O seio da Mulher autoexames

Sintomas de cisto na mama

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas de cisto na mama

Nem todos os volumes que aparecem nos seios são cancerígenos, no entanto, manter um controle dessas protuberâncias é muito importante se quisermos assegurar a nossa saúde. Geralmente, podem aparecer pequenos volumes de líquido que bloqueiam as glândulas mamárias, ainda que a maioria costume ser benigna. Se você é mulher e tem entre 20 e 50 anos, é importante que comece a identificar e controlar o aparecimento destas pequenas bolinhas. Se quer saber quais são os sintomas de cisto na mama, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Tire suas dúvidas e aprenda a fazer autoexames para poder detectá-los e combatê-los rapidamente, já que a sua saúde está em primeiro lugar.

Também lhe pode interessar: Como saber se um nódulo na mama é maligno

Índice

  1. O que são os cistos
  2. Detectar cistos nas mamas
  3. Tratamento médico para os cistos

O que são os cistos

Os cistos, também conhecidos como transtornos fibrocísticos, são pequenos volumes ou protuberâncias produzidos por diversas alterações que podem sofrer as glândulas mamárias. Geralmente, são uma espécie de sacos móveis, redondos ou ovalados, que contêm líquido dentro dos seios e se encontram inflamados. Estas mudanças que se produzem no seio costumam ser benignas e é comum que ocorram nas mulheres alguma vez na vida. É muito comum que estes nódulos apareçam com frequência durante a síndrome pré-menstrual, já que também costumam ser fruto de alguma alteração hormonal momentânea. É normal que apareçam entre os 20 e os 50 anos de idade, dado que o seio é mais plástico e se encontra em período de crescimento (também durante a gravidez).

Podem ocorrer dois tipos de alterações: a fibrose ou o cisto. A diferença reside em que, enquanto a primeira se trata de uma rigidez nos tecidos, a segunda é comparável a uma espécie de bolsa cheia de líquido. Ambos os transtornos causam uma saliência em qualquer área do seio que pode ser dolorosa ou latejante, além de se tornar uma zona hipersensível e ligeiramente ampliada.

É importante ter em conta que perante o aparecimento de qualquer volume no peito, é necessário ir a um médico para que determine um diagnóstico e faça um rastreamento, ainda que seja apenas por mera precaução. No entanto, deve saber que um cisto será sempre benigno se só se tratar de líquido. Caso note que o volume conta com uma parte sólida, o problema pode ser maior.

Sintomas de cisto na mama - O que são os cistos

Detectar cistos nas mamas

Um cisto pode ser detectado devido aos sintomas que apresenta ou através da palpação própria, ainda que seja sempre conveniente ir ao médico para que faça exames mais detalhados (exame físico, mamografia e inclusive biópsia para analisar).

O cisto costuma aparecer durante os períodos pré-menstruais e pode ser de tamanhos variados, alguns são tão pequenos que quase nem se percebem. O mais comum é que sinta uma área do peito mais sensível e dolorida que o normal. Se apalpar com suas próprias mãos, é provável que note uma pequena bola. Geralmente, este inchaço volta à sua normalidade uma vez passada a menstruação.

Estes volumes costumam medir entre 2 e 3 centímetros e, normalmente, caracterizam-se por serem indolores à palpação. É recomendável realizar autoexames de mama periodicamente para detectar se ocorreu alguma inflamação ou se apareceu algum volume relevante.

Sintomas de cisto na mama - Detectar cistos nas mamas

Tratamento médico para os cistos

Os cistos não precisam de um tratamento médico específico, mas é necessário um controle. No caso da zona se tornar maior, dolorosa e desconfortável, o ginecologista pode fazer a extração de líquido através de uma pequena intervenção ou drenagem, que costuma se realizar com uma pequena agulha. Também, se a afetada o desejar e o médico concordar, pode realizar-se a remoção do volume benigno, para evitar males maiores.

Para evitar o aparecimento dos cistos, pode experimentar reduzir o consumo de cafeína, bem como de chocolate e outros estimulantes como os refrigerantes, diminuir o consumo de sal e aumentar os produtos diuréticos dentro da dieta (como as alcachofras ou os brócolis) para evitar uma maior retenção de líquido.

Lembre-se de realizar autocontroles e exames médicos como prevenção. No entanto, deve saber que sofrer de seios císticos ou fibrocísticos não aumenta o risco de sofrer de câncer no futuro.

Sintomas de cisto na mama - Tratamento médico para os cistos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de cisto na mama, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sintomas de cisto na mama