Remédios caseiros para a diverticulite

Remédios caseiros para a diverticulite

Sabia que há vários remédios caseiros que podem ajudar você a tratar a diverticulite? Esta é uma condição que ocorre quando os divertículos (pequenas bolsas) que se formam no intestino grosso se inflamam ou se infectam, dando lugar a vários sintomas como dores abdominais, náuseas e vômitos, febre, perda de apetite, sangue nas fezes, etc. Os remédios naturais podem aliviar alguns destes sintomas e melhorar a saúde digestiva, mas será sempre conveniente que em primeiro lugar consulte seu médico para receber o tratamento adequado e para evitar possíveis complicações como peritonite, abscessos ou fístulas no cólon. Continue lendo este artigo de umCOMO para saber quais são os remédios caseiros para a diverticulite mais recomendados e eficazes.

Causas e sintomas da diverticulite

Quando na parede interna do intestino grosso se formam pequenas bolsas (divertículos) sofre-se de uma condição denominada diverticulose. Agora, quando estas bolsas intestinais se inflamam ou infectam dá-se lugar à doença da diverticulite.

Desconhece-se a causa exata da diverticulite, mas há certos fatores que podem favorecer seu desenvolvimento, como é o caso de seguir uma alimentação inadequada durante um tempo prolongado, na qual tenha uma carência de fibra e um excesso de alimentos processados e refinados. Além disso, a prisão de ventre continuada e prolongada também pode aumentar as probabilidades de se formarem divertículos no intestino grosso.

Apesar de em muitas ocasiões os pacientes com diverticulite não apresentarem sintomas, quando aparecem, os sintomas de diverticulite podem incluir:

  • Dores e inchaço na zona baixa do abdômen.
  • Gases.
  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite.
  • Febre e calafrios.
  • Presença de sangue nas fezes.

Perante um quadro destas características, é importante consultar o médico e seguir suas indicações quanto ao tratamento recomendado.

Sementes de linho ou linhaça

Um dos remédios caseiros para a diverticulite mais eficazes é a linhaça ou as sementes de linho. Elas contêm elevadas quantidades de fibra e, por isso, são perfeitas para prevenir a prisão de ventre, melhorar o processo de digestão e regenerar a flora intestinal.

O mais recomendável é misturar 1 colher de chá de sementes de linho com 1 xícara de água mineral e deixar macerar esta preparação durante umas 8 horas ou uma noite completa. No dia seguinte, o remédio estará pronto para tomar. Ingira 1 colher de chá uns 30 minutos antes do café da manhã e outra uns 30 minutos antes de ir dormir à noite.

Aloe Vera

O aloe vera é uma planta que pode ser de grande ajuda para tratar a diverticulite e a diverticulose devido às suas propriedades benéficas para o sistema digestivo. Por um lado, tem propriedades laxantes suaves que previnem a prisão de ventre e, por outro, é anti-inflamatório, analgésico e ajuda a que os nutrientes dos alimentos que se consomem se assimilem de forma correta.

Tome umas 3 colheres de sopa de suco de aloe vera por dia, distribuindo-as da seguinte forma: a primeira antes do café da manhã, a segunda antes do almoço e a terceira antes do jantar.

É importante que antes de tomar este suco se certifique de que não será contraproducente para sua saúde, já que não está indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes com intestino irritável, colite ou doença de Crohn, pacientes que estão se tratando com corticoides e pacientes com doenças do fígado ou vesiculares.

Infusões para a diverticulite

Há determinadas infusões elaboradas com plantas medicinais que constituem excelentes remédios caseiros para a diverticulite graças às suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas, digestivas e carminativas. De seguida, vamos explicar para você quais são as que podem oferecer melhores resultados:

  • Camomila: é anti-inflamatória e antiespasmódica, por isso ajuda a reduzir o inchaço abdominal e as dores. Além disso, atua contra os micro-organismos que podem estar nos divertículos graças aos seus efeitos bactericidas.
  • Menta: é útil para reduzir a inflamação abdominal e combater o desconforto, os gases e as náuseas.
  • Malvavisco: protege a mucosa intestinal ao conter mucilagem, ajuda a diminuir a inflamação e a prevenir novos episódios desta doença.
  • Valeriana: sua ação anti-inflamatória e calmante é de grande ajuda para reduzir os sintomas.
  • Milefólio: é adstringente, antiespasmódica e bactericida, por isso também é benéfica para tratar esta doença.

Tome 1 ou 2 xícaras por dia de alguma das infusões mencionadas e verá como aos poucos os sintomas vão se reduzindo e se sente muito melhor.

Suco de cenoura

A cenoura é um alimento muito rico em vitaminas que podem ajudar a reparar as paredes internas do intestino danificadas por diverticulite ou diverticulose. Além disso, contém fibra e pode ser reconfortante no caso de prisão de ventre.

Neste caso, recomendamos a você como remédio natural para a diverticulite que tome 1 copo de suco de cenoura ao dia. Pode ver a receita completa consultando o artigo Como fazer suco de cenoura.

Dieta para a diverticulite

Além dos tratamentos caseiros anteriores, é importante ter em conta a dieta para a diverticulite que deve ser seguida a todo o momento, já que esta é fundamental para se recuperar e voltar a desfrutar de uma boa saúde gastrointestinal.

Entre os alimentos bons para a diverticulite, encontram-se: mamão, maçã (sem casca), pera (sem casca), banana, cenoura, cereais integrais, frango, peru, peixe, batata, mandioca, azeite de oliva, sopas e caldos caseiros ligeiros, leites vegetais.

Por outro lado, entre os alimentos proibidos para a diverticulite, encontram-se: vegetais crucíferos (brócolis, couve ou couve-flor), laticínios integrais, alimentos ricos em gordura, frutas cítricas, milho, legumes, doces e alimentos ricos em açúcares, framboesas, morangos, molhos, bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína.

Pode obter mais informação consultando o artigo O que comer se tenho diverticulite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a diverticulite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.