Melhorar o sistema imunológico

Remédios caseiros para aumentar a imunidade

Remédios caseiros para aumentar a imunidade

Sente-se cansado? Fica doente com frequência? Então é possível que sua resistência esteja baixa. O sistema imunológico é o mecanismo de defesa natural do corpo que nos protege perante as infecções causadas por agentes invasores. Às vezes, este escudo defensivo debilita-se por diferentes circunstâncias deixando-nos mais vulneráveis. Como consequência, podemos sentir-nos mais cansados e presenciar uma série de sintomas. É aí que devemos fortalecer o sistema imunológico para aumentar a resistência e recuperar nossa capacidade normal de combater as possíveis condições que nos acometem. É por isso que em umComo.com.br explicamos os melhores remédios caseiros para aumentar a imunidade.

Também lhe pode interessar: Como aumentar a imunidade

Índice

  1. O sistema imunológico
  2. Uma boa dieta para aumentar as defesas
  3. Dormir a quantidade de horas adequada
  4. Faça exercício físico
  5. Própolis para aumentar a imunidade

O sistema imunológico

O sistema imunológico é formado por células, proteínas, tecidos e órgãos, e nos protege perante a ameaça de agentes externos que danificam nossa saúde. Quando nossas defesas estão altas esta função é feita corretamente. No entanto, nosso corpo não é perfeito e pode falhar em alguns momentos. É aí que ficamos mais vulneráveis aos danos de vírus e bactérias que penetram no organismo possibilitando o aparecimento de diferentes doenças, como uma gripe ou resfriado.

As células mais conhecidas pertencentes ao sistema imunológico são os glóbulos brancos ou leucócitos. Estas células de defesa são armazenadas em diferentes partes do nosso organismo, tendo uma maior presença na medula óssea, no baço e no timo. Quando algum agente externo penetra no organismo, os glóbulos brancos são secretados através dos gânglios linfáticos. Existem dois tipos de glóbulos brancos ou leucócitos:

  • Fagócitos. Células que circulam pelo sangue e captam microrganismos e outros restos orgânicos.
  • Linfócitos. Células que compõem 30% do total no sangue periférico. São os principais responsáveis pela imunidade, por isso têm memória. Lembram-se dos invasores prévios que já invadiram antes nosso corpo, facilitando a tarefa de destruí-los.

Caso esteja com a imunidade baixa, estas ações não são executadas normalmente. É por isso que podemos tentar aumentar a imunidade através de alguns remédios caseiros.

Remédios caseiros para aumentar a imunidade - O sistema imunológico

Uma boa dieta para aumentar as defesas

Nossa dieta define, em grande parte, o estado do nosso corpo. Apesar de ser verdade que há outros fatores que interferem, como a atividade física, não há dúvida de que uma alimentação correta é fundamental para ajudar a aumentar a resistência e contar com um bom sistema imunológico. Tome nota:

Alimentos ricos em antioxidantes

Este grupo de alimentos é formado por vitaminas, minerais e outros nutrientes capazes de combater os radicais livres. Estes grupos de átomos são prejudiciais quando se acumulam em grandes quantidades. Por este motivo é importante incorporar alimentos antioxidantes na dieta: vitamina C e E, betacaroteno, e selênio.

Alimentos ricos em carboidratos

São os alimentos que fazem parte da pirâmide alimentar, imprescindíveis para proporcionar energia ao nosso corpo e fazer nos sentirmos vitais. Assim, também contribuem com a criação dos glóbulos vermelhos que, como explicamos anteriormente, são fundamentais para aumentar as defesas. Estes alimentos são pães e cereais, arroz integral, massa e legumes.

Alimentos ricos em gorduras insaturadas

Não devem ser confundidos com aqueles ricos em gorduras saturadas. Incorporar produtos com gorduras saudáveis, isto é, insaturadas, proporciona ácidos monoinsaturados e poli-insaturados. Estes têm efeitos positivos quando consumidos moderadamente, e também reduzem os níveis do colesterol ruim. Alguns dos produtos que podemos incorporar na dieta para aumentar as defesas melhorando o sistema imunológico são o salmão, abacate, nozes e frango.

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são nutrientes vitais para que o sistema imunológico goze de saúde. Estes nutrientes devem ser renovados periodicamente, por isso um déficit de vitamina poderia piorar o estado das nossas defesas. Além disso, a proteína é o componente mais importante dos glóbulos brancos. Podemos encontrá-la em carnes, peixes, aves, laticínios e ovos.

Remédios caseiros para aumentar a imunidade - Uma boa dieta para aumentar as defesas

Dormir a quantidade de horas adequada

A falta de sono debilita o sistema imunológico e reduz o número de defesas. Quando não temos um sono reparador ou não dormimos as horas suficientes a contagem de glóbulos brancos tem uma perda em seu ritmo. Durante o sono ocorre uma série de processos e mudanças no nosso corpo que garantem que este funcione corretamente durante o dia. Dormir pouco afeta o sistema imunológico, por isso um dos remédios caseiros mais simples para aumentar a resistência é dormir as horas necessárias.

Remédios caseiros para aumentar a imunidade - Dormir a quantidade de horas adequada

Faça exercício físico

A alimentação e dormir bem são dois dos remédios mais importantes para aumentar a resistência e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, exercitar fisicamente nosso corpo é outra das condições para contar com boas defesas. Não é necessário fazer exercícios exaustivos, mas fazer cerca de 30 minutos de exercício moderado diariamente. O esporte aumenta as defesas do organismo e estimula a mobilidade dos glóbulos brancos. Além disso, conta com muitos outros benefícios para o nosso corpo: aumenta a produção de endorfinas, elimina toxinas e cuida das articulações, ossos e músculos.

Remédios caseiros para aumentar a imunidade - Faça exercício físico

Própolis para aumentar a imunidade

Este produto poderia ser incluído no parágrafo anterior onde se falava da alimentação. No entanto, os benefícios do própolis podem ser utilizados especificamente como remédio caseiro para aumentar as defesas. Esta substância produzida pelas abelhas tem muitas propriedades: anti-inflamatórias, antiviróticas, antibacterianas, cicatrizantes, analgésicas e imunoestimulantes. Seus componentes aumentam as defesas do nosso organismo e fortalecem o sistema imunológico. O própolis pode ser utilizado como acompanhamento de comidas e com algumas colheres conseguirá aumentar as defesas. Incluí-lo na sua dieta irá protegê-lo de infecções e outros problemas.

Extra: saiba como aumentar a imunidade com alho

Remédios caseiros para aumentar a imunidade - Própolis para aumentar a imunidade

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para aumentar a imunidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosana
gostaria de saber sobre pedras nos rins anemia hipotiroidismo e hipertiroidismos
1 de 6
Remédios caseiros para aumentar a imunidade