
Sentir frio constantemente pode estar relacionado à anemia, problemas na tireoide, má circulação ou falta de gordura corporal. Ter sempre a sensação de frio é mais comum do que você imagina. Na verdade, o que essas pessoas enfrentam é uma intolerância ao frio, que se trata de uma sensibilidade anormal a temperaturas baixas e é mais grave do que aquele arrepio que você sente quando realmente está frio.
Há algumas causas para sentir frio o tempo todo que não são preocupantes, mas outras podem ser, como anemia, diabete ou falta de sono. Não perca este artigo do umCOMO para enfim descobrir a resposta para "Sentir muito frio: razões e o que fazer?".
Anemia
Se você tem anemia, seu corpo não possui glóbulos vermelhos saudáveis (hemoglobina) suficientes para transportar oxigênio, calor e nutrientes pelo organismo. Além da sensação de frio, outros sintomas importantes incluem dificuldade para respirar, batimentos cardíacos irregulares, tontura, exaustão e pele pálida ou amarelada.
Embora existam muitos tipos de anemia, as mais comuns são a anemia por deficiência de folato ou vitamina B12 e a anemia por deficiência de ferro. É muito importante procurar a unidade de saúde mais próxima para discutir os sintomas, identificar a causa subjacente e iniciar o tratamento adequado, além de realizar um exame de sangue.
Dependendo do tipo de anemia, podem ser recomendados suplementos e mudanças na alimentação. Boas fontes de vitamina B12 e ferro incluem frango, peixe, ovos e vegetais de folhas verdes.

Diabete
Se você sente frio, tem vontade frequente de urinar e se sente muito cansado regularmente, pode estar com diabete. Uma complicação da diabete que pode causar sensação de frio é a chamada neuropatia periférica, na qual os nervos são danificados, especialmente nas mãos e nos pés. Isso pode fazer com que você sinta dormência, formigamento ou dor nessas regiões.
Caso você acredite que tem risco de desenvolver diabete tipo 2 ou apresente sintomas da doença, deve procurar rapidamente um médico. O mesmo vale para quem já tem diabete e sofre de neuropatia ou dificuldades frequentes no controle do açúcar no sangue, para buscar o melhor tratamento possível.

Falta de sono
Se você não dorme o suficiente, pode sentir calafrios. A falta de sono pode fazer com que você sinta frio com mais frequência. Pessoas com privação de sono tendem a ser mais vulneráveis à perda de calor e podem ter dificuldade em se sentir aquecidas mesmo em temperaturas confortáveis.
Isso acontece porque não dormir as horas necessárias afeta vários sistemas do corpo, incluindo a parte do cérebro responsável por regular a temperatura corporal e o metabolismo. Para combater esse problema, é essencial dormir mais e melhorar a qualidade do sono.
Algumas medidas para isso incluem limitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir (uma ou duas horas antes), evitar cochilos à tarde e reduzir o consumo de cafeína, especialmente após o meio-dia.

Baixo índice de massa corporal (IMC)
A gordura corporal ajuda a isolar o corpo do frio. Se você não tem uma quantidade adequada de gordura, é normal sentir mais frio do que os outros. Pessoas com baixo peso, cujo IMC é de 18,5 ou menos, devido a um transtorno alimentar, como anorexia nervosa, ou que perdem gordura corporal por alguma doença (como a doença inflamatória intestinal – DII – ou algum tipo de câncer), podem ser mais propensas a sentir frio com mais frequência.
Se você enfrenta esse problema, conversar com seu médico sobre maneiras saudáveis de aumentar o peso e ganhar massa corporal pode ser muito útil. E, se sofre de um transtorno alimentar que impede um IMC adequado, busque ajuda imediatamente com um especialista na área.

Desidratação
O corpo humano é composto por cerca de 60% de água. A água contribui para a regulação da temperatura corporal, por isso, manter-se bem hidratado é fundamental. Caso contrário, seu corpo ficará mais sensível às mudanças de temperatura.
Além da sensação de frio, a desidratação pode causar cansaço, tontura, suor e urina reduzidos, boca seca e urina de coloração mais escura.

Hipotiroidismo
A glândula tireoide produz hormônios essenciais para várias funções do organismo, incluindo a regulação da temperatura corporal e do metabolismo. Quando essa glândula está pouco ativa, condição conhecida como hipotireoidismo, ela não produz hormônios suficientes para o corpo. Como resultado, você pode se tornar mais sensível ao frio.
Nesse caso, é essencial procurar um médico para obter um diagnóstico preciso. O tratamento do hipotireoidismo pode incluir terapia de reposição hormonal tireoidiana, que exige acompanhamento regular e ajustes na medicação para garantir níveis hormonais adequados.
Agora que você já sabe por que sente tanto frio, confira também estes artigos sobre "Como sentir menos frio" e "Como isolar minha casa do frio".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Sentir muito frio: razões e o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.