Remédios caseiros para a diarreia

Remédios caseiros para a diarreia

Muitas são as causas que podem provocar a diarreia, desde condições estomacais e intestinais, intoxicações alimentares, vírus e bactérias, até à ingestão de determinados medicamentos, entre outros. Trata-se de uma condição bastante comum que se carateriza pela evacuação frequente de fezes moles ou líquidas, que podem aparecer acompanhadas de outros sintomas como dores abdominais, náuseas ou vômitos. Além do tratamento médico oportuno, no caso de ser necessário, é importante modificar a dieta para beneficiar o sistema digestivo e favorecer a sua recuperação. No seguinte artigo de umComo pode ver que remédios caseiros para a diarreia são mais eficazes e que lhe podem ajudar a se sentir melhor de forma mais rápida.

Alimentos para combater a diarreia

Quando sofremos de diarreia, é fundamental realizar determinadas mudanças na dieta habitual para ajudar a que o trânsito intestinal se restabeleça, reduzir os sintomas e evitar a desidratação. Será necessário seguir uma dieta adstringente baseada no consumo de alimentos leves, suaves e fáceis de digerir, como os que mostramos de seguida:

  • Água de arroz ou arroz branco cremoso: o arroz é um alimento adstringente e o seu consumo ajudará a parar a diarreia intensa e a restaurar a flora intestinal debilitada, fazendo com que as fezes deixem de ser tão líquidas. Pode preparar arroz fervido apenas com um pouco de sal e comê-lo em pequenas porções, ou optar por beber a água resultante do seu cozimento. Para obter mais detalhes sobre esta última opção, aconselhamos você a consultar o artigo Como fazer água de arroz.
  • Cenouras cozidas: a cenoura é a verdura ideal para favorecer o equilíbrio da flora intestinal e ajudar o corpo a recuperar aqueles minerais perdidos, como o sódio, o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio ou o enxofre. É possível comer cenouras cozidas ou preparar um caldo adicionando água, cenoura, uma batata e um pouco de sal.
  • Caldo de frango: ao prepará-lo com água é bom para evitar a desidratação e também ajudar a acalmar o estômago. É importante que o caldo de frango não contenha alimentos gordurosos e, seja apenas preparado com vegetais suaves como a cenoura ou um pouco de batata.
  • Batatas cozidas: as batatas cozidas são uma boa opção para recuperar os nutrientes perdidos devido à diarreia e aliviar o mal-estar estomacal. Deve prepará-las sem pele e, depois triturá-las para as consumir como um puré.
  • Maçãs sem casca: a maçã também é adstringente e além de parar a diarreia, é boa para eliminar aquelas toxinas produzidas pelas bactérias que podem originar problemas gastrointestinais. É importante cozinhar as maçãs assadas, cozidas ou em modo de puré, mas sempre sem casca.

Infusões boas para tratar a diarreia

Além de uma dieta adequada, para evitar a desidratação é fundamental beber água em abundância durante o dia. Para aliviar os sintomas da diarreia e favorecer o bem-estar estomacal, pode ser bastante eficiente recorrer a algumas ervas medicinais e tomá-las em modo de infusão. As que podem dar melhores resultados para combater a diarreia são:

  • Infusão de tomilho: tem propriedades adstringentes e é uma boa ajuda para tratar a evacuação frequente, as dores estomacais e as flatulências.
  • Camomila: é ideal para melhorar os transtornos intestinais como a diarreia e pode ajudar a sentir-se melhor no caso de dores de estômago, náuseas ou vômitos.
  • Chá de gengibre: alivia as cãibras e dores abdominais e favorece o bom funcionamento do sistema digestivo.
  • Infusão de erva-doce: melhora as digestões e é útil para eliminar todas aquelas bactérias ou gérmens que podem prejudicar a sua saúde gastrointestinal.

Pode tomar 2 ou 3 xícaras ao dia de alguma destas infusões até que a sua saúde gastrointestinal tenha recuperado por completo e a diarreia tenha desaparecido.

Soro oral caseiro

Uma das maiores complicações da diarreia é a desidratação do organismo, pois este perde minerais, sais e açúcares que são vitais para o seu correto funcionamento. Nas farmácias é possível comprar preparações de reidratação oral para minimizar os efeitos desta perda, mas também pode preparar o seu próprio soro oral em casa e dar ao seu corpo os líquidos e nutrientes que precisa para se recuperar.

Para fazer este soro oral, terá apenas que adicionar 2 colheres de sopa de sal, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de açúcar em 1 litro de água. Mexa todos os ingredientes e vá bebendo pequenos goles durante o dia. É importante que não tome de uma vez só ou em grandes quantidades, uma vez que poderia dar lugar a vômitos ou náuseas.

Suco de limão hidratante

O limão é um fruto digestivo e adstringente que impede a perda de líquidos e ajuda a normalizar o fluxo de ácidos pelo sistema digestivo. Assim, outro bom remédio caseiro para a diarreia é a preparação que lhe mostramos de seguida.

Adicione o suco de 2 limões recém espremidos em um litro de água, adicione 1/2 colher de sopa de sal e um pouco de bicarbonato de sódio. Vá tomando esta bebida em pequenos goles durante o dia e conseguirá que o seu organismo se mantenha perfeitamente hidratado.

O que não ingerir no caso de diarreia

Do mesmo modo que todos estes alimentos e remédios caseiros são eficazes para combater a diarreia, há outros que podem ser contraproducentes e agravar os sintomas ou intensificar a evacuação frequente de fezes líquidas. Por isso, é importante que quando tiver diarreia evite o consumo de:

  • Alimentos ricos em fibra.
  • Produtos lácteos.
  • Frituras, confeitaria e alimentos gordurosos ou ricos em açúcares.
  • Condimentos e especiarias.
  • Refrescos, bebidas alcoólicas e sucos embalados.

Dica: Se o tempo urge, confira também o nosso artigo Como parar diarreia imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.