Sintomas do broncoespasmo

Sintomas do broncoespasmo

O broncoespasmo é uma contração das vias respiratórias junto com o músculo bronquial que afeta os nossos pulmões e dificulta uma respiração normal, provocando um grande esforço ao respirar. As suas causas mais comuns são encontradas em pessoas que sofrem de doenças respiratórias como asma, EPOC, bronquite ou naquelas com estados de ansiedade. Seus sintomas podem variar de uma pessoa para outra, sendo mais graves ou mais duradouros em alguns casos. Para isso, em umComo vamos explicar quais são os sintomas do broncoespasmo para um diagnóstico precoce e para que você possa procurar um especialista o quanto antes.

Passos a seguir:
1

Quando sofremos uma contração nas vias respiratórias, é acompanhada da secreção de grandes quantidades de muco nas glândulas bronquiais, o que obstrui mais o fluxo do ar necessário para respirar. Este excesso de mucosidade irrita os brônquios e pode causar tosse, um sintoma muito importante, já que muitas vezes não nos damos conta de por que nos preocupamos com essa tosse que pode ser um sintoma de um broncoespasmo. Tem que prestar especial atenção se isto ocorre em crianças ou bebês com asma.

Os chiados no peito também são sintoma de estar sofrendo um broncoespasmo; estes sons percebem-se maioritariamente ao tentar respirar ou ao falar.

2

Outro dos sintomas é a dificuldade para respirar e a falta de fôlego, devido aos brônquios estarem obstruídos e, portanto, ser preciso uma maior pressão para que o ar possa passar por eles. Muitas vezes ao notar esta sensação, gera-nos ansiedade, com o qual o ato de respirar se dificulta ainda mais, fazendo-nos hiperventilar para compensar a diminuição de ar ingerido.

3

A opressão e dor na zona do peito e do tórax é outro sinal de estar sofrendo de um broncoespasmo. É a sensação de esmagamento do peito e também deriva em ansiedade, com o qual os sintomas se agravam ainda mais por este ataque de pânico ao ver que a nossa respiração é difícil. A dor no peito aumenta quando a pessoa trata de inalar, já que o peito tenta se expandir para receber mais ar.

4

Uma pessoa que sofre de broncoespasmos é mais suscetível de ter infecções nas vias respiratórias, e mais quando já parte de uma base de doença pulmonar como a asma, o EPOC ou a bronquite crônica. Portanto, outro dos sintomas é sofrer de infecções repetitivas nas vias respiratórias. Além disso, fatores como a poluição, os aerossóis ou a fumaça do cigarro podem causar alergias e irritações no paciente.

5

Os broncoespasmos derivam, sobretudo, de pessoas que sofrem de bronquite crônica, ansiedade, asma ou EPOC normalmente, mas também é verdade que podemos sofrer depois de um exercício muito rigoroso. Nesse caso, a pessoa pode suar abundantemente, pelo que podemos intuir que sofremos essa incapacidade para respirar de forma normal. Perante essa situação, teria que parar o exercício se notarmos que nos falta o ar e começamos a suar.

6

O tratamento mais eficaz para aliviar os sintomas do broncoespasmo são os broncodilatadores inalados, que têm a função de relaxar os músculos e a sua ação é muito rápida. Numa questão de 10 minutos, notará um grande alívio. O médico também pode prescrever corticoides, mas são drogas muito fortes que apenas um especialista prescreverá. Obtenha mais informação a este respeito consultando o artigo Como tratar o broncoespasmo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas do broncoespasmo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.