Remédios caseiros para os furúnculos

Remédios caseiros para os furúnculos
Imagem: curioseando.com

O furúnculo apresenta-se quando um folículo capilar se infecta com a bactéria do estafilococo, gerando uma protuberância vermelha similar a uma espinha que se encontra cheia de pus. Com o passar dos dias e o aumento da infecção, esta protuberância vai crescendo e causando dores na pessoa, por isso é importante tratá-lo o quanto antes para acabar com o problema. Será necessário esvaziar a protuberância para garantir uma correta recuperação, por isso em umComo damos alguns remédios caseiros para os furúnculos que potenciarão sua rápida eliminação.

Passos a seguir:
1

Um furúnculo pode ser incômodo e doloroso para quem sofre dele, mas se não for corretamente tratado pode deixar uma marca na área afetada, sendo fundamental drená-lo da forma adequada para eliminar o pus e favorecer seu bem-estar.

2

Um remédio caseiro muito eficaz para os furúnculos são as compressas de água quente. Como precisamos que o poro se abra para eliminar o pus que contém e reduzir a infecção, o calor é um grande aliado. Você só tem que aplicar uma compressa quente na área durante 10 minutos 3 vezes por dia.

Quando o furúnculo começar a drenar é importante continuar com esta recomendação durante pelo menos dois dias para ter a certeza de que ficou adequadamente vazio.

3

A argila verde, que costuma ser usada para a elaboração de máscaras faciais, também é uma grande alternativa para eliminar os furúnculos, pois devido às suas propriedades ajudará a secar a lesão com sucesso.

Compre em qualquer loja de produtos naturais um pacote de argila verde, misture em uma tigela de plástico ou madeira uma colher de sopa com um pouco de água mineral até formar uma massa. Depois aplique na parte afetada e deixe atuar durante 10 minutos. Repita umas duas vezes por dia até que comece a secar.

4

A cúrcuma é um ótimo antisséptico natural, por isso é um dos melhores remédios caseiros para os furúnculos, pois ajuda a drenar o pus e a eliminar a infecção. Você só tem que misturar um pouco de cúrcuma com água mineral formando uma massa, aplicar na área três vezes por dia e esperar pelos bons resultados.

5

Existem dois ingredientes naturais que são conhecidos por suas capacidades antissépticas, ajudando a tratar diversas doenças. Trata-se da cebola e do alho, usados popularmente para tratar os furúnculos.

Apesar do seu cheiro forte, são ótimas soluções para este problema. Deverá aplicar na parte afetada um pouco do suco extraído de uma cebola ou alho três vezes por dia. De forma eficiente o furúnculo drenará o pus acumulado, garantindo sua recuperação.

6

A farinha de milho também é conhecida como um remédio popular para tratar os furúnculos. Você só deve aquecer muito bem um pouco de água e acrescentar farinha de milho até formar uma massa que deve aplicar na área 3 vezes por dia. Convém tampar a área com uma gaze para garantir um efeito melhor.

7

Além de tratar o furúnculo com alguns remédios caseiros, convém ter em consideração certas recomendações:

  • Não aperte o furúnculo pois a infecção contida nele poderia passar à corrente sanguínea e causar um problema de saúde sério. Aplique os remédios caseiros para favorecer a drenagem adequada do pus e espere o tempo prudencial para que sare.
  • Certifique-se de que a área em que o furúnculo se encontra esteja perfeitamente limpa para evitar que aumente a infecção.
  • Se a infecção avançar e o furúnculo aumentar seu tamanho ou apresentar muita dor é importante ir ao dermatologista para uma revisão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os furúnculos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.