Remédios caseiros para erupções cutâneas

Remédios caseiros para erupções cutâneas

Você tem erupções cutâneas no corpo e quer curá-las de forma natural com remédios caseiros? Na maioria das vezes, o seu aparecimento pode ser explicado por vários fatores do ambiente através do contato com elementos que nos causam alergia, urticária ou que nos irritam a pele. Se as erupções são muito extensas, se provocam coceira em excesso ou se machucam, o melhor é consultar um médico o mais rápido possível - uma reação alérgica forte pode provocar um choque anafilático. Além de seguir todas as recomendações do doutor, no umCOMO recomendamos a leitura desse artigo que indica o melhor remédio caseiro para erupções cutâneas para cada caso.

Causas das erupções cutâneas

A presença de erupções cutâneas na pele se deve a uma reação inflamatória - o corpo produz uma substância chamada histamina que pode provocar muita coceira e inflamação na zona afetada. Existem vários motivos pelos quais esse tipo de alergia na pele de qualquer parte do corpo. No entanto, é essencial conhecer a origem da reação em cada caso para poder tratar o problema de um jeito rápido e eficaz. Essas são as principais causas das erupções cutâneas:

Picadas

As picadas de insetos fazem com que o nosso corpo reaja com uma inflamação localizada devido à histamina que liberta e que, geralmente, também provoca muita coceira, irritação e até mesmo dor. Podem ser tratadas e, por vezes, necessitam um tratamento médico forte. Contudo, nunca é possível fazer com que desapareçam em poucas horas, já que passam pelo processo de inflamação e desinflamação até se curarem, mas podem ser aliviadas com as dicas que veremos mais abaixo.

Alergias

Quer seja por reações ou por contato com a pele, por medicamentos, por alimentos ingeridos ou por substâncias inaladas, as alergias são perigosas já que não só provocam muita coceira na pele com urticária, mas também provocam inflamação generalizada que pode levar a um choque anafilático e, por isso, devemos consultar um médico rapidamente.

Urticária

A urticária é uma reação inflamatória na pele provocada pelo atrito de um elemento que irrita muito a derme, podendo se dever a uma alergia ou a componentes irritantes de uma substância. Existem remédios para urticária que o médico pode recomendar, mas as soluções caseiras que indicamos também podem ser úteis para aliviar o sintoma em casos leves.

Mudanças hormonais

Nesses casos, por vezes surgem erupções cutâneas que não coçam mas, dependendo de diversos fatores, podem provocar esse desconforto. As mudanças nos níveis de hormônios no organismo provocam reações na pele como o aparecimento de espinhas e de erupções passageiras.

Transpiração

Quando suamos porque sentimos calor ou porque fazemos esforço, é normal que apareçam essas marcas em algumas zonas do corpo, uma vez que o suor irrita a pele e a resseca quando seca.

Estresse

Em casos de erupções cutâneas por estresse, muitas vezes se tratam de lesões que aparecem e desaparecem, aumentando a sua presença, coceira e irritação, ficando mais vermelhas em momentos de maior ansiedade e estresse. Contudo, quando a pessoa afetada se acalma um pouco, estas marcas vão desaparecendo sozinhas, assim como os sintomas que provocam.

Essas são as possíveis causas que explicam as lesões vermelhas na pele. Se você detectar essas marcas na pele e, sobretudo, se duram vários dias, se doem, se estão afetando uma zona grande ou se coçam muito e você não para de se coçar, o melhor é consultar o sue médico o mais rápido possível para que ele indique um tratamento eficaz. Contudo, existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar o desconforto como os conselhos que indicamos em seguida: remédios caseiros para as erupções na pele.

Aloé vera para a pele com urticária e erupções

Um remédio natural muito popular para tratar lesões e condições de pele é a babosa ou aloé vera. Esta planta suculenta contém uma polpa repleta de propriedades refrescantes, hidratantes, calmantes, anti-inflamatórias e analgésicas, entre muitas outras que fazem dela um excelente remédio caseiro para alergia na pele, uma vez que alivia a coceira, a alergia ou outros problemas, reduzindo as erupções.

Se você está buscando um creme para urticária, dermatite, picadas de inseto, etc., que sirva para acalmar o desconforto, apenas necessita cortar uma folha dessa planta e sacar a polpa ou gel e aplicar diretamente sobre a zona afetada. Recomendamos que você coloque a planta na geladeira ou no freezer por alguns minutos para que o frio potencie o efeito anti-inflamatório.

