Remédios caseiros para a dor nos seios

Remédios caseiros para a dor nos seios

Notar incômodos nos seios é algo frequente na mulher, especialmente, em determinadas etapas, como na puberdade, durante o ciclo menstrual, na gravidez ou com a chegada da menopausa. Ainda que na maior parte dos casos, seja apenas um leve incômodo que desaparece sozinho em pouco tempo, é fundamental não o ignorar e procurar o médico caso se apresente de forma intensa ou acompanhada de outros sintomas. Além de dor, é possível ter sensibilidade e inchaço na mama, o que pode chegar a ser um verdadeiro incômodo. No seguinte artigo de umComo.com.br, vamos mostrar para você alguns dos melhores remédios caseiros para a dor nos seios. Lembre-se que deve utilizá-los sempre como complemento ao tratamento médico, se existir, mas em caso algum como substitutos.

Passos a seguir:
1

A dor nos seios é uma condição comum na mulher, que na maioria das vezes não é um sinal alarmante, tratando-se de pequenos incômodos relacionados com as mudanças hormonais que tem o corpo feminino em determinadas etapas ou outras condições benignas. No entanto, é importante ficar atenta a este incômodo e ir ao médico de forma urgente se as dores não pararem ou se forem muito intensas, se aparecerem acompanhadas de outros sintomas, se apresentarem drenagem de líquido ou sangue ou caso se perceba a presença de um nódulo ou bola em alguma das mamas.

De seguida, vamos explicar para você quais são as causas comuns que podem provocar dores e sensibilidade nos seios:

  • Ciclo menstrual: uns dias antes da menstruação é normal ter uma leve dor nas mamas, que ocorre pela liberação de estrógenos produzidos e que, posteriormente, dará lugar à menstruação. Costuma ser uma dor cíclica, mais ou menos intensa, que ocorre na parte superior e externa dos seios e que, normalmente, desparece à medida que o período avança.
  • Mudanças hormonais: além do ciclo menstrual, existem outras etapas em que o corpo da mulher passa por mudanças hormonais e que também podem aparecer dor nos seios. Isto é habitual na puberdade, na gravidez e no período anterior à menopausa.
  • Mastite: é uma inflamação da glândula mamária que ocorre com frequência durante o período de amamentação materna e que, além de dor, costuma provocar vermelhidão, superaquecimento e febre. Ocorre quando o leite não flui de forma adequada e acaba acumulando.
  • Mastopatia fibrocística: aparecimento de cistos mamários benignos devido a desequilíbrios hormonais. Percebem-se regiões nodulares mais duras, dores e incômodos. Se notar qualquer tipo de nódulo ou massa dura ao apalpar o seio, você deve ir ao médico o quanto antes.
  • Fibroadenoma: é um tumor benigno que cresce com rapidez e que pode provocar dores ou não nos seios ao tato. Apesar de não ser maligno, será imprescindível consultar o médico e submeter-se aos exames adequados.
  • Câncer de mama: uma pequena porcentagem de mulheres com câncer de mama apresentam dores nos seios. Como pode ser uma doença assintomática na etapa inicial, é fundamental fazer os exames médicos apropriados periodicamente.
  • O uso de um sutiã muito pequeno ou de tamanho incorreto, também pode provocar dores nos seios.
2

Quando as dores nos seios são localizadas e são um incômodo temporário que não representa nenhum problema de saúde grave, é possível recorrer aos remédios caseiros que vamos mostrar de seguida para as aliviar.

Um dos tratamentos mais simples que se podem fazer em casa é aplicar compressas quentes na área dolorida. Com isso, você poderá aumentar a circulação sanguínea e, portanto, reduzir os incômodos. Você pode utilizar panos úmidos quentes, compressas de água quente ou inclusive uma manta elétrica. Espere 10 ou 15 minutos para que o calor surta efeito e repita o procedimento várias vezes ao dia, se for necessário.

3

O vinagre de maçã é um produto natural com muitos benefícios para a saúde e ultimamente tem sido usado para tratar diversas doenças. Entre as suas propriedades mais apreciadas, encontramos a anti-inflamatória, por isso, aplicá-lo sobre os seios ajudará a reduzir o inchaço e a livrar-se das dores e da sensibilidade extrema mais rapidamente.

O tratamento a seguir é muito simples, você deve verter um pouco de vinagre de maçã sobre uma gaze limpa e colocá-la sobre os seios deixando repousar durante 15 ou 20 minutos. Outra opção é fazer massagem circular na região untando com vinagre de maçã durante alguns minutos. Neste caso, deverá fazê-lo com muita delicadeza e de preferência com movimentos circulares.

4

A onagra é considerada a planta da mulher, pois tem provado ser uma opção incrível para tratar doenças relacionadas com o ciclo menstrual, a síndrome pré-menstrual e a menopausa. Nós recomendamos que você aproveite todos os seus benefícios através do óleo de onagra, que conta com um alto teor de ácido gama-linolênico, que é excelente para estimular a formação do hormônio prostaglandina E e reduzir os processos inflamatórios. Verta um pouco deste óleo na palma das suas mãos, esfregue-as para o aquecer ligeiramente e massageie com movimentos circulares sobre os seios com incômodos.

Além de ajudar você a acalmar este incômodo, também servirá para combater outros sintomas próprios dos dias que antecedem a menstruação, como o inchaço abdominal, as dores de cabeça, a irritabilidade, o nervosismo, etc.

5

Sabia que as folhas de couve são um dos melhores anti-inflamatórios naturais que podemos utilizar? Por isso, são muito boas para reduzir as dores quando os seios estão inflamados ou quando ocorrem incômodos durante o período de amamentação ou quando se sofre de mastite.

Lave umas folhas de couve e coloque-as sobre os seios deixando agir durante alguns minutos. Você também pode esmagar as folhas previamente, colocá-las sobre a região dolorida e cobrir com uma espécie de venda ou um pouco de tecido.

6

Existem infusões que têm propriedades anti-inflamatórias, calmantes e relaxantes que podem dar bons resultados como remédio caseiro para a dor nos seios, bem como para aliviar outros sintomas que ocorrem durante o período de ovulação ou a menstruação. Estas são:

  • Infusão de tomilho: o tomilho é antibacteriano e anti-inflamatório, por isso é uma excelente opção sobretudo para o tratamento da mastite.
  • Infusão de alecrim: ajuda a reduzir as dores nos seios e o inchaço graças às substâncias anti-inflamatórias que possui.
  • Infusão de dong quai: o dong quai é uma planta que age como um poderoso regulador hormonal e ajuda a aliviar dores nos seios, cólicas abdominais e outras doenças próprias de etapas como o ciclo menstrual ou a menopausa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dor nos seios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.