Partilhar

Sintomas da falta de vitamina B1

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas da falta de vitamina B1
Imagem: ptrenew.com

A vitamina B1 faz parte de todo um conjunto de vitaminas que compõe o complexo B, sendo elas semelhantes em muitos aspectos, principalmente da forma que atuam e de onde vem. A molécula de vitamina B1, a tiamina, desempenha um papel importante no sistema nervoso, coração e músculos, além de auxiliar o metabolismo de glicose nas células. A falta de vitamina B1 pode trazer inúmeros problemas, neste artigo, umComo demonstra os sintomas da falta de vitamina B1.

Também lhe pode interessar: Sintomas de falta de vitamina B6
Passos a seguir:
1

Vamos começar este artigo apontando as deficiências que podem ser geradas pela falta de vitamina B1, sintomas estes que já são conhecidas pela medicina e possuem seus próprios nomes:

  • Síndrome de Korsakoff: Esta síndrome é a manifestação crônica da falta de vitamina B1, ou seja, num quadro avançado. Os indivíduos que se encontram neste estado apresentam amnésia anterógrada, desorientação e confabulação.
  • Beribéri: Neste estado o indivíduo costuma perder muito peso. O distúrbio em si pode estar relacionados com crises emocionais, além de degenerações nervosas, fraqueza, perda de apetite, neurite, dores corporais e arritmia cardíaca.
  • Encefalopatia de Wernicke: Esta afecção geralmente está relacionada com a falta de vitamina B1 e a ingestão excessiva de glicose. Este estado costuma apresentar ataxia, oftalmoplegia e confusão mental.
2

A deficiência de vitamina B1 costuma ocorrer em pessoas desnutridas, alcoólatras ou indivíduos que passam por processos de cirurgia bariátrica. Algumas substâncias geralmente dificultam a absorção desta vitamina como a nicotina, cafeína, álcool e alguns antiácidos. Também existem suspeitas que algumas substâncias encontradas em peixes de rio, quando são ingeridos crus, podem produzir uma enzima que anula a tiamina, mas este dificilmente será o seu caso.

3

Se você sente que possui carência de vitamina B1, procure ingerir alimentos que possuam a vitamina B1 como os grãos em geral, concentrados principalmente na cutícula do arroz, gema dos ovos e, na carne de porco em seus rins, fígado; em alguns peixes (com excepção dos crus), amendoins, nozes, legumes e vegetais verdes, de preferências folhosos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da falta de vitamina B1, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Sintomas da falta de vitamina B1

Sintomas da falta de vitamina B1
Imagem: ptrenew.com
Sintomas da falta de vitamina B1

Voltar ao topo da página