Partilhar

Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

 
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 16 maio 2018
Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

O sangramento anal pode acontecer por uma hemorroida, uma fissura, um câncer e outras causas que vamos falar neste artigos. Ao observarmos quaisquer sangramentos atípicos e inesperados em nosso corpo, é normal ficarmos preocupados. Se o sangramento é retal, a preocupação pode ser maior ainda. Sangramentos desse tipo podem ser notados no papel higiênico, no vaso e também pela coloração mais escura das fezes, que indica presença de sangue.

Nessas horas, o recomendado é se acalmar e buscar entender que sangramentos retais possuem diversos motivos: pode ser algo de errado no trato digestivo como também algo no ânus, como hemorroidas ou fissuras. No artigo de hoje em umCOMO, reunimos informações importantes para tirar todas as dúvidas a respeito de sangramentos retais. Entenda: sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Sangue nas Fezes, o que pode ser?

Diferenças de sangramentos retais - como identificar

O tom do sangue e a forma como ele se apresenta são informações importantes que ajudam a identificar melhor qual a origem do sangramento:

  • Em casos de sangue vermelho escuro, a suspeita é que a origem do sangramento seja da parte superior do cólon ou do intestino delgado;
  • Em casos de sangue vermelho vivo, é mais provável que o sangramento seja proveniente da parte de baixo do cólon ou reto;
  • Por último, fezes escuras ocorrem quando o sangramento tem origem estomacal;

Sangramento retal - qual médico procurar?

Se o caso for muito urgente, ou seja, se estiver incomodando o paciente a ponto de atrapalhá-lo na realização de suas atividades diárias, pode-se consultar um clínico geral. No entanto, o ideal é consultar-se com um médico que seja especialista na área. Dentre as opções, estão o gastroenterologista (especializado no trato digestivo) e o proctologista (especializado no reto e no ânus).

Sangramento retal - possíveis causas

Hemorroida

Caso você tenha notado sangue no papel higiênico após defecar, tente não se preocupar logo de cara. A hemorroida costuma ser a causa mais comum para o aparecimento desse sintoma. As hemorroidas são pequenos vasos sanguíneos dilatados localizados na região do reto e do ânus. Quando há a inflamação desses vasos é que a doença se manifesta. Existem dois tipos de hemorroidas:

  • Hemorroidas externas: são dolorosas, mas não sangram
  • Hemorroidas internas: sangramento retal indolor

A inflamação das hemorroidas é mais comum em mulheres grávidas e em casos de constipação crônica. Para ajudar no tratamento, recomenda-se o aumento da ingestão de fibras. Leia mais em: Como parar o sangramento das hemorroidas.

Fissura anal

Em casos de fezes ressecadas ou diarreia severa, o tecido de revestimento do ânus pode acabar ferido, expondo terminações nervosas e vasos sanguíneos. Essa situação pode provocar dor e sangramento na hora de evacuar. Banhos quentes e dieta rica em fibras ajuda no tratamento, mas, em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.

Sugestão: Como tratar uma fissura anal

Fístula anal

A fístula é um canal que liga o reto à pele ao redor do ânus. Quando há sangramento, ele geralmente está relacionado com a enfermidade de Crohn. Medicamentos para o tratamento da doença e antibióticos ajudam, mas a cirurgia pode se fazer necessária.

Prolapso retal

Em pessoas cujo tecido retal é enfraquecido, existe a possibilidade de partes do reto se projetarem a partir do ânus, provocando sangramento. Essa condição é mais propensa em idosos. A intervenção cirúrgica se faz útil na maioria dos casos.

Proctite e colite

O reto e o cólon são regiões muito propensas à inflamação e ulceração. A proctite é quando a inflamação se restringe ao reto e, quando envolve o cólon, caracteriza-se colite. Sintomas incluem sangue vivo nas fezes e dores abdominais, sensação urgente de defecar e, eventualmente, diarreia. Para que o tratamento seja eficaz, é necessário descobrir a causa da inflamação.

Diverticulite

O divertículo é um apêndice em forma de um pequeno saco e que pode se projetar para a parede do intestino. Na maioria das vezes, isso não é um problema. No entanto, quando há infecção desse pequeno órgão, ocorre a diverticulite. Na maior parte das vezes, o sangramento da diverticulite é curto, mas, em outros casos, o sangramento pode continuar por dias, toda vez ao defecar. Nesses casos de sangramento persistente, costuma ser necessária hospitalização do paciente e intervenção cirúrgica.

Tumores

A área do reto e do ânus também está propensa ao aparecimento de tumores. Em casos de tumores benignos, os chamados pólipos, dependendo do tamanho, podem provocar sangramento. Mas, em algumas situações, os pólipos podem evoluir para câncer. Felizmente, o câncer de cólon, quando descoberto cedo, tem grandes chances de cura. Caso você esteja se perguntando se sangue vivo nas fezes é câncer, saiba que nem sempre. Embora o sangue vivo indique possíveis problemas na região do cólon, reto e ânus, existem outras causas possíveis que explicam esse sangramento.

Remédio para sangramento retal

O tratamento ideal para o sangramento retal vai variar bastante de acordo com a causa do problema. Algumas soluções mais gerais podem ajudar a amenizar o problema:

  • Banho de assento com água morna
  • Banhos quentes
  • Dieta com maior ingestão de fibras e líquidos

Além dessas recomendações, na maioria dos casos faz-se necessário o uso de antibióticos e até mesmo cirurgia. Às vezes, pode ser necessária a aplicação de um analgésico injetável na zona retal para ajudar na cicatrização. A consulta médica é imprescindível em casos de sangramento retal.

Leia também: Sangue nas fezes, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?
Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

Voltar ao topo da página