Remédios caseiros para o cisto pilonidal

Remédios caseiros para o cisto pilonidal

O cisto pilonidal, também conhecido como cisto sacro trata-se da acumulação de líquido na base da coluna, na área entre o cóccix e as nádegas. Quando este cisto infecta é quando aparece pus e costuma causar dor no paciente, que pode chegar a sentir enjoos e dores de cabeça intensas. Por isso é essencial que seja tratado de forma específica já que em alguns dos casos requer uma intervenção cirúrgica para limpar a zona e liberar o pus com uma incisão. Neste artigo de umComo vamos falar sobre os remédios caseiros para o cisto pilonidal, que ajudarão você a desinfetar e a reduzir o inchaço.

O cisto pilonidal

Entre as causas do cisto pilonidal destacam-se:

  • Quando um folículo piloso (ou seja, a parte da pele onde o pelo cresce) infecta e a infecção penetra na pele.
  • Acumulação de gordura nesta parte do corpo.
  • Excesso de suor que provoca que a sujeira e as toxinas que o corpo elimina penetrem pelos poros.
  • Muitos golpes nesta zona (muitas horas de carro ou sobre a bicicleta, por exemplo).
  • Devido a uma lesão ou contusão.

Quando esta zona infecta é quando o paciente começa a sentir dores, irritação e inclusive pode chegar a enjoar ou a perder o equilíbrio, tudo depende do grau da infecção. Para tratar o cisto pilonidal, o médico costuma receitar antibióticos assim como aplicação de compressas ou toalhas quentes que ajudarão a reduzir o inchaço.

No entanto, se a infecção for abundante o tratamento pode precisar de uma leve intervenção cirúrgica, com uma incisão para drenar a zona e eliminar o excesso de pus. As pessoas que sofrem de um cisto sacro podem voltar a tê-lo em outras ocasiões e, inclusive, este problema pode virar crônico.

Cúrcuma para o cisto pilonidal

Um dos remédios caseiros para o cisto sacro é a cúrcuma, uma especiaria natural que contém propriedades anti-inflamatórias e antissépticas e que podem conseguir reduzir a dor na hora, além de reduzir a inflamação e favorecer a cura da ferida.

Para aproveitar estas propriedades você pode tomar cúrcuma em cápsulas (que poderá encontrar em lojas de produtos naturais) mas a melhor forma de usar é preparar uma pasta com cúrcuma e água e aplicar diretamente sobre a zona do cisto. Coloque na pele e depois cubra com uma gaze deixando atuar por 20 minutos.

Aloe Vera

Também pode curar um cisto pilonidal naturalmente com aloe vera, uma planta indicada para tratar problemas cutâneos já que contém múltiplas propriedades que a convertem em um poderoso aliado contra as bactérias, os vírus e os micróbios. Além disso é ideal para ajudar a curar feridas e a reduzir o inchaço.

Para aproveitar todos os benefícios do aloe vera recomendamos conseguir um gel desta planta ou cortar a folha e aproveitar o gel que possui em seu interior. O melhor é que esquente um pouco este gel (até notar que a temperatura é morna, nunca quente pois poderia se queimar) e aplique na zona do cisto. Cubra com uma gaze e deixe atuar uns 20 ou 30 minutos.

Sais de Epsom

O sal de Epsom é um produto conhecido cientificamente como sulfato de magnésio hidratado; é um dos remédios mais populares que existe para tratar o cisto pilonidal. O motivo é que contém propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudarão a drenar a zona, a eliminar o inchaço e a conseguir que a dor diminua.

A melhor forma de aplicar é misturar uma colher de sopa em um copo de água, mexer e aplicar na zona com a ajuda de um algodão ou de uma gaze. Para evitar mais infecções é recomendável que depois cubra o local com gaze ou vendas para proteger.

Óleo de árvore de chá ou de ricino

Tanto o óleo essencial de árvore de chá como o de rícino são ideais para curar naturalmente o cisto pilonidal. O motivo é que ambos contêm propriedades antissépticas naturais, assim como antibacterianas e anti-inflamatórias, funcionando muito bem para combater os incômodos deste cisto.

Para isso só terá que colocar um pouco deste óleo essencial em um algodão ou gaze e aplicar com cuidado sobre a zona dolorida. Pode deixar atuar por 30 minutos e depois enxaguar com água morna. Pouco a pouco sentirá como a inflamação diminui e como vai se sentindo melhor.

Cuidados de um cisto pilonidal

Além destes remédios caseiros para o cisto pilonidal recomenda-se considerar uma série de cuidados que ajudarão você a proteger a zona infectada, assim como a diminuir a dor e prevenir que a infecção piore ainda mais. Os cuidados que tem que ter em consideração são os seguintes:

  • A zona tem que estar sempre limpa e seca para evitar que a infecção piore.
  • Evite ficar sentado por muito tempo em lugares duros, use uma almofada ou travesseiro para manter a zona protegida.
  • Não faça exercícios que forcem o local para evitar que a dor seja mais intensa.
  • Não use peças de roupa muito justas porque sentirá mais dores e atritos.

Em umComo aconselhamos consultar um médico para que lhe indique qual é o tratamento a seguir e se requer ou não uma intervenção cirúrgica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o cisto pilonidal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.