Remédios caseiros para as pernas inquietas

Remédios caseiros para as pernas inquietas
Imagem: guilhermederrico.wordpress.com

A síndrome das pernas inquietas é um transtorno neurológico que, entre outros sintomas, causa sacudidas, formigamento, coceira, ardor, tensão, pontadas e incômodos nas extremidades inferiores. O paciente que sofre desta síndrome sente a necessidade urgente de mover com força as pernas quando se encontra relaxado ou em estado de repouso, sem poder descansar direito e desfrutar de um sono reparador.

Além dos remédios e dos tratamentos terapêuticos existentes para curar esta doença, é possível recorrer a alguns remédios caseiros para aliviar as pernas inquietas e tentar reduzir os incômodos que produz. Descubra quais são os mais eficientes neste artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

O estresse é um fator que, sem dúvida, pode agravar a síndrome das pernas inquietas e aumentar bastante os sintomas existentes. Por isso, além das técnicas de relaxamento e da prática de exercício físico, um dos remédios caseiros mais eficientes para as pernas inquietas é tomar algumas infusões de ervas que ajudem a acalmar os nervos e a reduzir a tensão acumulada. A seguir, mostramos a você os melhores chás com propriedades anti-estresse que pode tomar:

  • Chá de sálvia;
  • Chá de lavanda;
  • Chá de valeriana;
  • Chá de hortelã.
2

Os pacientes que sofrem do síndrome das pernas inquietas normalmente têm problemas para pegar no sono e dormir corretamente durante a noite, pois continuamente interrompem o descanso devido à intensa necessidade que sentem de mover e sacudir as pernas. É por isso que se aconselha favorecer o sono com um chá que ofereça propriedades sedativas como a valeriana ou a tília, ou tomar um banho de água quente logo antes de ir para a cama. Adicione, se gostar do cheiro, algumas gotas de óleo de lavanda ou óleo de alecrim na água da banheira para potenciar o efeito relaxante do banho.

3

Aplicar frio ou calor também é uma grande alternativa para aliviar a coceira, o formigamento e o ardor das pernas produzido por este transtorno. Você só tem que umedecer uma gaze com um pouco de água morna ou fresca e colocar sobre a parte afetada, deixando repousar até secar completamente. Depois, pode substituir a compressa por uma nova. Também pode recorrer a compressas de gel disponíveis em farmácias, como preferir.

4

Outro remédio caseiro para as pernas inquietas que pode aliviar e reconfortar muito é fazer massagens suaves nas extremidades inferiores, tanto de manhã como de noite. Isto também ajudará a melhorar a circulação sanguínea das pernas e a relaxar os músculos por completo. Para isso, pode escolher alguns óleos essenciais com efeito calmante como o de cipreste, o de junípero (zimbro) ou o de alecrim.

5

Além de colocar em prática alguns dos remédios naturais para as pernas inquietas, mencionados anteriormente, também é importante que para lidar com este transtorno e se sentir melhor, leve em consideração as seguintes recomendações:

  • Pratique exercício regularmente mas com intensidade moderada, exercitando toda a musculatura das pernas.
  • Siga uma dieta equilibrada que inclua quantidades importantes de frutas e verduras.
  • Mantenha-se bem hidratada consumindo 2 litros de água diários. Evite, por outro lado, bebidas com cafeína, álcool, chá e outras substâncias excitantes.
  • Mantenha as pernas elevadas ao estar em repouso ou descansar.
  • Mude a postura corporal ao dormir.
  • Mantenha um horário de sono estabelecido e regular.
  • Faça meditação ou pratique técnicas e atividades relaxantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as pernas inquietas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.