Remédios caseiros para limpar os pulmões

Remédios caseiros para limpar os pulmões

Os pulmões são um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois permitem-nos receber o ar e o oxigênio que precisamos para viver. Cuidar deles e mantê-los em perfeitas condições é algo fundamental para ter uma boa saúde. No entanto, há muitas substâncias nocivas que podem ir nos intoxicando e prejudicando a nossa saúde de forma progressiva, de forma que suas funções vitais não se realizem corretamente. Neste artigo do umCOMO insistimos na importância de limpá-los de forma natural com certa frequência, para garantir o seu bom funcionamento e desfrutar de uma excelente saúde respiratória. Continue lendo e descubra quais são os melhores remédios caseiros para limpar os pulmões aos quais pode recorrer.

Por que é importante limpar os pulmões

Limpar os pulmões de vez em quando é algo que beneficia muito a saúde destes órgãos, mas também a do organismo no geral, pois com isso é possível eliminar todas essas toxinas e substâncias prejudiciais que vão se acumulando com o tempo e que, a longo prazo, podem afetar de forma muito negativa o bom funcionamento dos pulmões.

Através da limpeza natural dos pulmões você contribui para eliminar o catarro acumulado, que é uma espécie de muco pegajoso que pode permanecer nas vias respiratórias devido a infecções mal curadas, alergias, gripes, bronquite, pneumonia, etc. Além disso, é um processo benéfico principalmente para fumadores ou ex-fumadores, pois também limpam os pulmões da nicotina e dos componentes nocivos do cigarro. Por outro lado, as pessoas que vivem em cidades com muita contaminação também poderão purificar os seus pulmões e melhorar a sua respiração.

Anote os conselhos e tratamentos que vamos explicar de seguida para saber como limpar os pulmões de forma natural e melhorar o seu funcionamento.

Inalações de eucalipto

Um dos melhores remédios caseiros para limpar os pulmões e brônquios são as inalações de eucalipto. O eucalipto é uma planta com propriedades excelentes para tratar diversos problemas respiratórios, entre os quais se destacam as expectorantes, as antissépticas e as anti-inflamatórias. Ajuda a eliminar o muco acumulado nas vias respiratórias, reduzir a inflamação das vias nasais e facilitar a circulação do ar. Este remédio é muito bom também em caso de resfriado, tosse, faringite, bronquite e gripe. Para levá-lo a cabo, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • Um punhado de folhas de eucalipto

Em primeiro lugar, ferva a água junto com as folhas de eucalipto por uns 5 minutos. Apague o fogo e com cuidado para não se queimar, coloque a panela sobre a mesa. Cubra sua cabeça com uma toalha e aproxime o rosto da panela para começar a inalar o vapor quente que a mistura de água e eucalipto solta. Fique nessa posição por uns 15 minutos, aproximadamente.

Se tiver dúvidas sobre o procedimento, recomendamos que consulte o artigo Como fazer inalações.

Alho: abre os brônquios e melhora a respiração

O alho é um ótimo alimento que pode ser consumido para limpar os pulmões após fumar e purificá-los por completo quando se considerar necessário. Contém um componente ativo, chamado de alicina, que é bom para tratar doenças como catarros e gripes e para favorecer a abertura dos brônquios. Tudo isso fará com que os pulmões se livrem de substâncias nocivas que tenham ficado alojadas neles e melhorará a respiração.

Para usá-lo com este objetivo, o melhor é consumir o alho cru. Se quiser evitar o seu sabor e o problema do mau hálito, então recomendamos que corte um dente de alho pela metade e tome acompanhado de um copo de água, como se fosse um comprimido. De qualquer forma, convidamos você a descobrir de que outras formas pode consumi-lo consultando o artigo Como comer alho cru.

Suco de gengibre, cebola e cúrcuma

De seguida, mostramos-lhe uma excelente bebida para limpar os pulmões naturalmente. Nela, estão incluídos três dos melhores alimentos (gengibre, cebola e cúrcuma) para beneficiar o sistema respiratório, por isso não é de se estranhar que seja considerado o melhor remédio caseiro para deixar os pulmões e os brônquios limpos.

  • Gengibre: elimina o catarro, abre os brônquios, trata a tosse e é antibacteriano, anti-inflamatório e antisséptico, ideal para limpar os pulmões do cigarro.
  • Cebola: abre os brônquios, desinflama os alvéolos e favorece a eliminação de mucos e substâncias nocivas.
  • Cúrcuma: contém curcumina, que permite diminuir o estresse oxidativo e inflamatório dos pulmões. Além disso, reduz o risco de sofrer infecções pulmonares e previne o mal-estar respiratório.

Receita de suco de gengibre, cebola e cúrcuma

Para se beneficiar das maravilhosas propriedades destes três alimentos, propomos preparar o seguinte suco natural.

Ingredientes:

  • 50 g de raiz fresca de gengibre
  • 1 colher de sopa de cúrcuma
  • 1 cebola
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1/2 litro de água

Preparação: ferva a água e quando tiver atingido o ponto de ebulição, adicione a cebola descascada e cortada, o gengibre em rodelas e o mel. Deixe cozinhar por uns 40 minutos a fogo médio e ir mexendo para que tudo se integre. Quando a mistura estiver um pouco espessa, apague o fogo e tampe a panela. Deixe repousar durante 60 minutos e, após esse tempo, coe a preparação. Verta o suco obtido em um frasco de vidro escuro e tome 2 colheres de sopa de manhã e outras 2 de tarde.

Chás para limpar os pulmões

Por último, também pode recorrer a alguns chás para limpar os pulmões. Eles são elaborados com plantas medicinais que são excelentes para melhorar a saúde respiratória e conseguir uma boa depuração de toxinas do organismo. As melhores opções são:

  • Chá de tomilho: contém timol, um ingrediente que limpa os pulmões e favorece o relaxamento dos brônquios.
  • Chá verde: é um ótimo desintoxicante e depurador que, além de tudo, protege os pulmões da ação nociva dos radicais livres.
  • Chá de anis e alcaçuz: ideal para reduzir o catarro, aliviar a tosse, tratar a asma e desinflamar as vias respiratórias.
  • Chá de alecrim: relaxa os tecidos irritados pela tosse, ajuda a expulsar o catarro e a melhorar a saúde do sistema respiratório.

Descubra outras alternativas no artigo Quais são as melhores infusões para os pulmões.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para limpar os pulmões, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.