Aveia para acalmar a pele com coceira

Se você sofre de erupções cutâneas que coçam, o melhor é preparar um banho de aveia usando a farinha ou salvado de aveia. Este cereal tem uma grande capacidade para aliviar e acalmar o desconforto e as condições da pele, sendo um bom remédio caseiro para coceira na pele provocada por alergia, picadas de insetos ou outros fatores.

Para aplicá-la, você pode optar por mais de um método. Como comentado, os banhos de aveia são muito eficazes e, para isso, você apenas necessita misturar 1 xícara de salvado de aveia na água morna da banheira. Se você não tem salvado em casa, recomendamos que liquidifique os flocos de aveia até obter um pó para que seja mais fácil e eficaz.

Outra forma é misturar o pó desse cereal com um óleo essencial calmante como lavanda ou calêndula numa proporção de 200 gramas de aveia por cada 10 gotas de óleo essencial e aplicar a pasta na pele afetada. Retire com água fria depois de 20 minutos.

Carvão ativado para pele com lesões

O carvão ativado é um elemento perfeito para reduzir o desconforto e a coceira na pele devido ao aparecimento de erupções. A ação do oxigênio e outros componentes que este carvão contém ajudam a tratar este problema e combater o odor que as marcas podem provocar.

Para preparar este remédio natural para urticária você apenas necessita comprar as cápsulas em uma farmácia, ervanária ou loja de produtos naturais. Prepare um pouco de água, entre 5 e 10 gotas é suficiente, e misture com 2 cápsulas ou comprimidos de carvão ativado até obter uma pasta. Coloque sobre a pele afetada, garantindo que fica bem coberta, e deixe atuar por 30 minutos, no máximo, lavando depois com água abundante e fria. Este remédio natural pode ser usado 2 ou 3 vezes por dia e você notará o alívio desde o primeiro uso.

Plantas medicinais para alergia de pele

Você pode usar estas plantas para preparar um chá para urticária, mas a melhor forma de atacar esse problema na pele consiste em aplicar a infusão de forma tópica diretamente na zona afetada ou preparar uma pasta com as plantas em pó ou com as folhas trituradas e um pouco de água. Algumas das melhores plantas medicinais para alergia de pele são as seguintes:

  • Camomila
  • Calêndula
  • Menta
  • Manjericão
  • Cúrcuma
  • Lavanda
  • Urtiga verde (folhas secas)
  • Gengibre

Você também pode preparar um banho com a infusão ou aplicar a mistura com textura de pasta entre 3 e 4 vezes por dia no início e, quando notar melhorias e alívio na coceira e na dor, reduzir para 1 a 2 vezes por dia até as erupções desaparecerem.

Pasta de bicarbonato para aliviar erupções cutâneas

Um dos melhores remédios caseiros para erupções na pele com muita coceira é o bicarbonato de sódio, uma vez que pode servir para aliviar muito esta sensação e evitar que você se coce continuamente, piorando o problema. Você apenas precisa misturar uma colher de bicarbonato com outra de água, uma vez que assim será mais eficaz do que apenas com um produto. Quando formar uma pasta, aplique diretamente na pele com lesões e deixe atuar por 10 a 20 minutos antes de retirar com água fria e abundante.

Outra opção é adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio na água quente da banheira e, depois de misturar bem e de a água esfriar um pouco, submergir-se por 30 minutos, no máximo.

Como aliviar a coceira na pele

Além de tomar a medicação indicada pelo médico e de apostar nos remédios naturais para erupções cutâneas, você deve seguir algumas orientações para aliviar o desconforto provocado pelas lesões e evitar que piorem e provoquem condições secundárias:

  • Evite se coçar para prevenir lesões, arranhões e feridas que possam servir de entrada para micro-organismos que provocam infeções.
  • Evite os banhos e duchas com água quente, uma vez que a temperatura alta ativa a circulação, fazendo que a coceira seja mais intensa. Prefira sempre água fria ou morna.
  • Evite a roupa justa na zona afetada. Se você tem erupções nas pernas, prefira calções, vestidos ou saias e em caso de erupções no pescoço, por exemplo, evite golas altas, cachecóis, lenços, etc.
  • Beba muitos líquidos, preferivelmente água, para manter uma boa hidratação da pele.
  • Use cremes hidratantes leves para manter a pele em boas condições.
  • Use produtos antialérgicos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para erupções cutâneas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.