pele. Isso se dá especialmente porque o vitiligo altera a produção das células e dificilmente conseguimos achar métodos seguros de alterar esse problema. No entanto, alguns remédios como a predsinona, além de tratamentos naturais e alguns psicológicos, conseguem resolver e impedir o avanço do vitiligo pelo corpo do ser humano.

No artigo de umComo chamado Como tratar o vitiligo ou o clareamento da pele, falamos sobre alternativas naturais e caseiras que se relacionam com o tratamento dessa desordem na produção das células da pele do corpo.

Vitiligo tem causa?

Não. Não existe maneira de prevenção do vitiligo porque a medicina não encontrou um método adequado de comprovar as causas do vitiligo. Alguns dizem que ele surge por motivação psicológica e algumas outras linhas médicas acreditam em uma genética não apresentável, um gene geralmente não manifestado. No entanto, não existe maneira de comprovação portante não existe maneira de prevenção para o vitiligo. Ou seja, o vitiligo não tem causa.

Leia nosso artigo O vitiligo é hereditário? para saber mais sobre esse assunto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem vitiligo pode tomar sol? - Principais dúvidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.