Sintomas de desgaste no joelho

Sintomas de desgaste no joelho

Com o tempo, o nosso corpo muda e vai perdendo a força, a flexibilidade e a estabilidade. Um dos sintomas inconfundíveis deste processo degenerativo pode ser o desgaste das cartilagens das articulações, uma das manifestações mais frequentes da artrite, produzida pela sobrecarga à qual expomos os nossos ossos, seja em movimentos ou em atividades físicas.

Um dos ossos mais comuns em sofrer este tipo de degeneração é o joelho, por isso, é necessário detectar seus indícios para poder consultar seu médico e aliviar os incômodos e dores. No seguinte artigo de umComo.com.br, vamos explicar para você quais são os sintomas de desgaste no joelho mais habituais. Preste atenção e ajude a prevenir ou a melhorar o estado das suas articulações graças aos bons hábitos básicos da vida.

Por que o joelho se desgasta?

O desgaste no joelho é uma doença articular crônica devida, geralmente, a sofrer de artrose. Existem múltiplos fatores que podem causar a degeneração do joelho, desde a sobrecarga de movimentos até ao excesso de atividades físicas de impacto, passando pelo fator genético ou hereditário, ou por problemas de obesidade ou sobrepeso. As causas do seu aparecimento variam.

O desgaste no joelho ocorre quando existe uma alteração celular dos condrócitos e do osso subcondral dentro da cartilagem da articulação. Este transtorno leva a uma perda de elasticidade, força, resistência e pressão da cartilagem, que pouco a pouco vai se deteriorando. Por outro lado, o envelhecimento e o tempo causam mudanças degenerativas no osso e contribuem para o aparecimento de artrose. Não obstante, o desgaste pode ser acelerado devido a uma lesão, como fraturas ou problemas de menisco ou de alguma anomalia prévia na articulação.

Sintomas de desgaste no joelho

Entre os sintomas mais comuns de desgaste no joelho devemos destacar os seguintes:

  • Dor, incômodos ou pontadas no joelho ao estar bastante tempo de pé.
  • Pontadas ou falhas ao subir escadas ou ao andar.
  • Dor ao levantar depois de estar sentado durante um período de tempo.
  • Dor intensa ao iniciar qualquer movimento onde intervenha o joelho.
  • Estalos no joelho ao andar.
  • Inflamação da articulação. Para descartar que seja uma mera retenção de líquidos, deverá ter certeza a de que só o joelho esteja inflamado. Em nenhum caso as pernas, os tornozelos ou os pés.
  • Deformação do joelho. Quando o caso de desgaste for muito avançado, pode ser apreciado a olho nu.

Em todos os casos, a dor, os incômodos ou a inflamação são produzidas pela rigidez do joelho, como consequência do desgaste da sua cartilagem. Da mesma forma, o líquido sinovial dentro da articulação pode aumentar ao ser aumentada a pressão das células membranosas que o produzem e secretam. Esforçar o joelho em excesso fará com que as etapas de desgaste avancem.

Prevenção do desgaste no joelho

O desgaste no joelho pode ser diagnosticado através de um exame médico. Se sente dor, incômodos ou qualquer outro tipo de sintoma, não hesite em consultar um profissional para que leve a cabo um exame abrangente e emita um diagnóstico preciso. Caso a dor seja insuportável ou a regeneração da cartilagem seja impossível, poderá colocar sempre uma prótese no joelho que reduzirá os seus incômodos e melhorará a sua qualidade de vida.

Com o relatório médico em mãos, é hora de colocar em prática um novo estilo de vida com o qual possa melhorar o estado do seu joelho e não sofrer mais por sua degeneração, seguindo sempre as regras e o tratamento estipulado pelo médico. Tente não fazer grandes esforços que possam acelerar o desgaste da cartilagem. Por exemplo, ao andar, realize caminhadas curtas e sempre com descansos.

Por outro lado, seguir uma dieta saudável e equilibrada para manter um peso adequado é muito importante para cuidar do seu joelho. Deverá incluir alimentos ricos em cálcio, fósforo e magnésio (fruta, verdura e frutos secos). Lembre-se que os joelhos suportam todo o nosso peso, por isso se não os sobrecarregar poderá prevenir o avanço das doenças. Além disso, se quiser regenerar a cartilagem deverá aumentar o consumo de produtos como o bacalhau, legumes, ovos, gelatina ou levedura de cerveja, assim como de alimentos ricos em vitamina C (kiwi, laranja ou limão).

Praticar um pouco de esporte ajudará você a se manter em bom estado físico, mas se tiver problemas no joelho, deverá deixar de lado qualquer esporte de impacto; prefira, por exemplo, a natação para melhorar sua saúde articular e se manter em forma.

Dica: Acesse também esse artigo para saber o que pode ser dor atrás do joelho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de desgaste no joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.