Partilhar

Sintomas da falta de vitamina B12

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas da falta de vitamina B12

Existem muitas vitaminas que devem ser consumidas para manter seu corpo saudável, mas certas vezes é difícil controlar sua alimentação e ter deficiência de uma determinada vitamina em seu corpo é muito comum. Quando não se tem a quantidade correta desses elementos no seu corpo, sintomas aparecerão e seu corpo começará a se tornar deteriorado.

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, não está "na boca do povo" e por não conhecermos seu nome, podemos acabar tendo uma quantidade baixa desse elemento no nosso corpo. Para saber os sintomas da falta de vitamina B12, umComo.com.br traz esse artigo para você.

Também lhe pode interessar: Sintomas de falta de vitamina B6
Passos a seguir:
1

O nível normal em exames da cobalamina é de 200pg/mL a 900pg/mL. Abaixo desses valores, é possível constatar a falta de vitamina B12. Porém, é importante saber que um pedaço de salmão ou de ostra já pode reduzir drasticamente a falta de cobalamina. Para saber seu nível de vitamina B12 no sangue, vá ao médico e peça para fazer um "check-up". Nos exames de sangue haverá a quantidade de cobalamina e seu médico te informará se há alguma deficiência ou se você está saudável.

2

Os sintomas da falta de cobalamina no corpo em um estado leve são bem simples:

  • Fadiga e falta de vontade
  • Cansaço muscular
  • Dificuldade de concentrar-se
  • Adormecimento ou formigamento nos membros

Esses são sintomas também comuns de qualquer tipo de anemia. Se você sentir que esse sintomas estão aparecendo e procure um médico, você pode estar no processo inicial de uma anemia. Nesses casos, é sempre importante ir o mais rápido possível ao médico pois essas doenças podem ter caráter fatal.

Além disso, em casos mais raros, a falta de cobalamina pode causar depressão, infertilidade masculina, variação menstrual em mulheres e perda de memória.

3

A cobalamina, ou vitamina B12 é muito importante para algumas funções vitais, como por exemplo, a produção de glóbulos vermelhos. A falta de glóbulos vermelhos pode causar anemia perniciosa. Os sintomas de anemia perniciosa são taquicardia, fraqueza, fadiga, dor de cabeça, diarreia, perde de peso, inchaço e dor na região da boca. A anemia perniciosa pode ser também decorrente de uma incapacidade do seu corpo de adquirir a vitamina B12 e nada ter a ver com sua alimentação.

Se você quiser saber mais, umComo.com.br tem um artigo sobre o tratamento de anemia perniciosa.

4

A falta de vitamina B12 pode também causar a anemia megaloblástica, que inibe o DNA em glóbulos vermelhos, impedindo o funcionamento correto destas células. Essa disfunção também pode ser causada pela falta de ácido fólico. Seus principais sintomas são fadiga, fraqueza, adormecimento dos dedos, taquicardia e hipersensibilidade nos lábios e na boca.

5

Para se prevenir da falta de vitamina B12 e manter os sintomas e problemas longe, manter uma alimentação saudável é fundamental. Existem diversos alimentos que contém quantidades altas de vitamina B12, principalmente salmão, ostras e fígado bovino, mas você pode encontrar essa vitamina em menores quantidades em outros alimentos. Carnes, leites e ovos também tem a cobalamina em sua composição.

Por só ser encontrada em alimentos de origem animal, quem mais tem probabilidade de sofrer com a falta de cobalamina são os veganos, visto que a vitamina b12 presente na soja não é própria para consumo humano. Nesse caso, os suplementos alimentares indicados por sua nutricionista são a melhor opção. Para se alimentar melhor e ter a presença de todas as vitaminas do complexo B em seu corpo, veja nosso artigo sobre alimentos ricos em vitamina B.

Sintomas da falta de vitamina B12 - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da falta de vitamina B12, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Sintomas da falta de vitamina B12

1 comentário
Aldemar
Gostaria de saber se essa dosagem é diária?
Yuri Ferreira
Essa dosagem é a quantidade recomendável de vitamina b12 que você possui em seu corpo. Não existe quantidade diária recomendável, até porque seria muito difícil se alimentar com vitamina B12 todos os dias (e além disso é quase impossível mensurar qual é a quantidade de vitamina em cada alimento).

Sintomas da falta de vitamina B12
1 de 2
Sintomas da falta de vitamina B12

Voltar ao topo da página