Remédios caseiros para aliviar a dor de joanete

Remédios caseiros para aliviar a dor de joanete
Imagem: groupon.com.ar

Os joanetes são um dos problemas mais comuns nos pés, que se manifestam através da inflamação óssea do dedão, e seu desenvolvimento costuma ser causado principalmente por fatores genéticos ou pelo uso inadequado do calçado usado diariamente. Diante dos sintomas deste problema, como dor ou deformidade na área lateral do dedão do pé, é necessário ir ao podólogo para receber o tratamento adequado para sua cura. As dores causadas pelos joanetes podem chegar a ser muito intensas, por isso, como complemento, no seguinte artigo de umComo.com.br mostramos a você alguns remédios caseiros para aliviar a dor de joanete de forma natural.

Passos a seguir:
1

Massagear a área afetada com óleo de lavanda é um remédio caseiro muito popular e eficiente para aliviar a dor de joanete. A lavanda contém propriedades anti-inflamatórias e atua como um excelente relaxante. Você só tem que misturar algumas flores secas de lavanda com azeite de oliva ou de amêndoas, esquentar em banho maria a fogo lento e depois peneirar a mistura para obter o óleo de lavanda. Guarde o líquido resultante em um frasco de vidro hermético, e pelas noites aplique umas gotas do óleo de lavanda sobre o joanete e massageie com cuidado. Você notará um grande alívio!

Imagem: emodno.com
2

As dores provocadas pelos joanetes são realmente muito incômodas, e para reduzi-las e diminuir a inflamação, você pode fazer um banho de pés com sal. Em um recipiente com água morna, acrescente umas colheres de sal e mantenha os pés de molho durante 20 minutos, aproximadamente. Se tiver a opção, recomendamos substituir o sal normal pelos chamados sais de Epsom, um tipo de sal curativo que, além de aliviar a inflamação causada pelos joanetes, é ideal para deixar a pele mais suave.

Imagem: evamuerdelamanzana.com
3

Outro remédio caseiro tradicional para aliviar a dor de joanetes é aplicar calor sobre a área afetada. Recomendamos fazer isso quando as dores forem muito intensas. Coloque uma almofada elétrica ou compressas de água quente sobre o joanete e mantenha-o nessa posição durante pelo menos 15 ou 20 minutos.

Imagem: electrodomesta.es
4

O uso externo da arruda é muito benéfico para reduzir dores e inflamações próprias das doenças reumáticas como artrite e artrose. Dar um banho nos pés com água morna e um pouco de arruda é uma boa opção para acalmar as dores provocadas pelos joanetes. Faça isso pelas noites, deixando os pés de molho durante uns 10 ou 15 minutos.

Imagem: eljardinero.org
5

A aplicação de frio também pode dar bons resultados quando o que deseja é diminuir a inflamação local, porém este remédio caseiro não é recomendável para pacientes com problemas de circulação nos pés ou com diabetes. Você pode usar um saco de gelo ou de algum alimento congelado, mas sempre aplicando com um pano ou toalha por fora para que não esteja em contato direto com a pele.

Imagem: purenature.es
6

O óleo extraído dos bulbos da açucena é usado para a preparação de medicamentos contra as dores articulares e é também um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor de joanetes. Você pode adquirir óleo de açucena ou, se não encontrar, pode pegar algumas folhas da planta, mergulhá-las em conhaque durante 5 minutos e esfregá-las sobre a área dolorida.

Imagem: floresfrescas.com
7

Descubra outras soluções eficientes no artigo Como eliminar os joanetes sem cirurgia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para aliviar a dor de joanete, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.