Remédio caseiro para a menstruação descer

Remédio caseiro para a menstruação descer

Remédios caseiros para fazer a menstruação descer são um tema que rendem muita discussão, já que muitas das receitas não têm uma base científica comprovada. Muitos deles podem funcionar, mas tudo vai depender das causas do uso: se são para adiantar ou atrasar, por exemplo. Para que você esclareça todas as suas dúvidas, o umCOMO preparou este artigo sobre remédios caseiros para a menstruação descer: quais e quando eles realmente podem fazer alguma diferença no seu ciclo. São 16 opções que você pode tentar, contanto que não haja suspeita de gravidez.

Remédios caseiros para a menstruação descer funcionam mesmo?

Poucas são as associações científicas que relacionem chás e qualquer outra coisa que seja considerada um remédio caseiro para a menstruação descer logo com uma eficácia comprovada. Além da falta de estudos, isso também acontece porque as causas do atraso menstrual podem ser muitas.

Chances de um remédio caseiro para a menstruação descer funcionar:

De fato, muitos dos princípios dos chás que prometem fazer a menstruação descer mais rápido estão associados ao aumento das contrações uterinas. Entenda quando eles podem fazer algum efeito:

  • Adiantar menstruação: um remédio caseiro só pode adiantar a menstruação se você está próxima às datas previstas para ela descer. Caso contrário, não fará efeito efeito se você está no seu período fértil, por exemplo, ou menstruou faz pouco tempo.
  • Remédio caseiro para menstruação descer mais rápido: quando você sabe que está nos dias previstos para a sua menstruação descer é quando os remédios caseiros têm mais chances de funcionar, podendo fazer com que a menstruação venha algumas horas ou até um dia antes, contanto que você tenha o ciclo regular e esteja saudável.
  • Menstruação atrasada: o atraso menstrual é um dos casos mais complicados na hora de considerar os remédios caseiros para 'forçar a menstruação'. Nesses casos, ele só deve ser usado quando a causa do atraso não está relacionada a uma suspeita de gravidez ou patologia. Se você não tem certeza, sugerimos a leitura do artigo sobre porque a menstruação atrasa.
  • Remédios caseiros para abortar: nenhuma alternativa apresentada para fazer a menstruação descer deve ser usada como tentativa de aborto em casa. Elas não funcionam, mas podem causar consequências graves à mão e ao feto.

Como fazer a menstruação descer com calor

Um dos truques mais simples para fazer a menstruação descer no mesmo dia que pode te ajudar se você está próxima do período planejado é fazer compressas quentes sobre o ventre. Essa é uma das técnicas mais conhecidas para o alívio das cólicas menstruais.

A explicação é a dilatação dos vasos sanguíneos pelo relaxamento muscular que o calor proporciona. Além de aliviar a dor das contrações, isso pode fazer com que a menstruação venha logo.

O ideal é fazer uma compressa com bolsa de água quente sobre o ventre por, pelo menos 15 minutos, sempre que sentir necessidade.

Chá de arruda para descer a menstruação

A arruda tem propriedades antiespasmódicas, sedativas e digestivas que ajudam a controlar as contrações uterinas e podem fazer com que a menstruação venha antes, se está próxima à data de descer.

Como fazer chá de arruda

  1. Em água fervente, adicione 1 colher (sopa) de arruda para cada xícara de água;
  2. Deixe ferver por 3 minutos e em infusão por mais 5 minutos;
  3. Coe, deixe esfriar e tome a infusão de arruda até 3 vezes por dia.

Leia também: Café amargo faz a menstruação descer?

Chá de boldo

O boldo do chile tem propriedades que estimulam as contrações uterinas e podem favorecer a descida da menstruação. Assim como todo os os chás dessa categoria, ele só pode funcionar se você consumi-lo no momento certo e se as causas do atraso não estiverem relacionadas a doenças ou gravidez.

Receita de chá de boldo

  1. Em água fervente, acrescente 5 folhas de boldo para cada 1/2 litro de água;
  2. Deixe em infusão por 10 minutos;
  3. Coe, deixe esfriar e toma até vezes por dia.

Chá de boldo aborta?

Não, apesar de o chá de boldo estar na lista de plantas consideradas abortivas, ele não deve ser usado para isso. Você pode ler a explicação completa no artigo sobre chá de boldo e aborto.

Chá de canela

A infusão de canela é um dos remédios caseiros para acelerar a menstruação mais conhecidos. Seu consumo pode aumentar a pressão sanguínea, aumentando as contrações uterinas e fazendo com que a menstruação desça, consequentemente.

Como fazer chá de canela para a menstruação descer

  1. Para cada xícara de água, utilize 1 pau de canela;
  2. Coloque água para ferver;
  3. Quando começar a borbulhar apague o fogo e coloque o pau de canela;
  4. Deixe o pau de canela na água em infusão até que esfrie;
  5. Quando a temperatura estiver suportável o chá já está pronto para ser consumido até duas vezes por dia.

Outros chás para fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Partindo de alguns dos mesmos princípios explicados anteriormente, existem outros chás que podem fazer a menstruação descer mais rápido. São eles:

  • Agoniada;
  • Angélica;
  • Artemísia:
  • Açafrão;
  • Cravo-da-Índia;
  • Manjericão;
  • Macela;
  • Salsa;
  • Orégano (lei mais em: chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias?);
  • Poejo;
  • Sálvia;
  • Uxi amarelo.

Você confere os princípios e a receita de cada um deles no artigo sobre os 15 chás para descer a menstruação atrasada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para a menstruação descer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.