Partilhar

Remédios caseiros para os enjoos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para os enjoos

O enjoo é uma sensação desagradável pela qual parece que podemos desmaiar a qualquer momento. Costuma ser causado pelo movimento, uma queda da pressão arterial ou por doenças como a hipoglicemia, por isso aparece como um sintoma. No princípio, os enjoos não implicam nenhum risco e não nos devemos preocupar em excesso. No entanto, se estes não pararem e forem frequentes, seria bom consultar um médico. Com o objetivo de poder aliviar esta sensação tão desconfortável, em umComo vamos explicar para você alguns remédios caseiros para os enjoos que poderá realizar de forma simples.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os nervos
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, quando detectamos que estamos enjoando, o melhor é sentar em um lugar cômodo e permanecer quieto. Outra medida que podemos realizar é esticar-se e levantar as pernas para facilitar a irrigação sanguínea na cabeça. Um pouco de água também ajuda a hidratar-nos caso a falta de água tenha sido a causadora do enjoo. Caso nos sintamos enjoados, por exemplo, quando estamos dentro de um carro ou transporte público, o recomendável é olhar para um ponto fixo para tentar eliminar a sensação de que tudo gira ao redor. É sempre recomendável tratar de descer do veículo se virmos que o enjoo continua e/ou aumenta. Por outro lado, inspirar ar profundamente irá permitir oxigenar o nosso corpo e ajudará que o enjoo termine.

2

Um remédio caseiro que pode ser eficaz contra o enjoo é o suco de maçã. Às vezes, os enjoos podem ser causados por uma queda de açúcar no sangue ou por uma diminuição da pressão arterial. Por isso, o vinagre de maçã contém propriedades estimulantes que permite regular os níveis de açúcar. Um copo de suco de maçã quando nos sentimos enjoados poderá ajudar a nos sentir melhor. Do mesmo modo, consumir chocolate contribuirá positivamente para aumentar o nível de açúcar no sangue.

Remédios caseiros para os enjoos - Passo 2
3

O gengibre é outro dos remédios que podemos utilizar para curar os enjoos. Isto porque esta raiz contém muitas propriedades positivas das quais podemos nos beneficiar, entre as quais encontramos a de bloquear os receptores de serotonina, os responsáveis pelas náuseas. Só precisamos de preparar uma infusão desta planta adicionando uma raiz. Além disso, o gengibre ajuda a combater condições intestinais, facilita uma boa digestão, é eficaz contra o mau hálito e é considerado um antibiótico natural.

4

A pimenta caiena é conhecida pelo seu uso na cozinha, uma vez que oferece sabor aos pratos. Além dos seus usos culinários, esta planta é conhecida pelas suas múltiplas propriedades benéficas para a saúde humana. Tem um efeito antibiótico pelo seu conteúdo em capsaicinoides, entre os quais se encontra a capsaicina, capaz de estimular a produção de endorfinas que eliminam a sensação de dor. Além disso, a pimenta caiena estimula a circulação do sangue aumentando a sua circulação, por isso contribui para que o enjoo desapareça em menos tempo do que sem este remédio. Para a sua preparação, fervemos um pouco de água e adicionamos uma colher de chá desta planta.

5

A menta é outro remédio caseiro que ajuda a aliviar as náuseas que acompanham os enjoos. Para isso, será necessário preparar apenas um chá de hortelã com umas folhas ou ferver as folhas e comê-las diretamente. Também é eficiente contra a dor de estômago e evita os vômitos pelas suas propriedades antiespasmódicas, por isso é considerada uma planta contra os vômitos. Assim como a pimenta caiena, a hortelã também contribui para uma melhor circulação do sangue que ajuda a se recuperar antes do enjoo.

Naqueles casos em que os enjoos são produzidos pela cervical, o tratamento de frio e calor pode ser eficiente se o aplicarmos na zona afetada. Devemos colocar uma bolsa de gelo durante uns minutos enrolada em um pano para que o frio não seja excessivo e, posteriormente, introduzir um pano com água quente ou tomar um banho com água quente.

6

Alguns conselhos que servirão para combater o enjoo e saber como atuar são:

  • Evitar as mudanças bruscas de movimento caso sejamos propensos a sofrer de enjoos.
  • Deitar-se no chão se necessário, naquelas situações em que se tenha a sensação de desmaio iminente. Isso impedirá que nos machuquemos caso haja uma queda ao ficarmos inconscientes.
  • Levar uma bala conosco caso tenhamos uma queda de açúcar.
  • Manter-se sempre bem hidratado e não permanecer longos períodos de tempo sem comer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os enjoos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

Remédios caseiros para os enjoos
1 de 5
Remédios caseiros para os enjoos

Voltar ao topo da página