Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Incômodo na garganta pode ser tireoide, refluxo, ansiedade, dentre outras causas. Ter a sensação de que algo está preso na garganta é comum. Logo que ela aparece, pensamos que alguma doença mais complicada está se aproximando, como uma inflamação ou uma amigdalite - principalmente quando é acompanha de outro sintoma, como uma febre, por exemplo. Neste artigo do umCOMO respondemos à pergunta: sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Sensação de algo preso na garganta e arrotos

Muito provavelmente essa condição está ligada ao refluxo gastroesofágico. Quando comemos ou bebemos alguma coisa, esses alimentos passam para o estômago por meio do esôfago, e lá ficam por conta de anéis de fibras musculares (o esfíncter esofágico) no esôfago que impedem que a comida se mova para trás.

No entanto, se, por algum motivo, os anéis de fibras musculares não se fecharem corretamente, a comida acaba retornando ao esôfago, juntamente com a bile e ácidos presentes no estômago. A esse movimento dá-se o nome de refluxo.

Fatores de risco do refluxo gastroesofágico incluem obesidade, tabagismo, asma, diabetes, dentre outros. Além disso, a alimentação também está relacionada com o aparecimento do refluxo. Alimentos muito ácidos, picantes e gordurosos, como pimenta e chocolate, além de café e bebidas alcoólicas estão intimamente ligados com o refluxo.

Sintomas do refluxo incluem náuseas após as refeições, acidez na região do peito, sensação de algo preso na garganta e arrotos. Para mais informações sobre o refluxo, acesse nosso outro artigo "Como tratar o refluxo".

Sensação de algo na garganta e tosse

Se você está com a sensação de algo preso na garganta, tosse (seja seca ou com presença de catarro), dificuldade em engolir e febre, é possível que você esteja com uma inflamação ou até mesmo uma infecção na garganta - que dá a sensação de ter algo na garganta que não desce (amigdalite, laringite ou faringite).

A evolução de uma simples inflamação para uma infecção costuma ser muito rápida e, no segundo caso, o tratamento mais comum e receitado pelos médicos são os antibióticos. Para as inflamações, anti-inflamatórios dão conta, além de receitas caseiras como, por exemplo, o uso combinado de mel e limão.

Para mais informações sobre "Como curar a dor de garganta", acesse nosso outro artigo.

Sensação de algo entalado no esôfago

Esse é um grande sintoma da esofagite, condição em que há inflamação do esôfago, tubo alimentar que conecta a garganta ao estômago.

Existem quatro tipos de esofagite diferentes:

  • Esofagite de refluxo: complicação do refluxo gastroesofágico, quando há inflamação crônica do esôfago
  • Esofagite de eosinófilos: alta concentração de eosinófilos (células de defesa do corpo) na região do esôfago, provavelmente decorrente da presença de algum agente irritante
  • Esofagite causada por medicamento: provocada pela ingestão de alguns medicamentos de via oral
  • Esofagite infecciosa: causada por infecção viral, bacteriana, fúngica ou parasitária

Sintomas da esofagite incluem dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, dor abdominal e perda de apetite. O tratamento para a esofagite dependerá de qual tipo específico de esofagite o paciente possui.

Sensação de algo na garganta e ansiedade

Você está com uma sensação de espinho na garganta que não passa por nada? Talvez você esteja diante de uma situação de estresse e não perceba como isso afeta o seu corpo.

Quando estamos ansiosos ou estressados, isso pode dar origem a uma condição chamada de globo histérico, que dá a sensação de ter algo entalado na garganta que não desaparece por nada. Esse incômodo não é nada mais que um sintoma aparente quando estamos deprimidos, estressados ou ansiosos.

O globo histérico é caracterizado apenas pela presença dessa sensação incômoda, mas não carrega nenhum outro sintoma consigo e nem causa dificuldades para engolir. O paciente pode sentir a sensação ainda mais incômoda quando está em uma situação vulnerável, como o choro, por exemplo.

Veja também: Como superar a ansiedade

Quando engulo sinto algo na garganta - o que pode ser?

Uma outra razão que causa a sensação de cabelo na garganta são os nódulos na tireoide.

A tireoide é uma glândula no pescoço responsável pela segregação de hormônios que ajudam em processos importantes para o metabolismo, como o do crescimento, por exemplo.

Quando há um crescimento anormal das células que compõem a tireoide, leva-se à formação de um nódulo que, por sua vez, pode desencadear a sensação de ter algo preso na garganta.

Nesse caso, o nódulo na tireoide é facilmente palpável, além de provocar rouquidão, dor no pescoço, dificuldade ao respirar (principalmente quando o paciente está deitado), e também alguns sintomas parecidos com o hipertireoidismo, como o nervosismo, perda de peso, irritabilidade e aumento do apetite.

Veja também: Chiado na garganta, o que pode ser? - Principais causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.