Remédios caseiros para a boca seca

Remédios caseiros para a boca seca

A causa da boca seca, também conhecida como xerostomia, é uma falta de salivação produzida pelo estresse, ansiedade, desidratação, consumo de determinados medicamentos, cigarro e algumas condições como a menopausa. As consequências da boca seca implicam dificuldade para mastigar e deglutir os alimentos, além de problemas de saúde como feridas, lábios rachados, mau hálito ou garganta seca. A pessoa que sofre deste problema também pode sentir a boca seca durante a noite ou ao acordar, dificultando o sono. Apesar de existirem remédios nas farmácias, em umComo queremos mostrar-lhe alguns remédios caseiros para a boca seca, que além de serem fáceis e simples de realizar, ajudarão a sua boca a recuperar o seu estado normal.

Passos a seguir:
1

A boca seca é um fenômeno que pode acontecer com frequência. Algumas pessoas têm este problema de forma constante, enquanto outras só de vez em quando. Podemos diferenciar entre dois tipos de boca seca ou xerostomia:

  • Xerostomia reversível. É a boca seca onde é possível recuperar a fluência da sua saliva. Normalmente, a causa principal é o consumo de alguns medicamentos.
  • Xerostomia irreversível. A boca seca é resultado do dano irreversível de glândulas salivais. Algumas das causas que provocam esta situação é a radiação aplicada na zona da cabeça de pessoas com câncer nessa parte do corpo.
2

Antes de explicar os remédios caseiros para a boca seca é necessário saber quais são as causas que provocam este estado.

  • O estresse, ansiedade ou depressão podem provocar alterações no sistema nervoso central, fazendo com que determinadas funções do corpo, como as glândulas salivais, possam ser afetadas.
  • O cigarro e o álcool implicam numa diminuição da quantidade de saliva segregada pelas glândulas salivais, pois inibem a transmissão de impulsos nervosos.
  • Às vezes, a falta de saliva pode estar relacionada com o fato de estar falando por um tempo muito prolongado.
  • Tomar certos remédios como antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também diminui a quantidade de saliva produzida.
  • Algumas doenças como a diabetes ou doenças sistêmicas como a gripe.
  • Uma dieta desequilibrada muito rica em carboidratos e com uma falta de verduras e frutas.
3

Se depois de ler o ponto anterior você detectou que alguma das causas poderia estar provocando secura em sua boca, deve tomar as medidas necessárias. De seguida, vamos lhe dar uma série de remédios caseiros que pode realizar para combater a boca seca.

  • A aloe vera pode ajudar a acabar com a boca seca, já que protege o tecido bucal além de ser benéfica para as papilas gustativas. Só precisa de beber um quarto de xícara de suco de aloe vera todos os dias. Outra opção é enxaguar a sua boca.
  • Gengibre. Esta planta possui uma quantidade de propriedades que pode ser usada em muitos problemas do corpo humano. No caso da boca seca, o gengibre permite estimular a produção de saliva por parte das glândulas salivais além de contribuir para dar uma sensação de frescura na boca. Uma boa forma é mastigar um pedaço de gengibre várias vezes por dia.
4

Outros remédios caseiros que pode experimentar para acabar com a secura na sua boca são os seguintes:

  • Pimenta Caiena. Esta especiaria ajuda a aumentar a segregação de saliva das glândulas salivais, sendo uma ótima aliada no caso de boca seca. O seu uso baseia-se na aplicação de um pouco de pimenta sobre a língua, espalhando-a sobre a superfície. Sentirá que é picante, mas é exatamente essa sensação de queimação que causará a segregação de saliva.
  • Óleo de sementes de uva. Trata-se de um líquido muito hidratante e de absorção rápida. Por isso permite umedecer e manter a boca úmida. A forma de aplicar este óleo é introduzindo-o tanto na língua como no interior das bochechas.
5

Se quiser também conhecer mais remédios caseiros como os anteriores, informamos sobre algumas plantas das quais se pode beneficiar para combater a boca seca.

  • O chá verde é uma das plantas mais conhecidas pelas suas propriedades. Esta erva possui propriedades antibacterianas que, além de estimularem a produção de saliva, protegem a boca contra infecções e mau hálito. Para se beneficiar das propriedades desta maravilhosa planta, deverá preparar um chá verde e fazer gargarejos.
  • Camomila. Outra bebida popularmente conhecida que, mais uma vez, é de grande ajuda. Enxaguar a sua boca com um chá de camomila permitirá que as glândulas salivais produzam uma maior quantidade de saliva.
  • Menta. Uma planta conhecida pelo seu aroma, que nos ajuda a combater o mau hálito e a aumentar a nossa saliva. Para isso, podemos mastigar algumas folhas ou preparar um chá.
  • Maçã. Esta fruta aumenta a quantidade de saliva produzida. Uma boa forma de utilizá-la é através do vinagre da maçã, realizando vários enxágues.
6

Por último, oferecemos alguns conselhos para acabar com a boca seca, tendo em consideração alguns hábitos que pode introduzir ou eliminar no seu dia a dia.

Em primeiro lugar, lembre-se que a higiene bucal é fundamental. Por isso, escovar os dentes todos os dias como é devido permitirá eliminar as bactérias que se acumulam na boca. Além disso, uma higiene bucal correta ajuda a prevenir o mau hálito, a inflamação das gengivas e o tártaro, entre outros. Por outro lado, deixar de fumar também ajudará não só a acabar com a boca seca, mas a livrá-lo de muitos outros problemas. Do mesmo modo, o álcool e o café influenciam na hora de poder ter uma boca mais seca, portanto, moderar o seu consumo é uma boa opção. Além disso, mascar chiclete durante o dia também estimula a produção de saliva. Não se esqueça que os chicletes devem ser sem açúcar. Da mesma forma, beber muita água durante o dia manterá você hidratado e umedecerá a sua boca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a boca seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.