Sintomas dos pólipos na garganta

Sintomas dos pólipos na garganta

Os pólipos na garganta são comuns em pessoas que diariamente usam a sua voz como ferramenta indispensável, já que um uso incorreto da voz pode provocar este tipo de formações. Deste modo, perante problemas aparentemente inofensivos como a rouquidão, é fundamental revisar o estado de nossas cordas vocais para comprovar que está tudo em ordem. É por isso que neste artigo de umComo explicamos a você detalhadamente quais são os sintomas dos pólipos na garganta.

O que são os pólipos na garganta?

Conhecidos como pólipos ou Edema de Reinke, tratam-se de protuberâncias com forma de bolha que se produzem em uma ou ambas as cordas vocais. Estas formações acumulam fluídos gelatinosos, ainda que sejam benignos e não seja possível que se tornem malignos.

Ainda que possam ser confundidos facilmente com nódulos, tratam-se de duas formações diferentes, já que o nódulo se produz por um endurecimento dos tecidos das próprias cordas, como se fosse uma calosidade. Enquanto o pólipo costuma ser maior e, como já mencionamos, mais similar às bolhas.

Quais são as causas dos pólipos na garganta?

Os pólipos costumam ser causados por um mau uso ou abuso da voz, de maneira que é comum em pessoas que trabalham diretamente com sua voz como é o caso de professores, cantores, jornalistas, conferencistas, etc.

No entanto, existem alguns fatores que aumentam a probabilidade de que estes se desenvolvam, como:

  • Tabagismo.
  • Hipotireoidismo.
  • Refluxo gastresofágico.

Além disso, encontrará esta informação bem mais detalhada no artigo de umComo a respeito das causas dos pólipos na garganta.

Sintomas dos pólipos na garganta

A sintomatologia dos pólipos e nódulos na garganta, em muitas ocasiões, é muito similar ou inclusive comum. É por isso que se você perceber que apresenta algumas destas complicações, deverá visitar o seu médico imediatamente. Assim, podemos destacar entre os sintomas dos pólipos:

  • disfonia ou afonia (perda da voz parcial ou total);
  • dor de garganta;
  • rouquidão;
  • dificuldade para falar;
  • fadiga na voz;
  • mal-estar geral.

O tratamento dos pólipos dependerá do tamanho dos mesmos e de outros fatores, por isso ao aparecimento dos primeiros sintomas deverá visitar o seu médico para que possa examinar você e avaliar o estado de suas cordas vocais. Além disso, pode ler neste outro artigo de umComo a respeito de como tratar os pólipos na garganta para conhecer os tratamentos mais comuns.

Veja também: Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas dos pólipos na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.