Aliviar a dor de garganta

Sintomas dos pólipos na garganta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 abril 2018
Sintomas dos pólipos na garganta

Os pólipos na garganta são comuns em pessoas que diariamente usam a sua voz como ferramenta indispensável, já que um uso incorreto da voz pode provocar este tipo de formações. Deste modo, perante problemas aparentemente inofensivos como a rouquidão, é fundamental revisar o estado de nossas cordas vocais para comprovar que está tudo em ordem. É por isso que neste artigo de umComo explicamos a você detalhadamente quais são os sintomas dos pólipos na garganta.

Também lhe pode interessar: Causas dos pólipos na garganta

Índice

  1. O que são os pólipos na garganta?
  2. Quais são as causas dos pólipos na garganta?
  3. Sintomas dos pólipos na garganta

O que são os pólipos na garganta?

Conhecidos como pólipos ou Edema de Reinke, tratam-se de protuberâncias com forma de bolha que se produzem em uma ou ambas as cordas vocais. Estas formações acumulam fluídos gelatinosos, ainda que sejam benignos e não seja possível que se tornem malignos.

Ainda que possam ser confundidos facilmente com nódulos, tratam-se de duas formações diferentes, já que o nódulo se produz por um endurecimento dos tecidos das próprias cordas, como se fosse uma calosidade. Enquanto o pólipo costuma ser maior e, como já mencionamos, mais similar às bolhas.

Sintomas dos pólipos na garganta - O que são os pólipos na garganta?

Quais são as causas dos pólipos na garganta?

Os pólipos costumam ser causados por um mau uso ou abuso da voz, de maneira que é comum em pessoas que trabalham diretamente com sua voz como é o caso de professores, cantores, jornalistas, conferencistas, etc.

No entanto, existem alguns fatores que aumentam a probabilidade de que estes se desenvolvam, como:

  • Tabagismo.
  • Hipotireoidismo.
  • Refluxo gastresofágico.

Além disso, encontrará esta informação bem mais detalhada no artigo de umComo a respeito das causas dos pólipos na garganta.

Sintomas dos pólipos na garganta - Quais são as causas dos pólipos na garganta?

Sintomas dos pólipos na garganta

A sintomatologia dos pólipos e nódulos na garganta, em muitas ocasiões, é muito similar ou inclusive comum. É por isso que se você perceber que apresenta algumas destas complicações, deverá visitar o seu médico imediatamente. Assim, podemos destacar entre os sintomas dos pólipos:

  • disfonia ou afonia (perda da voz parcial ou total);
  • dor de garganta;
  • rouquidão;
  • dificuldade para falar;
  • fadiga na voz;
  • mal-estar geral.

O tratamento dos pólipos dependerá do tamanho dos mesmos e de outros fatores, por isso ao aparecimento dos primeiros sintomas deverá visitar o seu médico para que possa examinar você e avaliar o estado de suas cordas vocais. Além disso, pode ler neste outro artigo de umComo a respeito de como tratar os pólipos na garganta para conhecer os tratamentos mais comuns.

Veja também: Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis

Sintomas dos pólipos na garganta - Sintomas dos pólipos na garganta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas dos pólipos na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sintomas dos pólipos na garganta