Remédios caseiros para impetigo

Remédios caseiros para impetigo

O impetigo é uma infecção cutânea superficial que afeta principalmente as crianças. Ela pode afetar qualquer zona da pele, principalmente a face a as mãos. Ela pode ser causada por dois tipos de bactérias que provocam sintomas muito diferentes. Pode ser espalhada por contacto físico entre crianças sendo ela contagiosa ou por cortes ou rachaduras. Se a infeção estiver na fase inicial é possível tratá-la com remédios caseiros e naturais. Fique a saber quais os remédios caseiros para impetigo, e como usá-los através do artigo do umComo.

Compressa de calêndula

As propriedades antimicrobianas e cicatrizantes da calêndula ajudam imenso a curar as feridas e infeções rapidamente. Junte duas colheres de sopa de calêndula num recipiente com 250ml de água a ferver para fazer uma infusão, tampe e deixe descansar por 20 minutos. Com o auxilio do algodão ou gaze, molhe-o na infusão e aplique nas feridas três vezes por dia até melhorar.

Bardana

Outro remédio caseiro e eficaz para tratar do impetigo nas crianças é a bardana. Tem ação bactericida e antimicótica e é ótima para limpar feridas e inflamações da pele. Faça a decocção de 50g de raízes e folhas da bardana num litro de água durante 15 minutos. Use um algodão para aplicar por várias vezes durante o dia.

Batata

Use a fécula da batata nos cataplasmas para ajudar as crostas a cair. É rica em Vitamina C, Vitamina B e em Potássio tornando-a um alimento anti-inflamatório. Com as folhas faça uma decocção de 20 gramas em um litro de água e tome três xícaras por dia.

Repolho

Para além das infusões, outros alimentos podem servir como remédio caseiro para o impetigo. Lave a pele e passe o suco do repolho pelas feridas. Pode aplicar várias vezes ao dia, melhorando o impetigo e embebendo cada ferida. O repolho tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes por conter na sua composição antocianinas.

Amor-perfeito silvestre

Através desta planta é possível fazer uma "pomada" que ajudará a cicatrizar as feridas provocadas pelo impetigo. As suas propriedades fungicidas e bactericidas evitam deixar marcas na pele. Num litro de água ferva 80g de flores amor-perfeito silvestre, e deixe descansar por 20 minutos. Aplique a infusão nos locais várias vezes ao dia.

Mistura de óleos essenciais

Misture bem num recipiente uma colher de sopa de óleo de amêndoa doce, meia colher de chá de óleo essencial de melaleuca, meia colher de chá de cravo-da-índia e meia colher de chá de óleo essencial alfazema. Com a ajuda de um conta-gotas aplique a mistura nas bolhas causada pelo impetigo, pelo menos três vezes ao dia. A melaleuca é uma planta medicinal com ação antibiótica, antiviral, balsâmica, bactericida e cicatrizante. O cravo-da-índia possui também propriedades anti-bacterianas que ajuda a secar as bolhas. O óleo essencial de alfazema suaviza e elimina a inflamação, acalmando-a. É aconselhado a aplicação tanto a adultos como a crianças.

Vinagre de Sidra

Para ajudar a cicatrização, resolver a infeção e remover as cristas prepare uma solução antibiótica com um produto natural. Misture uma colher de sopa de vinagre de sidra em dois copos de água morna e mergulhe a zona afetada na solução por 15 minutos numa superfície regular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para impetigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.