Partilhar

Sintomas da doença de Hartnup

Por Paula Cassandra. Atualizado: 9 dezembro 2019
Sintomas da doença de Hartnup
Imagem: br.mulher.yahoo.com

Você sabe quais são os sintomas da doença de Hartnup? Embora considerada rara, esse problema é um dos distúrbios no metabolismo de aminoácidos mais comuns. Para informar mais sobre o assunto, o umComo.com.br vai explicar esse distúrbio.

O que é o distúrbio de Hartnup

Chamada de doença ou distúrbio de Hartnup refere-se à dificuldade que o organismo tem de metabolizar alguns tipos de aminoácidos, inclusive, o triptofano. Assim, o intestino não consegue absorver essas substâncias, que acabam eliminadas pela urina de modo excessivo. Com isso, os aminoácidos não permanecem no organismo, causando diferentes sintomas, pois se trata de um nutriente muito importante.

O distúrbio costuma aparecer, principalmente, em crianças com idade entre cinco e 15 anos. Trata-se de uma doença metabólica autossômica recessiva, o que significa que é hereditária e apenas ocorre quando os filhos herdam dois genes recessivos do distúrbio, um do pai e outro da mãe. Os principais sintomas da doença de Hartnup são as erupções que aparecem na pele, escamosas e vermelhas, além de manchas.

Porém, existem outros sinais do problema, como diarreia, dores de cabeça, mudanças de humor, desmaios e baixa estatura. Há também sintomas da doença de Hartnup mais severos, como maneira de caminhar estável, o que pode causar quedas, além de retardo mental e diferentes distúrbios psicológicos e problemas neurológicos.

Os sintomas da doença de Hartnup podem ser esporádicos ou mesmo nem existir. Quem possui a forma assintomática da doença não manifesta sinais do problema. Porém, o mais comum é que ele se manifeste por meio da dermatite fotossensível do tipo pelagróide, nesses casos, o paciente pode ter ainda ataxia cerebelar intermitente, que significa perda de parte da coordenação motora, e demais sintomas neuropsíquicos. As complicações mais graves são lesões neurodegenerativas progressivas e mesmo a morte.

Sintomas da doença de Hartnup - O que é o distúrbio de Hartnup
Imagem: girlsallaround.com

Quando se manifesta e como tratar Hartnup

Os sintomas do distúrbio de Hartnup costumam aparecer quando a pessoa se expõe à forte luz solar, tem febre, cansaço em demasia, estresse emocional ou infecções frequentes. O uso de sulfonamidas também pode desencadear os sintomas do problema, sendo que essas substâncias aparecem na fórmula de alguns antibióticos. Já que se trata de uma doença que se manifesta quando há deficiência de aminoácidos, períodos de alimentação inadequada também provocam os sintomas da doença de Hartnup.

Entretanto, quem possui o distúrbio pode viver bem, desde que siga o tratamento regularmente. Ele consiste em ter uma dieta rica em aminoácido, a fim de evitar a sua deficiência. No caso do triptofano, alimentos ricos nesse nutriente são: banana, grão-de-bico, tâmara seca, leite, peixe, carne, peru, amendoim e outros alimentos ricos em proteínas. É preciso ainda sempre usar filtro solar e roupas para evitar a exposição da pele, além de acompanhamento médico.

Vale lembrar que o triptofano é convertido em vitamina B3, também conhecida como niacinamida. Além disso, esse aminoácido funciona como os tijolos para que a proteína, que constitui músculos entre outras partes do corpo, seja formada. E mais: o triptofano é metabolizado em serotonina no cérebro, por isso, também promove o bem estar e combate a depressão.

Sintomas da doença de Hartnup - Quando se manifesta e como tratar Hartnup
Imagem: vamosascompras.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da doença de Hartnup, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Sintomas da doença de Hartnup
Imagem: br.mulher.yahoo.com
Imagem: girlsallaround.com
Imagem: vamosascompras.blogspot.com
1 de 3
Sintomas da doença de Hartnup

Voltar ao topo da página