PARTILHAR

Sintomas de H. Pylori

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas de H. Pylori

A bactéria que consegue viver no estômago dos seres humanos nem sempre causa sintomas no organismo contaminado. Os seus sinais aparecem quando o micro-organismo provoca alguma doença. Falta de saneamento básico nos países em desenvolvimento pode ser a principal razão do contágio. Veja quais são os possíveis sintomas de H. Pylori, quando eles se manifestam, e demais informações reunidas pelo umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Sintomas de virose
Passos a seguir:
1

A bactéria Helicobacter Pylori, mais conhecida como H. Pylori é um dos poucos micro-organismos que conseguem viver no estômago dos seres humanos, pois trata-se de um ambiente altamente ácido, pouco propício para o desenvolvimento de agentes nocivos – esse é, aliás, um dos mecanismos que o organismo possui para eliminar bactérias presentes nos alimentos ingeridos. Mesmo assim, acredita-se que esse micro-organismo viva, hoje em dia, no estômago de metade da população mundial.

2

A descrença que a H. Pylori pudesse sobreviver na acidez estomacal foi uma das responsáveis pela demora em responsabilizar a bactéria por alguns tipos de gastrites. Além disso, nem todo mundo que é contaminado apresenta sintomas, apenas quando o micro-organismo provoca doenças. Entre elas, é possível citar a gastrite, inflamação do duodeno (duodenite), úlcera no duodeno e no estômago, câncer do estômago e o linfoma do estômago (linfoma MALT).

Sintomas de H. Pylori - Passo 2
3

Quando uma das doenças existe, os sintomas de H. Pylori incluem indigestão, estômago inchado, dor ou desconforto abdominal, náuseas, gases, arrotos frequentes e saciedade precoce (depois de comer pouco o indivíduo já está satisfeito). É possível ainda listar os vômitos e a presença de sangue nas fezes ou mesmo fezes escuras, as quais ocorrem mais frequentemente nos casos de úlceras. Também pode haver anemia. No entanto, como os sintomas são comuns aos de outras doenças, o diagnóstico da infecção pode demorar, até porque nem todos eles ocorrem no mesmo paciente.

4

Para ter a certeza da existência da bactéria no estômago o mais comum é a realização de uma endoscopia digestiva. Quando o problema é diagnosticado pelo especialista, são receitados para o tratamento mais de um tipo de antibiótico, os quais possuem o objetivo de eliminar a H. Pylori, o que pode levar à cura de úlceras e gastrite. Porém, é possível controlar esses problemas mesmo sem se desfazer do micro-organismo. É importante explicar que a bactéria em si não causa nenhum sintoma, mas sim, a doença que ela pode provocar.

Sintomas de H. Pylori - Passo 4
5

A questão é que a H. Pylori, além de produzir substâncias que a protegem da acidez existente no ambiente estomacal, também consegue entrar na mucosa do órgão, onde a acidez é menor, escondendo-se e desencadeando as doenças. Já a sua contaminação ocorre principalmente por meio do contato com fezes ou vômitos de pessoas contaminadas. Já a contaminação primordial pode ser por meio da água contaminada, inclusive, em locais sem saneamento básico. Por isso, é muito comum que crianças sejam infectadas, embora seja frequente também em adultos.

6

As doenças causadas pela H. Pylori podem ser prevenidas assim como muitas outras doenças provocadas por bactérias. A forma mais eficiente de fazer isso é tendo bons hábitos higiênicos, como lavar bem as mãos, inclusive, antes de consumir alimentos e depois de ir ao banheiro. Quando as mãos estiverem sujas também não devem ser levadas à boca ou aos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de H. Pylori, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
valdilene maria da silva
Tenho muito refluxo e tenho hpylori faço exame mas vivo me sentindo mal
Sintomas de H. Pylori
1 de 3
Sintomas de H. Pylori

Voltar ao topo da página ↑