Remédios caseiros para a dor muscular

Remédios caseiros para a dor muscular

O estresse, a tensão muscular, quedas, a gripe, o exercício e um movimento errado são as principais causas da dor muscular. Muitas vezes uma simples dor muscular pode se converter em um pesadelo, incapacitando-nos e afetando consideravelmente a nossa qualidade de vida. Nestes casos, aliviar o desconforto é imprescindível e fazê-lo sem recorrer a tratamentos médicos é possível. Quer saber como? Neste artigo de umComo poderá conhecer alguns remédios caseiros para a dor muscular, eficazes e fáceis de preparar.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer para aliviar a dor muscular é relaxar o músculo e a água quente é um dos melhores remédios caseiros para conseguir esta missão. O ideal é que coloque compressas de água muito quente sobre a zona afetada para estimular a irrigação sanguínea e fazer desaparecer a tensão muscular ou a inflamação. Também pode fazer uso de uma bolsa de água quente ou tomar banhos longos.

2

O alecrim tem a propriedade de fazer desaparecer a inflamação e, por esta razão, é um dos melhores remédios caseiros para a dor muscular. Utilizar os seus ramos é ideal para melhorar, deverá ferver 30 gramas de folhas de alecrim e depois umedecer um pano com esta água e colocar sobre a zona afetada. Também pode aplicar no músculo lesionado óleo de alecrim e massagear suavemente a zona.

3

Muitas vezes a dor muscular intensifica-se pela falta de potássio. Nestes casos, um excelente remédio caseiro para a dor muscular é a banana. Esta fruta tem um grande conteúdo de potássio e permitirá a você conseguir uma notável melhoria na dor. Se não gosta da fruta, pode preparar um suco de banana com alguma outra fruta da sua preferência para disfarçar o sabor e conseguir os mesmos benefícios.

4

O vinagre de maçã é um dos remédios caseiros para a dor muscular mais eficazes que existem. A sua propriedade de combater a tensão do músculo pode ser obtida adicionando duas xícaras de vinagre de maçã a um recipiente com água, mergulhe no recipiente a zona afetada e deixe repousar durante 30 minutos. Se for no pescoço ou qualquer outro músculo que não possa mergulhar, então aplique um pano úmido com vinagre de maçã na zona e deixe repousar por meia hora.

5

Se o desconforto for muito intenso, o gelo também é um excelente remédio caseiro para a dor muscular. Coloque um punhado de gelo em uma toalha, envolva-o e aplique na zona machucada durante o tempo que o seu corpo resistir ao frio. Também pode fazer uso das compressas geladas que se utilizam para baixar a febre; trate de colocar frio na zona durante pelo menos 15 minutos e três vezes ao dia.

6

A valeriana tem propriedades relaxantes muito eficazes e, por isso, é um dos remédios caseiros para a dor muscular. Tomar uma infusão de valeriana permitirá não só combater o estresse e a tensão mental, mas também relaxará todo o seu corpo permitindo que diminua a dor e o músculo volte ao seu estado natural. Além disso, deve-se lembrar que a valeriana tem um efeito sedante, por isso não é recomendável tomar a infusão durante o dia, mas sim durante a noite.

7

Quando se trata de aliviar as dores musculares, o óleo de lavanda é um excelente remédio caseiro para a dor muscular. Assim como a valeriana, a lavanda tem propriedades relaxantes que permitem que o músculo diminua a sua tensão e faça desaparecer, assim, a dor. Aplique óleo de lavanda na zona afetada e massageie durante 10 minutos para que a sua pele o absorva e penetre melhor.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como fazer relaxante muscular natural caseiro - 6 opções.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dor muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.