Sintomas de pedra na vesícula

Sintomas de pedra na vesícula
Imagem: saudicas.com.br

Uma das funções da vesícula biliar é o armazenamento de bílis e faz parte do sistema digestivo. Os sintomas de pedra na vesícula podem ser confundidos com outros problema o que faz com que seja muito importante sabermos quais são esses sintomas, o que significam, como podemos agir e o que devemos fazer caso isso se passe conosco. No umComo preparamos um artigo em que lhe explicamos todos os sintomas que pode ter caso tenha pedras na vesícula.

Funções da vesícula

Antes de passarmos aos sintomas de pedra na vesícula convém explicar um pouco para que serve a vesícula biliar para assim percebermos melhor o porquê dos sintomas e porque eles acontecem. A vesícula tem como principal função a acumulação de bílis, um líquido meio esverdeado que tem uma função muito importante no processo digestivo. A bílis é um líquido composto essencialmente por enzimas que facilitam a digestão, ou seja, este líquido é expelido para o duodeno quando os alimentos recém ingeridos saem do estômago. No entanto, quando estamos em jejum a vesícula armazena a bílis e não a "lança" no duodeno, mas a capacidade de armazenamento da vesícula é muito limitada (cerca de 50 ml), então a solução encontrada é concentrar ao máximo a bílis. É exatamente neste processo de concentração da bílis (extração da água) que pode ocorrer a formação de pedras na vesícula.

Como surgem as pedras na vesícula

Como dissemos anteriormente a vesícula tem uma capacidade de armazenamento muito limitada, cerca de 50 mililitros, e a solução para combater essa escassez de espaço passa por concentrar a bílis ao máximo retirando-lhe a água e tornando-a mais espessa. É exatamente aqui que pode ocorrer a pedra na vesícula ou cálculos biliares (colelitíase). Isto acontece quando existe um desequilíbrio nas substâncias da bílis, ou seja, quando é extraída demasiada água da bílis e os níveis de colesterol e outras substâncias presentes no líquido são excessivos.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que podem desencadear a formação de pedras na vesícula:

  • Gênero: a pedra na vesícula é mais comum no sexo feminino.
  • Idade: o aparecimento de pedra na vesícula aumenta a partir dos 40 anos.
  • Obesidade.
  • Diabetes.
  • Cirrose.
  • Jejum prolongado, ou seja, passar muito tempo sem comer.
  • Doença de Crohn.
  • Sedentarismo.

Sintomas de pedras na vesícula

Como muitas vezes acontece no corpo humano podem não existir sintomas que revelem a presença de pedras na vesícula, ou seja, podemos ter os cálculos biliares e não ter nenhum sintoma que faça suspeitar da sua existência. No entanto existem alguns sintomas que podemos e devemos controlar, são eles:

  • Dor abdominal repentina (do lado direito do abdômen)
  • Pele amarelada (e olhos também)
  • Vômitos e enjoos
  • Perda de apetite
  • Diarreia

A cólica biliar (dor abdominal repentina) acontece quando a pedra já tem um tamanho suficiente para obstruir o orifício por onde deve ser expelida a bílis. Isto acontece normalmente 1 hora depois das refeições, quando os alimentos chegam ao duodeno e é necessária a bílis para facilitar o processo digestivo. Outro fator que pode aumentar a cólica é a gordura das comidas que a pessoa ingere, quanto mais gordurosa for a comida maior será a necessidade da presença da bílis para facilitar a digestão.

A pedra na vesícula pode ainda originar uma inflamação da vesícula (colecistite) que deve ser tratada por um gastroenterologista, o tratamento passa pela reestruturação da dieta alimentar e por fármacos.

Imagem: escuela.med.puc.cl

Tratamento pedra na vesícula

O tratamento da pedra na vesícula pode ser feito de duas formas dependendo do tamanho e composição dos cálculos biliares:

  • Tratamento não cirúrgico, é feito quando o tamanho dos cálculos não é muito grande e quando a composição dos mesmo é predominantemente composta por colesterol. Consiste na toma de uma substância chamada ursodiol que irá dissolver as pedras.
  • Tratamento por cirurgia (colecistectomia): esta cirurgia consiste na desobstrução da vesícula e em muitos casos procedesse à extração da vesícula para evitar novas ocorrências.

Veja também o nosso artigo sobre o que comer se tiver pedras na vesícula.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de pedra na vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.