Sangue nas Fezes, o que pode ser?

Sangue nas Fezes, o que pode ser?
Imagem: boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.pt

O aparecimento de sangue nas fezes sempre causa alguma inquietação no paciente, pelo que é necessário conhecer os sintomas e o que pode causar sangue nas fezes. O sangue nas fezes pode ter várias causas, podendo se tratar de lesões simples ou benignas ou até pode ser confundido com fezes escuras. Muitas vezes, ao ingerirmos determinados alimentos de cor forte podemos ter evacuações de uma cor mais escura que o normal, que muitas vezes é confundida com sangue. Para saber mais acerca do sangue nas fezes, as causas, sintomas e tratamento, continue lendo este artigo de umCOMO: Sangue nas fezes, o que pode ser?

Sangue nas fezes - o que pode ser?

A presença de sangue nas fezes pode ter diversas causas, como:

  • Hemorroidas;
  • Fissura anal;
  • Pólipos gastrointestinais;
  • Diverticulite, uma inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso;
  • Úlceras pépticas, uma ferida na parede do estômago ou duodeno;
  • Doenças inflamatórias;
  • Câncer retal ou anal;
  • Má formação vascular;
  • Endometriose, no caso das mulheres;
  • Colite.

Quando o sangue nas fezes está presente em todo o bolo fecal, as fezes apresentam normalmente uma coloração mais escura, quase negra e muito mal cheirosas. Este tipo de fezes escuras, pastosas e com um odor forte recebem o nome de melena. A melena está relacionada a sangramentos digestivos altos, normalmente no duodeno ou estômago.

Como identificar sangue nas fezes

Para você identificar sangue nas fezes basta apenas olhar para elas após evacuar. O sangue nas fezes pode aparecer em pequenas porções misturado com as fezes, muitas vezes quase imperceptível, ou estar presente em todo o bolo fecal. Para além disso, também é possível que apareça sangue vermelho vivo no papel higiênico ao se limpar ou também pode notar pingos de sangue no vaso sanitário. É importante que avalie ainda se sente dor quando vai ao banheiro, sente coceira, tem febre, náuseas ou vômitos.

Imagem: mindbodygreen.com

O que fazer quando sai sangue nas fezes

Assim que notar a presença de sangue nas fezes deverá consultar um médico para diagnosticar a causa. Os médicos especialistas que poderão diagnosticar a causa no caso de sangue nas fezes são o gastroenterologista, o coloproctologista ou um cirurgião do aparelho digestivo ou geral. O médico irá perguntar-lhe se tem outros sintomas para além do sangue nas fezes, há quanto tempo notou o sangue nas fezes, como é a sua dieta e também fará questões em relação ao aspeto e coloração do sangue nas fezes. Por isso, certifique-se de levar já estas respostas para facilitar o diagnóstico. Dependendo da situação, podem ser necessários exames como endoscopia digestiva alta ou colonoscopia para realizar o diagnóstico.

Como tratar sangue nas fezes

O tratamento de sangue nas fezes vai depender do que estiver causando o sangramento, pelo que deverá seguir o tratamento que o médico indicar. Dependendo da situação, uma mudança no estilo de vida e alimentação podem ser necessárias, como é o caso das hemorroidas. As hemorroidas muitas vezes podem ser tratadas apenas com mudanças nos hábitos alimentares e exercício físico. Mas claro que tudo depende da causa e do organismo do paciente, por isso o melhor é seguir as indicações do seu médico.

Sugestão: Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangue nas Fezes, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.