PARTILHAR

Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos

A cera dos nossos ouvidos é uma substância natural produzida pelo nosso corpo para impedir que agentes externos entrem pelo pavilhão auricular causando danos. O cerume é produzido no interior do ouvido e passa para o exterior para ser eliminado. Além de proteger a entrada de substâncias externas, a cera dos ouvidos contém substâncias que permitem enfrentar possíveis infecções. É possível que algumas pessoas se perguntem como se desfazer da cera, enquanto outras utilizam métodos inapropriados que podem causar danos. Por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você alguns remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos.

Também lhe pode interessar: Como limpar a cera dos ouvidos
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, devemos ser conscientes de que o cerume do ouvido se limpa de forma natural, pelo que em princípio não teríamos que limpar essa substância. Às vezes, a cera pode chegar a originar um entupimento que cause problemas de audição ou infecções, por isso deve consultar um especialista para que o retire. No entanto, algumas pessoas preocupam-se com a presença de cera em seus ouvidos e desejam eliminá-la. No caso de suspeitar de um entupimento de cera nos ouvidos, os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Ruídos ou zumbidos no interior do ouvido.
  • Coceira e secreção de líquido proveniente do interior do ouvido.
  • Dor de ouvido e/ou perda de audição.
2

Com o tempo, uma série de métodos para extrair o cerume dos ouvidos se popularizou, mas pode supor um risco para a saúde. Por isso, devemos evitar limpar a cera dos ouvidos das seguintes formas :

  • Não utilizar cotonetes ou outros objetos similares, já que podem danificar o tímpano além de exercer pressão sobre a cera e fazer com que ela se introduza dentro do ouvido.
  • Não introduzir substâncias que possam irritar o ouvido, já que a pele do interior é muito sensível e pode ser danificada com facilidade.
  • Não tentar limpar o ouvido no caso de ter o tímpano perfurado, já que podemos provocar danos no ouvidos e infecções.
  • Não utilizar remédios caseiros para tirar a cera do ouvido se sentir dor.
Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos - Passo 2
3

Um dos primeiros passos que podem ser realizados no caso de sentir que está com cera no interior do ouvido é massagear a zona exterior com a mão, realizando movimentos circulares sem exercer muita pressão e, posteriormente, puxar a parte traseira da orelha para trás, suavemente. Desta forma conseguiremos que a cera aderida fique solta e facilitaremos sua saída para o exterior.

4

A água oxigenada é um dos produtos que mais se utiliza como remédio caseiro para tirar a cera dos ouvidos. Devemos esquentar um pouco de água, sem que fique muito quente pare evitar danos no ouvido, e adicionar um pouco de água oxigenada, conhecida também como peróxido de carbono. Deve deitar-se sobre a cama de tal forma que o ouvido fique olhando para cima e introduza umas gotinhas, sem usar nenhum utensílio para introduzir no interior. Deve deixar simplesmente que as gotas desçam até atingir o interior do ouvido. Depois de alguns minutos, mude de lado de maneira a que a outra orelha fique para cima, para que as gotas saiam da outra orelha e possamos introduzir mais água oxigenada nesta.

5

Outra boa opção para tirar a cera dos ouvidos é elaborar uma solução salina caseira. Para isso, só devemos misturar uma colher de sopa sal em meia xícara de água. Após obter a solução salina, embeba uma gaze e deixe que caiam algumas gotas no canal auditivo, seguindo as instruções anteriores.

Do mesmo modo, podemos conseguir óleo de parafina, um produto que pode ser comprado na maioria das farmácias. Após a sua compra, esquentamos um pouco do óleo e, como nos casos anteriores, introduzimos algumas gotas no ouvido e esperamos uns minutos até que faça efeito. Depois lavamos o ouvido com um pouco de água.

Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos - Passo 5
6

A glicerina é outro remédio natural ótimo para tirar a cera dos ouvidos. Pode ser adquirido em farmácias e, para sua execução visando tirar a cera dos ouvidos, devemos seguir os mesmos passos que com os anteriores remédios caseiros. Da mesma forma, também podemos usar um pouco de azeite de oliva, outro produto que costumamos ter em casa. Devemos esquentar um pouco de azeite de oliva, evitando que chegue a uma temperatura muito alta; só deve ficar morno.

7

Por último, a camomila também pode ser eficiente para tirar a cera dos ouvidos e sua elaboração é muito simples. Preparamos um chá desta planta e deixamos que esfrie até ao ponto de atingir uma temperatura morna. Coamos o conteúdo para nos desfazer das ervas, caso contrário poderiam ser introduzidas no interior do ouvido. As gotas do chá de camomila devem ser utilizadas em modo de limpeza depois de introduzir as gotas de azeite de oliva.

Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos - Passo 7
8

Não nos devemos esquecer que o ouvido é muito sensível e pode ser danificado com facilidade. Por isso e com o objetivo de evitar qualquer dano, não é aconselhável tentar eliminar a cera se sentirmos que existe algum problema no mesmo. No caso de sentir dor, sensação de entupimento, presença de líquido que vem do interior ou qualquer outro sintoma, consulte um especialista para examinar seu ouvido e garantir uma boa saúde auditiva. Também é recomendável visitar um especialista de forma periódica para revisar a saúde auditiva das crianças pequenas.

Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos
1 de 5
Remédios caseiros para tirar a cera dos ouvidos

Voltar ao topo da página ↑