Remédios caseiros para a dengue

Remédios caseiros para a dengue

A dengue é uma doença viral que se transmite através da picada do mosquito infectado Aedes aegypti, conhecido popularmente como mosquito da dengue, o qual costuma viver em países tropicais e subtropicais. Uma vez produzido o contágio, os sintomas demoram uns dias a aparecer e como não existe um fármaco específico para combater o vírus, deve-se ir ao médico e iniciar um tratamento que ajude a aliviar os sintomas e a evitar complicações da doença. Para complementar as indicações médicas, pode-se recorrer a alguns remédios caseiros para a dengue, que vamos explicar neste artigo de umComo.

Importância dos tratamentos naturais para combater a dengue

O vírus da dengue origina uma variedade de sintomas que costumam aparecer de 5 a 8 dias após ter ocorrido a picada do mosquito. Os pacientes, geralmente, apresentam sintomas como febre elevada, dores de cabeça, dores ao redor dos olhos, dores musculares e articulares, erupções na pele, fadiga, debilidade, perda de apetite, náuseas, vômitos e inflamação dos gânglios linfáticos.

Alguns destes sintomas, como a fadiga, a debilidade generalizada e o aparecimento de erupções na pele, são consequência da diminuição de plaquetas ou trombócitos que produz o contágio desta doença. Por este motivo, além de seguir os tratamentos indicados pelo médico em cada caso, para favorecer a recuperação do afetado deverá ser adotada uma série de medidas quanto à dieta e fazer uso de alguns remédios naturais que ajudem a aumentar os níveis de plaquetas no sangue. Isto será fundamental para prevenir possíveis complicações como a denominado dengue hemorrágica, que ocorre devido a uma alarmante diminuição de plaquetas (abaixo de 50.000 mcL) e requer a hospitalização imediata do paciente. Confira nos nossos artigos mais detalhadamente quais são os sintomas da dengue e os sintomas da dengue hemorrágica.

Água de coco

Quando falamos de remédios caseiros para a dengue, a água de coco ocupa um lugar privilegiado e mostra-se como um dos melhores tratamentos naturais para combater os sintomas próprios desta doença. Contém uma importante quantidade de vitaminas A, B, C e minerais, como o potássio, o magnésio, o fósforo, o ferro e o cálcio, que é excelente para aumentar as plaquetas, reidratar o organismo, aliviar os vômitos e favorecer a recuperação do afetado.

O mais recomendável é consumir a água de coco durante o dia em pequenos goles e optar pela bebida original, evitando as embalagens comerciais. É uma receita que pode ser preparada em casa de forma simples; se quer saber que passos deve seguir, consulte o artigo Como fazer água de coco.

Folhas de mamão

Muitos especialistas coincidem nas magníficas propriedades das folhas de mamão para lutar contra doenças virais como a dengue ou a chikungunya. O principal motivo é que se observaram umas enzimas nas folhas desta fruta que permitiriam regenerar as plaquetas e as células brancas, diminuindo assim a queda de trombócitos que a doença provoca. Além disso, o mamão é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, perfeitos para beneficiar o sistema digestivo, aumentar as defesas e favorecer a eliminação de toxinas do sangue.

O preparado com folhas de mamão que se deve tomar é o seguinte: primeiro, tire todas as veias das folhas e fique apenas com as partes verdes. Esmague estas últimas até formar uma massa, depois adicione 2 colheres de sopa de água mineral e coloque a mistura em uma malha fina ou filtro de tecido para espremê-la e obter o líquido. Deverá tomar de 2 a 4 colheres de sopa deste líquido por dia durante uma semana no mínimo. Caso o sabor pareça muito amargo, pode misturar com algum suco natural, o de goiaba e pimento vermelho ou o de laranja são boas opções como verá de seguida.

Suco de goiaba e pimento vermelho

Outro dos remédios caseiros mais utilizados para lidar com a dengue e ajudar a aumentar os níveis de plaquetas é o suco de goiaba e pimento vermelho. Ambos os alimentos contêm uma grande quantidade de vitamina C, por isso, ainda favorecem a absorção de ferro, o que é perfeito para aliviar o mal-estar generalizado e combater a fadiga que apresentam os pacientes com dengue.

Para preparar este suco natural, deve lavar as goiabas, cortá-las em pedaços pequenos e fazer o mesmo com o pimento vermelho, cortando-o em cubinhos. Adicione ambos os ingredientes no liquidificador, adicione a quantidade de água necessária, um pouco de açúcar e bata até obter o suco. Quando estiver pronto, deixe esfriar na geladeira e, depois, já poderá tomar 2 copos por dia para notar a melhoria.

Suco de laranja

Além do anterior, um grande suco para favorecer a eliminação do vírus da dengue de forma mais breve, é o de laranja. Esta fruta contém uma mistura de antioxidantes, vitaminas e substâncias, que são magníficas para tratar os sintomas da dengue e reforçar o sistema imunológico, conseguindo assim combater a doença com maior eficácia. Além disso, estimula a regeneração celular e previne outras condições graças à sua elevada porcentagem de vitamina C.

Beba 1 ou 2 copos de suco de laranja por dia, tomando um em jejum, e tente que seja suco natural para poder aproveitar todos os seus benefícios.

Chá de cevada

Por último, propomos o chá de cevada, já que este ingrediente permite aumentar de forma importante o número de plaquetas no sangue ao estimular a produção de uma maior quantidade de células sanguíneas.

Se deseja tomá-lo como remédio natural para combater a dengue e o quadro que ela provoca, deverá elaborar a seguinte preparação. Pegue em 100 g de grãos de cevada e lave-os com água fria. Em uma panela, ferva os grãos de cevada em um 1 litro de água e, quando ferver, baixe o fogo e deixe que acabem de cozinhar até que os grãos fiquem macios. Por último, coe a água, adicione uma pitada de canela, uma rodela de limão e beba quando esfriar.

Outras recomendações para se recuperar da dengue

Além destes remédios caseiros, há outras recomendações que convém adotar no dia a dia para se recuperar da dengue completamente. Estas são as seguintes:

  • Cuidar da dieta e incluir alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais que ajudem na produção de plaquetas. Recomendamos a você que consulte o artigo Alimentos para aumentar as plaquetas para que saiba quais são.
  • Evitar as comidas gordurosas, os pratos condimentados, os doces e os embutidos.
  • Manter-se bem hidratado bebendo bastante água ao longo do dia. Isto é indispensável para evitar a desidratação e aliviar os sintomas como as dores de cabeça e as cãibras musculares.
  • Repousar e descansar tudo o que for possível para uma rápida recuperação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.