Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!

Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!

A comum condição de bexiga irritada ou cistite intersticial pode ser um indicativo de várias outras doenças, portanto, é sempre importante verificar se existem algum sintoma desse mal presente no seu corpo. Sendo um indicativo de distúrbios no sistema urinário, a irritação na bexiga não é somente um desconforto mas também pode causar dor e irritabilidade em quem a possui. Nesse artigo feito por umCOMO para você, iremos te dar algumas noções sobre os alimentos que te ajudarão a tratar desse problema, além de remédios caseiros, causas, e, como promete o artigo, explicaremos os sintomas de irritação na bexiga. Continue lendo para saber mais sobre a bexiga irritada.

Bexiga irritada - sintomas

Os principais sintomas de bexiga irritada são:

  • dores na pélvis
  • constante vontade de urinar
  • sensação de que nunca sai toda a urina necessária
  • sangue na urina
  • vontade de urinar sem expelição do líquido

Todos esses sintomas são muito similares aos sintomas de infecção urinária, no entanto, a bexiga irritada é geralmente identificada nos pacientes que possuem os sintomas de infecção no trato urinário mas na verdade estão apenas com uma severa irritação na bexiga.

Além disso, em alguns casos, a irritação na bexiga pode também causar a urgência na vontade de urinar, que vem de maneira súbita e incontrolável, sendo uma experiência dolorosa e difícil para o portador desse problema. Mas a pergunta que não quer calar: esse distúrbio tem cura? Existem maneiras de tratar isso para que deixe de sofrer com esse problema? Nos estenderemos sobre essas perguntas nos próximos itens.

Alimentos irritantes da bexiga

Os alimentos que irritam a bexiga e acabam intensificando a sensação de bexiga irritada são muito comuns em nossa alimentação. Não é a toa que 15% a 20% da população possui o distúrbio e não tem o conhecimento. No entanto, é importante controlar a alimentação para que esses sintomas acabem sendo reduzidos e para que mais conforto e tranquilidade estejam na sua vida.

Os alimentos com grande quantidade de acidez e gorduras são os principais a serem evitados, começando pelo café e pelo chocolate, além de vinagres, suco de maçã, chás, carne vermelha, além do álcool, que é um dos principais fatores negativos junto com o sal e a pimenta em excesso. Esses são algumas das comidas que devem ser evitadas para reduzir a dor e a ardência causadas pela bexiga irritada.

Remédio caseiro para irritação na bexiga

Um dos principais remédios caseiros para a irritação da bexiga é um produto maravilhoso e bastante comum na vida de todos: a água. A chave para uma bexiga saudável e um sistema urinário perfeito está no consumo de 2 litros de água por dia. Ela será capaz de acabar com as dificuldades que seu rim tem de filtrar as impurezas e de seu corpo e irá desafogar as toxinas de sua bexiga, causando a redução dos principais problemas e desconfortos que podem haver nesse sentido.

Além disso, o chá e o suco de cranberry são uma ótima pedida por acelerarem o funcionamento desse sistema e reduzirem as dores na região pélvica. Graças a uma substância chamada proantocianidinas, os mirtilos vermelhos são capazes de eliminar as dores e potenciais infecções no trato urinário.

Nosso artigo Como consumir mirtilos para infecções urinárias pode te ajudar nesse âmbito.

Alimentação para bexiga hiperativa

Uma alimentação regulada e controlada para tratar a bexiga urinária deve ser livre de potenciais agressores do sistema urinário e também do gástrico. É importante que os alimentos não sejam ácidos em demasia, mas que contenham vitamina C. Aqui vão alguns tipos de frutas que podem ser introduzidas em qualquer dieta para equilibrar a acidez e reduzir as dores da bexiga hiperativa.

  • Mirtilos
  • Mamão
  • Suco de laranja
  • Uvas vermelhas

Prelief

Prelief e um remédio que busca reduzir a acidez que alguns alimentos causam no organismo. Seu funcionamento é eficaz para vários problemas no trato gastro intestinal, mas especialmente é um ótimo remédio e de baixo custo para aqueles que desejam uma solução alopata para as dores causadas pela bexiga irritada. Se combinado com uma alimentação saudável e com o cuidado ao trato urinário, o Prelief sem dúvida irá tirar as angústias das dores que são causadas pela bexiga irritada. No entanto, não se auto medique e consulte um médico antes de realizar esse procedimento.

Leia também:

  • Como tratar os cálculos na bexiga
  • Como prevenir e tratar da bexiga hiperativa
  • Como tratar a incontinência urinária por esforço

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de irritação na bexiga - tratamento e causas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.