Remédio caseiro para dor de barriga

Remédio caseiro para dor de barriga

As dores de barriga são relativamente frequentes e não possuem motivo para preocupação. Elas, em geral, estão associadas à má digestão dos alimentos ou quando algo estragado ou que não fez bem foi ingerido, bem como à presença de gases no intestino, prisão de ventre e mesmo à ansiedade. Por isso, o incômodo pode ser resolvido facilmente com diferentes opções de remédio caseiro para dor de barriga, sendo em sua grande maioria chás ou combinação de ervas. No entanto, quando a dor persistir por mais de um dia, é importante buscar ajuda médica. Para conferir as dicas caseiras veja o que o umCOMO reuniu a respeito do tema.

Chás para dor de barriga

Conforme o motivo do seu incômodo intestinal é possível eleger o remédio caseiro para dor de barriga mais adequado. No caso de você ter consumido algum alimento que “não caiu bem”, o mais indicado é beber um chá de camomila, de endro ou de hortelã, sendo que eles acalmam o estômago. Para preparar, basta fazer uma infusão com as folhas da erva, sendo preciso apenas ferver água e adicionar em uma xícara com uma porção da erva escolhida. Também é possível usar saquinhos de chá.

Se a dor de barriga é em decorrência de uma intoxicação alimentar, o melhor é optar pelo chá de boldo ou de macela, sendo que ambos ajudam no tratamento do fígado, órgão geralmente comprometido nesses casos. Da mesma forma, é preciso fazer uma infusão com as suas folhas ou usar saquinhos de chá. No caso de usar a planta, é importante usar apenas algumas folhas, pois ambos esses chás possuem um sabor bastante marcante. Já se a sua dor de barriga é em decorrência de gases acumulados, ou seja, flatulência, o melhor é optar pelo chá de erva doce ou de anis.

Receitas de chás para dor de barriga

As combinações de ervas também são ótimas receitas caseiras para tratar a dor de barriga, sendo que uma bastante eficiente é feita com erva doce e louro. Para tanto, é preciso ter 4 folhas de louro, 1 colher de sopa de erva doce, uma colher de camomila e 300 ml de água. Para preparar basta colocar todos os ingredientes em uma panela ou caneca e deixar ferver um pouco. Para resultados mais eficientes, esse chá pode ser ingerido a cada duas horas, até que o desconforto no estômago amenize.

Outro remédio caseiro consiste em juntar camomila e erva-cidreira. Nesse caso, é preciso ter uma colher de camomila e outra de erva-cidreira, além de uma colher de café de sementes de anis e 300 ml de água. Da mesma forma, é preciso colocar todos os ingredientes em um recipiente e levar ao fogo alto até que levante fervura, quando é possível baixar o fogo e esperar dois minutos para desligar. Quando estiver morno, basta coar e beber, podendo ser ingerido até três xícaras por dia. Ao invés de anis é possível usar erva doce.

Cuidados ao ter dor de barriga

É comum que junto com a dor de barriga causada por alguma das razões já citadas apareçam outros sintomas, sendo os mais comuns o enjoo, náusea e vômito. Por isso, além de beber os chás é importante ingerir bastante água, ainda mais em casos de vômito, quando a desidratação é bastante comum. Outras recomendações é repousar e, principalmente, em casos de diarreia, ingerir apenas alimentos leves, como pães sem mistura, bolacha água e sal, arroz, purê de batata, banana e sopas caseiras leves.

Causas da dor de barriga

São várias as razões que causam a dor de barriga, sendo que as mais comuns são indigestão, intoxicação alimentar, gases, prisão de ventre e ansiedade. No entanto, o sintoma pode estar associado a problemas mais graves, como gastrite, problemas no fígado, pulmão, intestino, baço, bexiga ou na vesícula e até mesmo a infarto, cisto no ovário e apendicite. Por conta disso, se a dor persistir por mais de dois dias, for muito forte e, principalmente, estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e vômitos contínuos, é urgente buscar atendimento médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para dor de barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.