Remédios caseiros para a congestão nasal

Remédios caseiros para a congestão nasal

Ter o nariz congestionado é algo muito comum em resfriados, gripes ou alergias e que é muito incômodo já que dificulta a respiração, piora o mal-estar geral e inclusive afeta negativamente o sono e descanso do paciente. Para fazer frente à obstrução nasal e favorecer o desbloqueio das vias respiratórias, existem alguns tratamentos naturais que podem ser uma ajuda rápida e eficiente. Se quer saber quais são os melhores remédios caseiros para a congestão nasal, continue lendo este artigo de umComo.

 

Passos a seguir:
1

Solução salina

As soluções salinas que você pode adquirir nas farmácias são tratamentos muito aliviadores contra a congestão nasal e as complicações para respirar já que se aplicam diretamente sobre as vias nasais oferecendo uma melhoria instantânea. Com um pouco de sal não iodado e bicarbonato de sódio é possível fazer uma solução salina em casa de forma fácil e econômica. Convidamos você a consultar o artigo Como fazer uma solução salina para a congestão nasal para descobrir a receita.

 

2

Banho quente

Tomar um banho quente, além de ser uma experiência prazerosa e relaxante, é um dos excelentes remédios naturais aos que se pode recorrer para aliviar o nariz congestionado. O vapor da água quente entra nos pulmões e permite a você respirar muito melhor, sentir como as vias nasais se desbloqueiam e expulsar a mucosidade com mais facilidade.

 

3

Folhas de eucalipto

Outro dos remédios caseiros para aliviar a congestão nasal mais populares é inalar os vapores do eucalipto, uma planta com potentes propriedades expectorantes que ajuda a abrir as vias respiratórias e a acalmar os sintomas contra qualquer resfriado ou quadro gripal. Só precisa ferver umas folhas de eucalipto em uma panela com água e, quando a retirar do fogo, aproximar sua cabeça dela e respirar o vapor que deita.

 

4

Folhas de hortelã e lavanda

Do mesmo modo que o eucalipto, a hortelã é das plantas mais utilizadas e eficientes para acalmar a congestão nasal e facilitar a respiração em qualquer processo catarral. Para experimentar este remédio caseiro, ponha em uma panela com água fervendo umas gotas de óleo de lavanda e umas folhas de hortelã. Deixe que ferva durante 5 ou 10 minutos e faça inalações do vapor quente cobrindo a cabeça com uma toalha.

 

5

Bebidas quentes

Beber líquidos quentes como chá verde, infusões, caldos, etc. ajuda a desbloquear as vias respiratórias e a aliviar a congestão nasal. Tome-as aos poucos para se beneficiar do vapor quente que desprendem ao máximo. Ainda assim, recomendamos a você evitar o consumo de bebidas com cafeína já que estas poderiam agravar a situação.

 

6

A congestão nasal costuma se agravar pela noite gerando-nos um grande incômodo e dificuldade para dormir ou descansar bem. É por isso que além desses remédios caseiros para aliviá-la, aconselhamos a você colocar umas almofadas debaixo de sua cabeça pois desta forma se favorece o desbloqueio dos condutos nasais e uma melhor respiração. Evite uma posição completamente horizontal.

 

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a congestão nasal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.