Remédios caseiros para a próstata aumentada

Remédios caseiros para a próstata aumentada

A próstata aumentada ou prostatite é uma condição que pode ocorrer devido a várias causas, gerando muito desconforto e dor no paciente, que pode ver sua qualidade de vida afetada devido à condição. Além de seguir as recomendações de um urologista e tomar a medicação adequada, colocar em prática alguns hábitos ajudará você a melhorar a prostatite. Por isso, no umCOMO vamos lhe dar alguns remédios caseiros para a próstata aumentada.

Passos a seguir:
1

Os banhos de água quente são um dos melhores remédios caseiros para a próstata aumentada, principalmente por sua simplicidade. Deverá simplesmente encher uma banheira com água quente (sem queimar sua pele) até cobrir a barriga. Sente-se na banheira e fique dentro da água durante um máximo de 20 minutos.

O calor ajudará a aliviar a inflamação, a dor e a dificuldade para urinar. Se além disso adicionar na água a planta medicinal cavalinha você aumentará o efeito desinflamante do banho. Recomenda-se realizá-lo três vezes por dia.

2

A cavalinha é uma grande aliada entre os remédios caseiros para a próstata aumentada, pois devido às suas propriedades depurativas, desintoxicantes e desinflamantes, ajuda a aliviar o desconforto causado pela prostatite, a nível externo e também interno. Recomenda-se fazer uma infusão com esta planta medicinal e tomar três xícaras diárias. Recomenda-se seguir este tratamento durante no máximo um mês e médio para evitar que a cavalinha acabe irritando a mucosa intestinal.

Esta planta medicinal está contraindicada para:

  • Pessoas com acidez, gastrite e úlcera gástrica.
  • Diabéticos, uma vez que diminui os níveis de açúcar no sangue.
  • Homens com potássio baico pois o seu consumo facilita a sua eliminação do organismo.
  • Pessoas com doenças cardíacas ou hipertensão arterial.
  • Quem tem deficiência de tiamina.
  • Se estiver ingerindo qualquer tipo de medicação de forma constante, consulte o seu médico antes de tomar cavalinha,
3

Os alimentos diuréticos como o abacaxi, o melão ou a melancia devem estar presentes na alimentação de qualquer paciente com prostatite. Estas frutas, devido ao seu conteúdo de líquido, ajudam a eliminar toxinas e a aliviar a retenção de líquidos, aliviando de forma natural o desconforto causado pela próstata aumentada, principalmente se for bacteriana.

Do mesmo modo, a ingestão de água abundante não deve faltar, por isso sugere-se beber pelo menos 2 litros de líquido por dia.

4

O alho é uma das melhores opções naturais para combater as bactérias e reduzir as inflamações, por isso é um excelente remédio caseiro para a próstata aumentada de origem bacteriana. Coma cada manhã um alho cru em jejum, se não sabe como fazê-lo veja o nosso artigo sobre como comer alho cru onde explicamos para você com detalhe.

5

Assim coma cavalinha, o dente-de-leão é outra planta medicinal ideal para tratar a próstata aumentada por sua capacidade depurativa, diurética e anti-inflamatória. Pode tomar três xícaras por dia durante 1 mês, não se recomenda beber por mais de 2 meses ou poderá prejudicar a sua saúde estomacal.

Esta planta medicinal está contraindicada nos seguintes casos:

  • Pacientes com pedras na vesícula ou pedras nos rins.
  • Quem sofre de acidez, gastrite ou úlceras estomacais, pois o sabor desta infusão é muito amargo.
  • Esta planta pode interferir com o efeito de medicamentos como o lítio, os antibióticos, os diuréticos e os tratamentos para aumentar o nível de potássio.
6

As sementes de abóbora ou girassol também são uma ótima alternativa entre os remédios caseiros para tratar a próstata aumentada, devido ao seu conteúdo em cucurbitacina, que ajuda a evitar o crescimento da próstata. Recomenda-se consumir 1 colher de sopa de sementes de abóbora por dia na sua forma natural, ou seja, sem sal, todos os dias em jejum.

7

Estes remédios caseiros para a prostatite vão ajudar a aliviar os sintomas, mas de nenhuma forma substituem o tratamento médico ou as recomendações de um urologista. É por isso que nunca deverá substituir o tratamento médico por remédios naturais, mas sim complementar os medicamentos receitados com estes.

Existem diferentes tipos de prostatite, pelo que o método de cura de cada um deles pode ser diferente, assim como também se deve ter em conta outros fatores que variam em função de cada paciente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a próstata aumentada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.