Remédio caseiro para dor de garganta inflamada

Remédio caseiro para dor de garganta inflamada

Com a chegada do frio e, principalmente, com as mudanças bruscas de temperatura, muitas pessoas sofrem com dores de garganta. Desconforto ao engolir, irritação ou inflamação são manifestações dessa dor, geralmente temporária. No entanto, diante de uma dor de garganta grave ou que perdure ao longo do tempo, a consulta médica é essencial, pois pode ser faringite ou até mesmo um processo infeccioso da gripe, ou sintoma de Covid-19.

Mas em situações caracterizadas por uma leve dor de garganta, existem inúmeros remédios naturais que podem proporcionar grande alívio sem recorrer a analgésicos. Com ingredientes muito simples, você pode colocar em prática algum remédio caseiro para dor de garganta inflamada que detalhamos no umCOMO.

Mel e limão

É um remédio eficaz para o longo da vida e que consegue aliviar o desconforto de uma dor de garganta sem passar pela farmácia. O limão fornece vitamina C, que favorece a recuperação do organismo em processos infecciosos. E, por outro lado, o mel é perfeito para acalmar a irritação e proteger as mucosas da boca e da garganta.

Se você quer saber como se livrar de uma dor de garganta rapidamente, algumas colheres de sopa generosas em meio copo de suco de limão são um remédio caseiro bom para garganta inflamada. No entanto, você pode clicar neste post para descobrir Como preparar limão com mel para tosse.

Tomilho e hortelã

Se você se perguntar “Como reduzir a inflamação da garganta naturalmente?”, as infusões geralmente são boas aliadas quando se trata de ajudar a combater a dor de garganta. Preparar e beber uma infusão de tomilho e hortelã, bem quente e em pequenos goles, manterá a garganta bem hidratada e reduzirá a presença de microorganismos patogênicos.

Além disso, o tomilho tem propriedades expectorantes, portanto, se além da dor de garganta você tiver muco abundante, ele o ajudará a eliminá-lo mais facilmente.

Camomila

Nesta lista de remédios caseiros para dor de garganta, a Camomila é outra das infusões mais recomendadas se você sofre de desconforto ao engolir, irritação ou inflamação. Neste caso, o motivo sãos as propriedades anti-inflamatórias desta planta medicinal, que ajudam a reduzir o desconforto, diminuindo a inflamação que a zona das amígdalas pode apresentar.

Água com sal

Você também pode gargarejar com água na qual dissolveu uma colher de chá de sal. Faça o teste mantendo um pouco de água salgada na boca por alguns minutos e cuspindo. Este é um bom remédio, mas que não deve ser abusado para não ressecar demais as mucosas da boca.

Se você se perguntar qual remédio caseiro é bom para a dor de garganta, a combinação de água com sal é certamente um deles. Mas se você apresentar uma irritação grave, não é aconselhável seu uso, pois o sal pode aumentá-la.

Aquecimento local

O próximo remédio para se livrar de uma dor de garganta rapidamente é usar um lenço que enrole o pescoço ou até mesmo aplicar calor local, colocando uma pequena toalha umedecida com água quente na área dolorida. Isso fará você não só se sentir melhor, mas também o calor favorecerá a dilatação dos vasos sanguíneos da região, melhorando a microcirculação e o descongestionamento.

Banho de vapor

Se você tem dor de garganta e também o congestionamento típico de um resfriado, os banhos de vapor são uma excelente ideia para respirar e engolir melhor - em questão de minutos. Você só precisa preparar uma tigela com água recém fervida, esperar um pouco e aproximar o rosto do recipiente, cobrindo a cabeça com uma toalha.

Verifique se o vapor não está excessivamente quente (você pode se queimar!) e, quando perceber que a temperatura está adequada, aproxime um pouco o rosto e respire. O vapor de água melhorará sua garganta e a condição do trato respiratório.

Umidificador

Entre os remédios caseiros para dor de garganta e tosse seca, destaca-se o uso de umidificadores, que podem ser de grande ajuda no alívio da dor de garganta, pois ajudam a manter a umidade correta do ar, evitando que a garganta fique seca e o desconforto aumente, especialmente se tiver o nariz entupido e respirar pela boca.

Vinagre de maçã

Outra das preparações para dor de garganta e corrimento nasal é o vinagre de maçã, pois possui importantes propriedades antibacterianas, perfeitas para combater microorganismos que podem estar atacando sua garganta e causando dor e irritação.

Você pode tomá-lo diluído em um pouco de água (ele tem muitas outras boas propriedades) ou, se preferir, use-o como enxaguante bucal. Aqui deixamos-lhe mais ideias sobre Como tomar vinagre de maçã.

Aloe vera

É um magnífico antisséptico natural com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso é outro dos remédios para dores de garganta quando ingerido devido aos seus grandes benefícios. Basta algumas gotas de suco de aloe vera de uso alimentar dissolvidas em um pouco de água, esta é uma opção que deve ser lembrada quando é difícil engolir.

Confira o artigo a seguir se quiser saber Como tomar aloe vera para dor de garganta.

Chá de gengibre

Existem muitas boas propriedades de uma infusão feita de raiz de gengibre que pode, não apenas melhorar a condição da garganta, mas também proporcionar alívio em todos os sintomas que um processo de resfriado pode trazer. Para se beneficiar de todas as suas propriedades, no artigo a seguir, oferecemos várias opções sobre Como usar o gengibre para o resfriado.

Doces

Não há remédio mais simples para sua garganta melhorar imediatamente do que chupar balas. As melhores, é claro, são aquelas com mel, limão ou hortelã, mas qualquer uma pode ser usada, pois o simples fato de chupá-las aumenta a salivação natural, essencial para acalmar a irritação e manter a hidratação das mucosas alteradas.

Sucos

O último dos nossos remédios caseiros para dor de garganta são os sucos naturais, principalmente os de frutas cítricas, ricas em vitamina C, que não podem faltar em uma dieta que ajuda a combater a dor de garganta. Em dúvida sobre Como escolher frutas boas e maduras? Leia no artigo.

No umCOMO queremos cuidar de você, por isso deixamos os seguintes artigos para que você possa aprender mais remédios caseiros para dor de garganta:

  • Como aliviar a dor de garganta com bicarbonato de sódio
  • Bebidas para aliviar a dor de garganta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para dor de garganta inflamada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.