Remédios caseiros com Tuia

Remédios caseiros com Tuia

A tuia é uma planta com diversas propriedades benéficas à saúde e, por isso, desde há muito tempo as pessoas têm o costume de utilizá-la de forma medicinal. Dessa maneira, é possível encontrar diferentes receitas caseiras de remédios com a espécie. O umComo.com.br reuniu as principais informações sobre essa planta e vai mostrar quais são os remédios caseiros com Tuia.

Passos a seguir:
1

Também conhecida como cipreste, cedrinho, pinheiro de cemitério e árvore-da-vida, a tuia é uma árvore frondosa, com muitos ramos que possuem folhas verde-escamosas. O seu tronco é reto, a sua copa tem forma de pirâmide e, embora conte com crescimento lento, atinge os 20 metros de altura. Mesmo que seja, atualmente, muito usada como planta ornamental, inclusive, no Natal, tradicionalmente é utilizada no tratamento de febre, dores de cabeça e reumatismo. A espécie é bem resistente e quem deseja plantá-la terá sucesso, mas como se trata de uma planta exótica é melhor que fique longe das nativas.

2

Os remédios caseiros com Tuia sempre fizeram sucesso graças às suas várias propriedades, entre elas, antirreumática, adstringente, expectorante, anti-helmíntica, antiasmática, antiverrugas, anti-hemorroida e emenagoga. Uma forma de usar a planta de modo medicinal é realizando aplicações externas dos ramos da árvore na pele, onde há verrugas e nas hemorroidas. Para tratar as verrugas também é indicado aplicar sobre elas duas gotas da essência da planta à noite e, pela manhã, repetir o procedimento.

3

Para remover verrugas é possível ainda fazer uma pasta com a tuia, sendo que dessa forma pode ser usada também no tratamento do olho-de-peixe e calos. A receita consiste em repousar duas colheres de sopa de ramos novos de tuia picados e uma xícara de chá de álcool a 70% por oito dias. Depois de transcorrido o período, é necessário coar e misturar o conteúdo com uma colher de glicerina. Para usar a pasta, basta antes de aplicá-la, molhar bem o local com água quente, mas não a ponto de queimar e secar.

4

A tuia também trata a cistite e, para tanto, é preciso colocar uma colher de chá de ramos novos esmagados e uma xícara de água em um recipiente e levar ao fogo. Depois de ferver por cinco minutos, o conteúdo deve ser coado e, quando amornar, tomar duas xícaras por dia, uma de manhã e a outra no final da tarde. Já para as tosses, gripes e resfriados pode-se fazer uma infusão com ramos novos por 10 minutos. Depois de coar a bebida, espere amornar e beba até três xícaras por dia.

5

Para as receitas acima, a melhor forma de guardar a tuia é, anteriormente, secando os seus ramos novos no sol em um lugar sem umidade e bem ventilado. Para manter em bom estado, depois, armazene-os em local seco e em sacos de papel ou de pano. Mesmo com os seus benefícios, gestantes não podem usar a planta, pois possui efeito abortivo, da mesma forma é contraindicada a usuários de anticonvulsivantes. Além disso, ao usar a tuia, não é recomendado a utilização de outras espécies, como sálvia, tanchagem, musgos, artemísia e tuya oriental, pois pode haver intoxicação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros com Tuia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.