Partilhar

Sintomas da síndrome pré-menstrual

Sintomas da síndrome pré-menstrual

A síndrome pré-menstrual (SPM) é um problema que pode afetar qualquer mulher que menstrue e, geralmente, costuma se manifestar duas semanas antes do início da menstruação. Ocasiona sintomas físicos e emocionais variados, que aparecem de forma diferente em cada paciente, pois algumas mulheres só chegam a sentir leves incômodos, enquanto em outros casos podem ser tão severos que inclusive dificultem o desempenho de suas atividades quotidianas. De seguida, neste artigo de umComo, vamos explicar quais são todos os sintomas da síndrome pré-menstrual e damos as melhores indicações e remédios para combatê-la e se sentir bem durante esses dias do mês.

Também lhe pode interessar: Porque eu choro quando estou menstruada?
Passos a seguir:
1

As causas exatas da síndrome pré-menstrual são desconhecidas e não estão totalmente claras, mas os especialistas dizem que poderia estar relacionada com o desequilíbrio hormonal que se produz durante o ciclo menstrual, que afeta mais a algumas mulheres do que a outras. Este desequilíbrio acontece entre os estrógenos, que aumentam, e a progesterona, o que poderia acabar ocasionando uma retenção de água e sódio, com inchaço generalizado, que explica porque aparecem todos os sintomas próprios desta condição.

Foi também referido que seu aparecimento poderia ser influenciado por um componente psicológico, pela nutrição e o meio da mulher. Observou-se ainda que há certos grupos de mulheres que são mais propensos à síndrome, são eles:

  • Mulheres que se encontram entre os 27 e 29 anos e mulheres com mais de 40 anos.
  • Mulheres que sofrem de depressão ou que sofreram este transtorno previamente.
  • Mulheres que tiveram pelo menos um filho.
  • Mulheres que sofreram transtornos do estado de humor ou que passaram por uma depressão pós-parto.
Sintomas da síndrome pré-menstrual - Passo 1
2

Os sintomas da SPM, no geral, manifestam-se na segunda fase do ciclo menstrual, ou seja, entre os dias 14 e 28 e costumam cessar com o início da menstruação, apesar de que algumas mulheres, durante a menstruação, também sentem dores e alguns dos sintomas que explicaremos de seguida. Sua duração é variável pois em alguns casos pode aparecer só um ou dois dias e, em outros, de forma mais prolongada.

Os sintomas físicos mais frequentes da síndrome pré-menstrual são os seguintes:

  • Sensibilidade e inflamação nos seios.
  • Dores e mal-estar generalizado.
  • Inchaço da barriga e sensação de gases.
  • Inchaço de mãos e pés.
  • Aumento de peso.
  • Dores de cabeça.
  • Dores nas costas.
  • Aumento do apetite e forte desejo de consumir determinados alimentos.
  • Prisão de ventre ou diarreia.
  • Pele seca ou com acne.
3

Por outro lado, a SPM é um problema que também afeta a mulher a nível emocional e de comportamento e, neste caso, os sintomas que costumam aparecer são:

  • Irritabilidade e nervosismo.
  • Depressão.
  • Mudanças no estado de humor, com possíveis ataques de choro.
  • Ansiedade.
  • Confusão.
  • Transtornos do sono.
  • Dificuldades para se concentrar.
  • Isolamento social.
4

Não há um tratamento médico específico para a SPM, mas realizando certas mudanças no estilo de vida e adotando uma série de medidas simples é possível reduzir bastante os seus sintomas e se sentir muito melhor. Caso as dores se apresentarem de forma muito intensa, é conveniente consultar um médico, pois poderia receitar para você algum tipo de medicamento para diminuí-las. Anote as recomendações que ajudarão você a enfrentar esta condição:

  • Fazer mudanças na dieta, pois esta deve ser equilibrada, abundante em frutas e vegetais, pobre em gordura, sódio e açúcares. Também é aconselhável reduzir o consumo de cafeína e de álcool.
  • Beber água em abundância para estar bem hidratada e combater a retenção de líquidos.
  • Descansar e dormir o suficiente, no mínimo entre 7 e 8 horas diárias.
  • Reduzir o estresse realizando atividades relaxantes, recorrendo a algum tratamento relaxante ou realizando técnicas de respiração.
  • Praticar exercício de forma moderada, já que desta forma contribui para a liberação de endorfinas, que são hormônios que nos proporcionam bem-estar e que podem ajudar a melhorar o estado de humor.
  • Fazer uso de roupa frouxa e sapatos cômodos para evitar as dores devido à inflamação de certas partes do corpo.
5

Além de adotar as medidas anteriores, também é possível tentar aliviar a síndrome pré-menstrual através de remédios naturais, que podem ser utilizados facilmente na comodidade de casa. Os mais eficientes são:

  • Beber chás relaxantes e com propriedades anti-inflamatórias, como o de camomila, de onagra ou de manjericão.
  • Aplicar calor na zona da barriga, seja com uma compressa ou bolsa de água quente
  • Tomar banhos de água quente ou morna.
  • Realizar auto massagens abdominais aplicando um pouco de óleo de prímula, pois é um produto com ácidos graxos poli-insaturados e vitamina E, que permitem combater eficazmente a maioria de sintomas da SPM.

Veja também: É possível adiantar a primeira menstruação?

6

Em umComo dispomos de uma longa lista de artigos dirigidos às mulheres que sofrem de menstruações realmente dolorosas e que não podem viver esses dias do mês com normalidade. Não perca:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da síndrome pré-menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Sintomas da síndrome pré-menstrual

Sintomas da síndrome pré-menstrual
1 de 6
Sintomas da síndrome pré-menstrual

Voltar ao topo da página