Partilhar

Sintomas da falta de vitamina C

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas da falta de vitamina C
Imagem: kleberly.com

Manter uma alimentação saudável é uma missão difícil nos dias de hoje e não temos tanto controle sobre o que comemos e quais são os componentes dos nosso alimentos. A presença de vitaminas, minerais e nutrientes deve ser sempre observada, pois essas substâncias tem importância fundamental na nossa saúde e consequentemente no nosso dia-a-dia.

A vitamina C é uma das mais famosas vitaminas e ela possui importantíssimas funções para o corpo, desde o funcionamento do sistema imunológica até a nossa saúde mental. Se você deseja quais são os sintomas da falta de Vitamina C, leia esse artigo que umComo.com.br disponibiliza.

Também lhe pode interessar: Sintomas de falta de vitamina B6
Passos a seguir:
1

A vitamina C é uma substância presente em frutas e legumes, bastante conhecida pelas suas funções. Desde pequenos, nós sempre ouvimos muito sobre a vitamina C e sua presença em frutas cítricas e sua importância na prevenção de doenças, mas talvez nós não tenhamos o conhecimento do que a falta de vitamina C pode causar.

2

Talvez o mais famoso evento causado pela falta de vitamina C seja o escorbuto. Essa doença, muito comum na época das Grandes Navegações, é caracterizada pela queda dos dentes no seu estágio. Você começará a sentir dificuldade de mover suas articulações, não conseguirá engordar e se sentirá fraco. Logo após, suas gengivas começarão a sangrar e logo inflamarão. O próximo passo do escorbuto é levar os seus dentes e logo você terá constantes hemorragias internas.

3

A vitamina C também está muito relacionada a força de seu sistema imunológico. Ao ingerir constantemente essa vitamina, estará se protegendo de resfriados e gripes leves, pois seus leucócitos (células de defesa) estarão mais fortes. Ou seja, um dos sintomas da falta de vitamina C é a maior propensão para gripes e resfriados.

4

Por também ter uma relação com as plaquetas e com a fluidez do sangue, a falta de vitamina C aumenta a probabilidade de se ganhar hematomas. É comum, pelo mesmo motivo, ter como sintoma da falta de vitamina C uma cicatrização lenta de seus cortes e machucados. Isso se dá porque a vitamina C também está muito ligada ao funcionamento das plaquetas, células que cuidam da coagulação do sangue.

5

O sangramento nasal e o sangramento bucal também são sintomas que se tornam mais comuns nos momentos de falta de vitamina C. Os sangramentos ocorrem porque a vitamina C está ligada de maneira essencial à formação do tecido conjuntivo, que liga todos os órgãos e tecidos do nosso corpo. Como o seu tecido conjuntivo está mais fraco, os vasos sanguíneos das suas mucosas estão mais fracos e os sangramentos na boca e no nariz são comuns quando você tem falta de vitamina C.

6

Você também pode acabar obtendo uma anemia ferropriva, ou seja, uma deficiência de ferro no seu organismo, pois a vitamina C ajuda a absorção de ferro no organismo. Isso pode ser observado pelos sintomas de falta de vontade, indisposição, fraqueza, sono constante e palidez. Para saber mais sobre a anemia ferropriva, veja nosso artigo sobre tratamento de anemia ferropriva e também sobre os sintomas de anemia.

7

O melhor método de se prevenir da falta de vitamina C é se alimentando da maneira correta e equilibrada. Frutas como kiwi, laranja, acerola e graviola te afastarão de qualquer sintoma ou doença que a deficiência de vitamina C pode te causar. Para saber melhor quais são os alimentos que você deve comer para equilibrar os níveis dessa vitamina no seu corpo, leia o artigo Alimentos ricos em vitamina C.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da falta de vitamina C, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

Sintomas da falta de vitamina C
Imagem: kleberly.com
Sintomas da falta de vitamina C

Voltar ao topo da página