Partilhar

Sintomas da embolia pulmonar

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas da embolia pulmonar

Diversas razões contribuem para o surgimento dos sintomas da embolia pulmonar, sem que necessariamente o paciente saiba o que está ocorrendo realmente, já que os primeiros sinais podem surgir repentinamente. Por isso, é de grande necessidade que se conheçam quais são os primeiros sinais do problema, que pode levar a óbito. Para esclarecer dúvidas e ajudar a diagnosticar uma embolia pulmonar, o umComo.com.br vai falar sobre os principais indícios e quais são os fatores de risco que contribuem para esse quadro médico.

Também lhe pode interessar: Sintomas da anisocitose
Passos a seguir:
1

Problemas cardíacos, alguns cânceres, ficar muito tempo sentado ou em repouso, obesidade, tabagismo, gravidez e uso de suplementos de estrogênio, como os anticoncepcionais, são alguns fatores de risco que contribuem para a embolia pulmonar. O quadro ocorre quando uma ou mais artérias dos pulmões são obstruídas por causa de ar, gordura, células cancerosas e mais normalmente por um coágulo de sangue. Embora sejam menos comuns, parasitas e líquido amniótico também podem provocar o bloqueio.

Sintomas da embolia pulmonar - Passo 1
2

Quando é o coágulo, também chamado de trombo, de sangue que causa a embolia pulmonar, ele costuma ter como origem uma das veias das penas, inclusive, da região da coxa, ou da pelve, na região dos quadris. Assim, o trombo viaja até os pulmões, onde prejudica o fornecimento de sangue para o órgão. Nesse caso, o quadro se chama trombose venosa profunda.

3

Entre os sintomas da embolia pulmonar, os mais comuns são a respiração que se torna difícil, dor no tórax ao inspirar que surge de repente e pode aumentar aos poucos e aceleração dos batimentos do coração. Dessa forma, a pessoa fica pálida, começa a respirar mais rápido e pode sentir-se ansiosa. No caso da dor no tórax, ela é mais especificamente sob o esterno ou em uma de suas laterais, podendo ser aguda ou penetrante.

4

Muitos pacientes descrevem a dor da embolia pulmonar como semelhante à sensação de queimação ou de peso, que se agrava quando eles respiram fundo, se curvam ou tossem. Outro sinal de que a dor se refere a esse problema é quando o indivíduo chega a curvar o corpo e a segurar o peito em reação à dor. É normal também que o paciente tussa, podendo até mesmo escarrar sangue.

5

Como sintomas do quadro podem ser incluídos ainda a tontura e mesmo o desmaio, suor excessivo, dor na perna, que pode apresentar ainda inchaço e vermelhidão, pele úmida e fria e a pele que se torna azulada. Quando o problema não é resolvido, ou seja, a pessoa não é encaminhada à urgência médica, o quadro piora e mais sintomas aparecem, como instabilidade circulatória e colapso, que podem levar o paciente à morte.

Sintomas da embolia pulmonar - Passo 5
6

Além disso, a intensidade dos sintomas varia conforme o tamanho do trombo, sendo que pode ocorrer de um coágulo de sangue pequeno ser desfeito antes mesmo de iniciar os primeiros sinais do problema. Porém, quando os trombos são maiores ou mesmo pequenos, mas afetam mais de uma artéria, então, os sintomas são inevitáveis. Dessa forma, a intensidade dos sintomas também é maior quando a região que afeta os pulmões é mais abrangente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da embolia pulmonar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Sintomas da embolia pulmonar

1 comentário
Joaquim Guedes Batista
Estou com alteração nos leucócitos, tenho alergia e por consequência das coceira, devo ferir a pele e provocar infecção, por esta razão, cresce o número de leucócitos, devo combater a alergia? O que devo fazer? Não sinto nada na respiração, mas tive um acidente e fui hospitalizado 2 meses e depois de 30 dias, foi descoberto que contraí, uma bactéria hospitalar e fui internado por 11 dias, segundo os médicos infectologistas, eu não tinha mais a bactéria, isso fazem 2 anos e 6 meses

Sintomas da embolia pulmonar
1 de 3
Sintomas da embolia pulmonar

Voltar ao topo da página