Secreção na mama é normal?

Secreção na mama é normal?

Em algumas situações pode sair um líquido dos seios da mulher, em geral, não é motivo de muita preocupação. Porém, é importante saber distinguir situações que podem indicar ou não algum problema mais grave. Dessa forma, para responder à pergunta secreção na mama é normal? veja o que o umComo.com.br tem a dizer sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Normalmente os seios secretam um líquido por meio dos seus ductos, mecanismo esse que funciona como uma auto limpeza, já que serve para retirar as células velhas da região. No geral, nem é percebido pelas mulheres, no entanto, existem momentos em que o líquido se torna visível e surge a dúvida se a secreção na mama é normal. Para saber se a situação é motivo de preocupação ou não, é preciso atentar-se às características do líquido.

2

Quando a secreção tiver coloração amarelada, esverdeada ou marrom pode significar que o ducto mamário, por onde sai o líquido, se alargou, ficando dilatado e prejudicando a saída natural da secreção. Dessa forma, quando o ducto está cheio, o líquido finalmente sai com uma cor diferente da normal. Essa situação tem como causa a inflamação do tecido das mamas, que pode ser consequência da gravidez e/ou da amamentação, já que nesses momentos é normal que os ductos dilatem, porém, no geral, eles voltam ao normal depois.

3

Mesmo assim existem mulheres que mesmo sem nunca terem engravidado podem ter o mesmo problema e, nesse caso, a razão pode estar na própria estrutura das glândulas dos seios. Quando isso acontece, a secreção pode se tornar crônica. Mulheres que possuem os chamados mamilos invertidos podem, ainda, se queixar de mau cheiro. O motivo é que a condição dos seus seios promove o acúmulo de secreção e para uma higiene eficiente é preciso colocar o bico para fora e lavar bem durante o banho.

4

Já quando a secreção das mamas tiver aspecto leitoso pode indicar excesso de prolactina, que se trata do hormônio liberado pela glândula hipófise, responsável pela produção de leite materno. Se a mulher não estiver grávida, a razão para isso, no geral, é devido a mudanças hormonais. Outros motivos são remédios usados para enjoos, além de ansiolíticos e antidepressivos. No entanto, pode ser sinal de que haja um tumor na hipófise, que costuma ser benigno.

5

A relação de doenças mais graves com as secreções da mama ocorre também quando o líquido for incolor, parecendo água cristalina, e saindo apenas de um mamilo. Nesse caso, pode ser câncer e antes de se preocupar certifique-se da cor colocando um guardanapo branco na mama. Todas essas condições podem ser tratadas, desde as mais comuns quanto as mais sérias, porém, é importante consultar um médico assim que surgirem os primeiros sinais de que algo está errado.

Leia também: Fisgadas na mama pode ser câncer?

6

É possível visitar o seu ginecologista ou buscar ajuda de um mastologista, que se trata do especialista mais indicado para fazer o diagnóstico do que exatamente causa a secreção das mamas. Quando a mulher possui excesso de prolactina, o mais comum é que o médico receite medicamentos que inibem a produção do hormônio. Já os casos em que é preciso operar são raros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Secreção na mama é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.