Dores de estômago

Remédio caseiro para dor de barriga

Remédio caseiro para dor de barriga

As dores de barriga são relativamente frequentes e não possuem motivo para preocupação. Elas, em geral, estão associadas à má digestão dos alimentos ou quando algo estragado ou que não fez bem foi ingerido, bem como à presença de gases no intestino, prisão de ventre e mesmo à ansiedade. Por isso, o incômodo pode ser resolvido facilmente com diferentes opções de remédio caseiro para dor de barriga, sendo em sua grande maioria chás ou combinação de ervas. No entanto, quando a dor persistir por mais de um dia, é importante buscar ajuda médica. Para conferir as dicas caseiras veja o que o umCOMO reuniu a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a barriga inchada

Índice

  1. Chás para dor de barriga
  2. Receitas de chás para dor de barriga
  3. Cuidados ao ter dor de barriga
  4. Causas da dor de barriga

Chás para dor de barriga

Conforme o motivo do seu incômodo intestinal é possível eleger o remédio caseiro para dor de barriga mais adequado. No caso de você ter consumido algum alimento que “não caiu bem”, o mais indicado é beber um chá de camomila, de endro ou de hortelã, sendo que eles acalmam o estômago. Para preparar, basta fazer uma infusão com as folhas da erva, sendo preciso apenas ferver água e adicionar em uma xícara com uma porção da erva escolhida. Também é possível usar saquinhos de chá.

Se a dor de barriga é em decorrência de uma intoxicação alimentar, o melhor é optar pelo chá de boldo ou de macela, sendo que ambos ajudam no tratamento do fígado, órgão geralmente comprometido nesses casos. Da mesma forma, é preciso fazer uma infusão com as suas folhas ou usar saquinhos de chá. No caso de usar a planta, é importante usar apenas algumas folhas, pois ambos esses chás possuem um sabor bastante marcante. Já se a sua dor de barriga é em decorrência de gases acumulados, ou seja, flatulência, o melhor é optar pelo chá de erva doce ou de anis.

Remédio caseiro para dor de barriga - Chás para dor de barriga

Receitas de chás para dor de barriga

As combinações de ervas também são ótimas receitas caseiras para tratar a dor de barriga, sendo que uma bastante eficiente é feita com erva doce e louro. Para tanto, é preciso ter 4 folhas de louro, 1 colher de sopa de erva doce, uma colher de camomila e 300 ml de água. Para preparar basta colocar todos os ingredientes em uma panela ou caneca e deixar ferver um pouco. Para resultados mais eficientes, esse chá pode ser ingerido a cada duas horas, até que o desconforto no estômago amenize.

Outro remédio caseiro consiste em juntar camomila e erva-cidreira. Nesse caso, é preciso ter uma colher de camomila e outra de erva-cidreira, além de uma colher de café de sementes de anis e 300 ml de água. Da mesma forma, é preciso colocar todos os ingredientes em um recipiente e levar ao fogo alto até que levante fervura, quando é possível baixar o fogo e esperar dois minutos para desligar. Quando estiver morno, basta coar e beber, podendo ser ingerido até três xícaras por dia. Ao invés de anis é possível usar erva doce.

Remédio caseiro para dor de barriga - Receitas de chás para dor de barriga

Cuidados ao ter dor de barriga

É comum que junto com a dor de barriga causada por alguma das razões já citadas apareçam outros sintomas, sendo os mais comuns o enjoo, náusea e vômito. Por isso, além de beber os chás é importante ingerir bastante água, ainda mais em casos de vômito, quando a desidratação é bastante comum. Outras recomendações é repousar e, principalmente, em casos de diarreia, ingerir apenas alimentos leves, como pães sem mistura, bolacha água e sal, arroz, purê de batata, banana e sopas caseiras leves.

Remédio caseiro para dor de barriga - Cuidados ao ter dor de barriga

Causas da dor de barriga

São várias as razões que causam a dor de barriga, sendo que as mais comuns são indigestão, intoxicação alimentar, gases, prisão de ventre e ansiedade. No entanto, o sintoma pode estar associado a problemas mais graves, como gastrite, problemas no fígado, pulmão, intestino, baço, bexiga ou na vesícula e até mesmo a infarto, cisto no ovário e apendicite. Por conta disso, se a dor persistir por mais de dois dias, for muito forte e, principalmente, estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e vômitos contínuos, é urgente buscar atendimento médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para dor de barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ODETE JOÃO
OS MÉDICOS ANGOLANOS DIZEM QUE TENHO FEBRE TIFOIDE,FIZ VÁRIOS EXAMES TOMEI ANTIBIÓTICOS E SEMPRE TENHO COMECEI. QUERO FAZER O CASEIRO PRA VER SE ACABO COM ISSO DE UMA VEZ POR TODAS.
1 de 4
Remédio caseiro para dor de barriga